ANA
ASTROLOGIA CLÁSSICA
& VIDA MODERNA
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1 dia ago
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O trânsito de Marte em Sagitário coloca o planeta da guerra e do conflito em um signo onde não possui dignidade essencial. Em terra estrangeira, Marte torna-se irregular: o fogo mutável de Sagitário dispersa sua força, tornando-o mais ruidoso e inclinado ao excesso.

Com o Sol igualmente em Sagitário, Marte começa a entrar sob os raios solares, caminhando para a combustão. Nesta condição, perde clareza e distinção; age a partir de um ponto cego. A combustão acrescenta ainda mais calor à natureza já quente de Marte, e o signo de Sagitário, também ígneo, amplifica essa secura e impetuosidade.

O resultado é um período marcado por ansiedade, imprudência e arroubos, nos quais o julgamento falha e a impulsividade governa. A tradição assinala, para configurações semelhantes, aumento de:

desordem e conflitos estridentes,
movimentos apressados e temerários,
exagero e disputas inflamadas,
acidentes ligados a fogo, velocidade, quedas e fraturas,
ocorrências envolvendo armas ou instrumentos cortantes.

Assim, Marte, invisível ao olhar por estar próximo ao Sol, age como chama que se expande sem direção: intensa, rápida e difícil de conter.

Enquanto Júpiter está em Câncer, ele segura um pouco, mas está retrógrado.

#astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa
O trânsito de Marte em Sagitário coloca o planeta da guerra e do conflito em um signo onde não possui dignidade essencial. Em terra estrangeira, Marte torna-se irregular: o fogo mutável de Sagitário dispersa sua força, tornando-o mais ruidoso e inclinado ao excesso. Com o Sol igualmente em Sagitário, Marte começa a entrar sob os raios solares, caminhando para a combustão. Nesta condição, perde clareza e distinção; age a partir de um ponto cego. A combustão acrescenta ainda mais calor à natureza já quente de Marte, e o signo de Sagitário, também ígneo, amplifica essa secura e impetuosidade. O resultado é um período marcado por ansiedade, imprudência e arroubos, nos quais o julgamento falha e a impulsividade governa. A tradição assinala, para configurações semelhantes, aumento de: desordem e conflitos estridentes, movimentos apressados e temerários, exagero e disputas inflamadas, acidentes ligados a fogo, velocidade, quedas e fraturas, ocorrências envolvendo armas ou instrumentos cortantes. Assim, Marte, invisível ao olhar por estar próximo ao Sol, age como chama que se expande sem direção: intensa, rápida e difícil de conter. Enquanto Júpiter está em Câncer, ele segura um pouco, mas está retrógrado. #astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa
2 dias ago
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Segundo Abu Maʿshar, para conhecer a condição de cada mês do ano é preciso levantar o tema da Lua quando ela retorna ao mesmo grau que ocupava na Revolução do Ano. Esse retorno é chamado de revolução mensal.

A análise da revolução mensal deve seguir os mesmos princípios usados na Revolução Solar.

A chamada “revolução lunar”, conhecida pelos astrólogos modernos, já era utilizada pelos autores persas, mas com uma diferença importante: ela não era interpretada de forma isolada. A revolução mensal só tem sentido quando lida em conjunto com a Revolução do Ano, funcionando como seu desdobramento e detalhamento.

Há mais maneiras de desenrolar a revolução solar para períodos menores do ano, como os trânsitos sobre os planetas anuais, as direções do ascendente pela carta anual, e os quadrantes para os períodos trimestrais.

#astrologia #anarodrigues_astrologa #astrologiaclassica
Segundo Abu Maʿshar, para conhecer a condição de cada mês do ano é preciso levantar o tema da Lua quando ela retorna ao mesmo grau que ocupava na Revolução do Ano. Esse retorno é chamado de revolução mensal. A análise da revolução mensal deve seguir os mesmos princípios usados na Revolução Solar. A chamada “revolução lunar”, conhecida pelos astrólogos modernos, já era utilizada pelos autores persas, mas com uma diferença importante: ela não era interpretada de forma isolada. A revolução mensal só tem sentido quando lida em conjunto com a Revolução do Ano, funcionando como seu desdobramento e detalhamento. Há mais maneiras de desenrolar a revolução solar para períodos menores do ano, como os trânsitos sobre os planetas anuais, as direções do ascendente pela carta anual, e os quadrantes para os períodos trimestrais. #astrologia #anarodrigues_astrologa #astrologiaclassica
1 semana ago
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Vivemos uma época em que, paradoxalmente, a astrologia se tornou onipresente e, ao mesmo tempo, diluída até quase perder o sabor. Nas redes sociais, onde tudo deve caber em quinze segundos e parecer simples, a tradição milenar que exigia estudo, contemplação e método foi convertida em slogans motivacionais e previsões genéricas. A antiga arte de observar o céu — que por séculos foi linguagem filosófica, técnica e espiritual — tornou-se entretenimento rápido.

