ANA
ASTROLOGIA CLÁSSICA
& VIDA MODERNA
Para completar o quadro das casas conhecidas como maléficas, na visão de Guido Bonatti.

Adila diz que a oitava casa é a casa do medo e é chamada de casa da morte. Isso ocorre porque é a casa dos aliados dos inimigos públicos, e segue a sétima casa, que está em oposição ao Ascendente. 

E Abu Ali disse que significa trabalho, dor, guerras, aqueles que condenam o nativo, homens belicosos e os clientes dos adversários. E diz que significa um fideicomisso e a administração de um patrimônio, habilidades e inteligência. 

E Zahel diz que a oitava casa alcança o ângulo ocidental e significa a morte e os venenos mortais, e qualquer coisa herdada dos mortos, tudo o que morre, trabalho, tristeza e os aliados dos inimigos ou adversários. 

E Alcabitio diz que significa almaverith, ou seja, tudo o que é herdado dos mortos, isto é, tanto daqueles que não estão relacionados como daqueles que estão relacionados, que os herdeiros devem possuir após a morte destes. E significa o final dos anos de vida após a velhice. 

E Alezdegoz diz que o primeiro senhor da triplicidade da casa da morte significa a morte; o segundo, as coisas antigas; e o terceiro, almaverith, e tudo o que os companheiros de alguém significam. 

E eu concordo com o que os mencionados homens sábios disseram e digo que a oitava casa significa os dotes ou bens das mulheres, ou o número de inimigos ou companheiros. De fato, ele diz que significa usuras. 

Também tem outras significações: os irmãos dos escravos porque é a terceira a partir da sexta; as doenças dos irmãos porque é a sexta a partir da terceira; inimigos, esposas e os companheiros dos escravos da casa porque é a sétima a partir da segunda; a religião e as viagens longas dos inimigos ocultos porque é a nona a partir da décima segunda. E é a profissão e as dignidades dos amigos porque é a décima a partir da décima primeira; e os amigos dos reis porque é a décima primeira a partir da décima; e os inimigos ocultos dos homens religiosos porque é a décima primeira a partir da nona.

#astrologia 
#astrologiaclassica 
#astrologiatradicional 
#anarodrigues_astrologa
Para completar o quadro das casas conhecidas como maléficas, na visão de Guido Bonatti. Adila diz que a oitava casa é a casa do medo e é chamada de casa da morte. Isso ocorre porque é a casa dos aliados dos inimigos públicos, e segue a sétima casa, que está em oposição ao Ascendente. E Abu Ali disse que significa trabalho, dor, guerras, aqueles que condenam o nativo, homens belicosos e os clientes dos adversários. E diz que significa um fideicomisso e a administração de um patrimônio, habilidades e inteligência. E Zahel diz que a oitava casa alcança o ângulo ocidental e significa a morte e os venenos mortais, e qualquer coisa herdada dos mortos, tudo o que morre, trabalho, tristeza e os aliados dos inimigos ou adversários. E Alcabitio diz que significa almaverith, ou seja, tudo o que é herdado dos mortos, isto é, tanto daqueles que não estão relacionados como daqueles que estão relacionados, que os herdeiros devem possuir após a morte destes. E significa o final dos anos de vida após a velhice. E Alezdegoz diz que o primeiro senhor da triplicidade da casa da morte significa a morte; o segundo, as coisas antigas; e o terceiro, almaverith, e tudo o que os companheiros de alguém significam. E eu concordo com o que os mencionados homens sábios disseram e digo que a oitava casa significa os dotes ou bens das mulheres, ou o número de inimigos ou companheiros. De fato, ele diz que significa usuras. Também tem outras significações: os irmãos dos escravos porque é a terceira a partir da sexta; as doenças dos irmãos porque é a sexta a partir da terceira; inimigos, esposas e os companheiros dos escravos da casa porque é a sétima a partir da segunda; a religião e as viagens longas dos inimigos ocultos porque é a nona a partir da décima segunda. E é a profissão e as dignidades dos amigos porque é a décima a partir da décima primeira; e os amigos dos reis porque é a décima primeira a partir da décima; e os inimigos ocultos dos homens religiosos porque é a décima primeira a partir da nona. #astrologia #astrologiaclassica #astrologiatradicional #anarodrigues_astrologa
7 dias ago
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Estas são as citações de Guido Bonatti sobre a casa XII:

Adila diz que a décima segunda casa significa os inimigos secretos, enganadores e pessoas que odeiam; e significa vacas, cavalos, burros, camelos e todos os animais semelhantes que são montados e similares. Significa insultos, penas, batidas no peito, choros, lamentações, lamúrias e similares, blasfêmias, prisões e malevolências.