O problema, porém, não repousa apenas na forma como muitos astrólogos se apresentam, mas também na forma como o público consome. Em ambos os lados cria-se um ciclo vicioso: o profissional, seduzido por curtidas e seguidores, adapta-se ao algoritmo como quem renegocia seus princípios; o receptor, acostumado ao consumo instantâneo, perde o discernimento e passa a acreditar que o astrólogo deve compreender, prever e antecipar cada evento do mundo apenas olhando um trânsito.

Essa expectativa infantiliza a prática e ridiculariza a tradição. 

Simultaneamente, quem busca informação já não sabe discernir. Acostumou-se a seguir perfis que apenas repetem frases prontas e perde a capacidade de identificar um trabalho enraizado em método. Passa a exigir certezas absolutas, como se a astrologia fosse meteorologia divina. Quando eventos não correspondem às expectativas, culpa-se a arte — não a ignorância com que foi usada.

A realidade é que o céu não mudou. O problema é terrestre: falta estudo, ética e humildade. A tradição não é museu; é referência. E, sem ela, não há distinção entre astrologia e entretenimento.
É necessário recuperar o rigor.

Se a astrologia deve sobreviver como arte nobre — e não como modismo descartável — precisamos reeducar tanto quem ensina quanto quem consome. Exige-se coragem para dizer “não sei”, maturidade para reconhecer limites, e ousadia para voltar às fontes. Só assim resgataremos a dignidade do ofício.

A tradição não necessita de aplausos — apenas de praticantes honestos.

#astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa
Vivemos uma época em que, paradoxalmente, a astrologia se tornou onipresente e, ao mesmo tempo, diluída até quase perder o sabor. Nas redes sociais, onde tudo deve caber em quinze segundos e parecer simples, a tradição milenar que exigia estudo, contemplação e método foi convertida em slogans motivacionais e previsões genéricas. A antiga arte de observar o céu — que por séculos foi linguagem filosófica, técnica e espiritual — tornou-se entretenimento rápido. O problema, porém, não repousa apenas na forma como muitos astrólogos se apresentam, mas também na forma como o público consome. Em ambos os lados cria-se um ciclo vicioso: o profissional, seduzido por curtidas e seguidores, adapta-se ao algoritmo como quem renegocia seus princípios; o receptor, acostumado ao consumo instantâneo, perde o discernimento e passa a acreditar que o astrólogo deve compreender, prever e antecipar cada evento do mundo apenas olhando um trânsito. Essa expectativa infantiliza a prática e ridiculariza a tradição. Simultaneamente, quem busca informação já não sabe discernir. Acostumou-se a seguir perfis que apenas repetem frases prontas e perde a capacidade de identificar um trabalho enraizado em método. Passa a exigir certezas absolutas, como se a astrologia fosse meteorologia divina. Quando eventos não correspondem às expectativas, culpa-se a arte — não a ignorância com que foi usada. A realidade é que o céu não mudou. O problema é terrestre: falta estudo, ética e humildade. A tradição não é museu; é referência. E, sem ela, não há distinção entre astrologia e entretenimento. É necessário recuperar o rigor. Se a astrologia deve sobreviver como arte nobre — e não como modismo descartável — precisamos reeducar tanto quem ensina quanto quem consome. Exige-se coragem para dizer “não sei”, maturidade para reconhecer limites, e ousadia para voltar às fontes. Só assim resgataremos a dignidade do ofício. A tradição não necessita de aplausos — apenas de praticantes honestos. #astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa
3 semanas ago
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Toda vez que a Grécia antiga é mencionada, a maioria das pessoas pensa automaticamente sobre a democracia, os Jogos Olímpicos, a mitologia, a filosofia, a tecnologia e várias ciências como a matemática e a astronomia. Parece que muito poucos não estão conscientes de que os antigos gregos também eram místicos, apesar do seu pensamento lógico. Isso talvez explique por que foram os gregos que moldaram o sistema de astrologia na sua forma moderna, embora o primeiro sistema organizado de astrologia surgisse durante o 2º milênio A.C, na Babilônia.

Os babilônios foram os primeiros a aplicar sistematicamente os mitos às constelações e astrologia, e descrever os doze signos do zodíaco. Os egípcios seguiram pouco depois refinando o sistema babilônico de astrologia, mas foram os gregos que o moldaram em sua forma moderna. Os gregos emprestaram alguns dos seus mitos dos babilônios e criaram os seus próprios. Para esse assunto, até mesmo a palavra astrologia – assim como a ciência da astronomia – é derivada da palavra grega para a estrela, “asteri”. Mas como e quando os gregos foram introduzidos pela primeira vez na astrologia?

Durante a conquista da Ásia por Alexandre o Grande, os gregos foram eventualmente introduzidos nas culturas desconhecidas e esquemas cosmológicos da Síria, da Babilônia, da Pérsia e da Ásia Central. Não demorou muito para que os gregos ultrapassassem o roteiro cuneiforme como a língua internacional da comunicação acadêmica, e parte dessa ação foi a tradução da astrologia do cuneiforme para o grego.

Cerca de 280 aC, Berossus, sacerdote de Bel, da Babilônia, viajou para a ilha grega de Kos, onde acabou ensinando astrologia e cultura babilônica às populações locais. Esta foi a primeira vez que o mundo da astrologia foi transferido oficialmente para o mundo helenístico (e este para o ocidental) da Grécia e do Egito que estava sob o domínio grego na época. Inicialmente, os gregos antigos que eram conhecidos por sua maneira lógica de pensar eram céticos sobre a astrologia e se perguntavam sobre muitas coisas, como por que os animais não eram governados pelos mesmos poderes cósmicos que os humanos, por exemplo.

Em 331 aC, Alexandre, o Grande fundou a cidade de Alexandria. Isto marca o início do período greco-romano na história do Egito. Alexandria tornou-se uma das mais famosas capitais helenísticas. O helenismo é o termo que descreve o modo de vida grego. O povo de Alexandria manteve parte de sua cultura egípcia, mas se misturou com a dos gregos, romanos, macedônios, persas, sírios, judeus e caldeus. Quando o Império Romano começou seu declínio, Alexandria conseguiu manter seu prestígio como centro de atividades culturais.

A astrologia horoscópica apareceu pela primeira vez no Egito helenístico. O texto grego existente mais antigo, usando a divisão babilônica do zodíaco em doze signos de trinta graus iguais, é o Anaphoricus de Hypsicles de Alexandria em 190 aC. Além disso, o “Zodíaco de Dendera” esculpido – um baixo relevo do teto dos pronaos de uma capela dedicada a Osiris no templo Hathor em Dendera, contendo imagens de Taurus e Libra datando de 50 aC – é a primeira descrição conhecida da Zodíaco clássico de doze signos.

Um papel muito importante no desenvolvimento da astrologia horoscópica ocidental foi desempenhado pelo matemático grego, astrólogo e astrônomo Ptolomeu, cujo trabalho Tetrabiblos lançou os alicerces da tradição astrológica ocidental. Sob Ptolomeu, os planetas, as casas e os signos do zodíaco foram explicados pela primeira vez com grande detalhe, e sua função definida não mudou muito em comparação com o presente. Ptolomeu viveu no século II dC, três séculos após a teórica descoberta da precessão dos equinócios por Hiparco em torno de 130 aC.

 

Biografias

Claudius Ptolomeus

Vettius Valens

Dorotheus de Sidon

Marcus Manilius

Paulus Alexandrinus

Julius Firmicus Maternus

Rethorius do Egito

Nechepso e Petosiris

 

 

Comments

  • GUSTAVO ANTONI

    Ana, é bem gratificante ler teus artigos sobre Astrologia, com bons fundamentos e referências históricas.

    02/11/2025
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