E Zahel diz que significa imprudência e maus pensamentos.

E Alcabitio diz que significa trabalhos e más intenções; e significa o final da vida, e o que acontece às mulheres devido à concepção e ao parto (alumbramento), seja bom ou ruim.

E Alezdegoz diz que o primeiro senhor da triplicidade da décima segunda casa significa inimigos. O segundo senhor significa trabalhos. O terceiro significa bestas e rebanhos.

E a décima segunda casa tem estas outras significações: significa o sustento dos amigos porque é a segunda a partir da décima primeira; e os irmãos do rei porque é a terceira a partir da décima; e os pais dos homens religiosos porque é a quarta a partir da nona; e os filhos dos escravos da casa dos inimigos porque é a quinta a partir da oitava. E significa as doenças das esposas, etc., porque é a sexta a partir da sétima; e as esposas e os inimigos dos escravos porque é a sétima a partir da sexta; e a morte dos filhos porque é a oitava a partir da quinta; e a religião e as longas viagens dos pais porque é a nona a partir da quarta; e as profissões dos irmãos porque é a décima a partir da terceira; e os amigos dos escravos da casa porque é a décima primeira a partir da segunda; e os inimigos secretos do nativo ou consultante porque é a décima segunda a partir da primeira.

E encontrei um certo Florentino que deu aos viajantes a décima segunda casa.

Guido Bonatti
Liber Astronomiae Liber II

#astrologia #astrologiaclassica #astrologiatradicional #anarodrigues_astrologa
Estas são as citações de Guido Bonatti sobre a casa XII: Adila diz que a décima segunda casa significa os inimigos secretos, enganadores e pessoas que odeiam; e significa vacas, cavalos, burros, camelos e todos os animais semelhantes que são montados e similares. Significa insultos, penas, batidas no peito, choros, lamentações, lamúrias e similares, blasfêmias, prisões e malevolências. E Zahel diz que significa imprudência e maus pensamentos. E Alcabitio diz que significa trabalhos e más intenções; e significa o final da vida, e o que acontece às mulheres devido à concepção e ao parto (alumbramento), seja bom ou ruim. E Alezdegoz diz que o primeiro senhor da triplicidade da décima segunda casa significa inimigos. O segundo senhor significa trabalhos. O terceiro significa bestas e rebanhos. E a décima segunda casa tem estas outras significações: significa o sustento dos amigos porque é a segunda a partir da décima primeira; e os irmãos do rei porque é a terceira a partir da décima; e os pais dos homens religiosos porque é a quarta a partir da nona; e os filhos dos escravos da casa dos inimigos porque é a quinta a partir da oitava. E significa as doenças das esposas, etc., porque é a sexta a partir da sétima; e as esposas e os inimigos dos escravos porque é a sétima a partir da sexta; e a morte dos filhos porque é a oitava a partir da quinta; e a religião e as longas viagens dos pais porque é a nona a partir da quarta; e as profissões dos irmãos porque é a décima a partir da terceira; e os amigos dos escravos da casa porque é a décima primeira a partir da segunda; e os inimigos secretos do nativo ou consultante porque é a décima segunda a partir da primeira. E encontrei um certo Florentino que deu aos viajantes a décima segunda casa. Guido Bonatti Liber Astronomiae Liber II #astrologia #astrologiaclassica #astrologiatradicional #anarodrigues_astrologa
2 semanas ago
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…Eles dizem que a sexta casa é a casa das doenças, dos escravos e das servas. E esta casa é chamada de casa da doença porque está ao lado da casa dos jogos e dos prazeres sensuais, que é a quinta casa, e segue em direção à sétima, que é a casa dos inimigos públicos.

Alcabitius diz que ela significa o fim da vida. Adila diz que significa os servos e animais não montáveis. E a sexta casa significa os vassalos, processos judiciais e o movimento de um lugar para outro. Zahel diz que a sexta casa é cadente a partir do Ascendente e não aspecta, sendo um lugar maligno.

É importante observar como o regente de qualquer natividade ou da pergunta se relaciona com o regente da sexta casa, ou seja, se está unido a ele por um aspecto de trígono ou sextil, ou em pessoa com uma recepção mútua ou perfeita. Se assim for, o nativo ou consulente terá sorte em todas as coisas ou devido a todas as coisas significadas pela sexta casa. Mas se eles se aspectarem mutuamente pelos aspectos mencionados sem uma recepção, não haverá grande sorte para ele devido a essas coisas, embora ele obtenha algum tipo de benefício delas. Mas se eles se aspectarem mutuamente com um aspecto de quadratura ou oposição, sem recepção, haverá mal para ele em tudo e devido a tudo mencionado. Mas se houver recepção, o mal será menor.

E observe os regentes da triplicidade da sexta casa. Se o primeiro regente estiver em melhor condição, as coisas boas mencionadas acontecerão no primeiro terço de sua vida, se for o segundo regente, no segundo terço de sua vida; e se for o terceiro regente, no terceiro ou último terço de sua vida. E o oposto em relação às coisas ruins.

Guido Bonatti

#astrologia
…Eles dizem que a sexta casa é a casa das doenças, dos escravos e das servas. E esta casa é chamada de casa da doença porque está ao lado da casa dos jogos e dos prazeres sensuais, que é a quinta casa, e segue em direção à sétima, que é a casa dos inimigos públicos. Alcabitius diz que ela significa o fim da vida. Adila diz que significa os servos e animais não montáveis. E a sexta casa significa os vassalos, processos judiciais e o movimento de um lugar para outro. Zahel diz que a sexta casa é cadente a partir do Ascendente e não aspecta, sendo um lugar maligno. É importante observar como o regente de qualquer natividade ou da pergunta se relaciona com o regente da sexta casa, ou seja, se está unido a ele por um aspecto de trígono ou sextil, ou em pessoa com uma recepção mútua ou perfeita. Se assim for, o nativo ou consulente terá sorte em todas as coisas ou devido a todas as coisas significadas pela sexta casa. Mas se eles se aspectarem mutuamente pelos aspectos mencionados sem uma recepção, não haverá grande sorte para ele devido a essas coisas, embora ele obtenha algum tipo de benefício delas. Mas se eles se aspectarem mutuamente com um aspecto de quadratura ou oposição, sem recepção, haverá mal para ele em tudo e devido a tudo mencionado. Mas se houver recepção, o mal será menor. E observe os regentes da triplicidade da sexta casa. Se o primeiro regente estiver em melhor condição, as coisas boas mencionadas acontecerão no primeiro terço de sua vida, se for o segundo regente, no segundo terço de sua vida; e se for o terceiro regente, no terceiro ou último terço de sua vida. E o oposto em relação às coisas ruins. Guido Bonatti #astrologia
2 semanas ago
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A astrologia tradicional é uma rica tapeçaria construída ao longo de séculos, onde diferentes astrólogos oferecem visões diversas sobre temas similares. Por exemplo, Jean Baptiste Morin sugere que um planeta maléfico em uma casa desfavorável pode mitigar seu efeito se estiver em boas condições, enquanto Serapion de Alexandria acredita que os maléficos sempre potencializam o mal em casas maléficas. Como conciliar tais abordagens?

Este é apenas um exemplo das muitas divergências na astrologia tradicional. Vênus, por exemplo, é descrita como fria e úmida por alguns, e quente e úmida por outros. O nodo norte é visto como potencializador tanto de todos os planetas quanto apenas dos benéficos, dependendo da fonte. E as discussões continuam, entre signos inteiros e quadrantes, entre outras questões.

Uma orientação básica é retornar aos fundamentos da astrologia, à sua linguagem primordial, desenvolvida ao longo de séculos. Desde o período helenístico até o renascentista, a astrologia foi influenciada por visões religiosas e políticas, moldando suas nuances.

É importante lembrar que os astrólogos antigos eram pessoas com suas próprias idiossincrasias, sujeitas a vaidades e rivalidades, assim como influências externas em suas práticas, e fizeram suas próprias descobertas, tiveram suas experiências 

No entanto, ao enfrentar essas divergências, é necessário fazer escolhas. Algumas abordagens podem não ser conciliáveis, exigindo que você opte por uma ou outra. Busque embasamento na linguagem astrológica e na observação dos trabalhos de outros astrólogos do mesmo período. Teste o que funciona em seu trabalho.

Mantenha a mente aberta, mesmo que seus colegas de trabalho sigam por caminhos diferentes. A diversidade de opiniões enriquece o campo da astrologia e permite uma compreensão mais ampla e profunda.

#astrologia #astrologiaclassica #astrologiatradicional #anarodrigues_astrologa
A astrologia tradicional é uma rica tapeçaria construída ao longo de séculos, onde diferentes astrólogos oferecem visões diversas sobre temas similares. Por exemplo, Jean Baptiste Morin sugere que um planeta maléfico em uma casa desfavorável pode mitigar seu efeito se estiver em boas condições, enquanto Serapion de Alexandria acredita que os maléficos sempre potencializam o mal em casas maléficas. Como conciliar tais abordagens? Este é apenas um exemplo das muitas divergências na astrologia tradicional. Vênus, por exemplo, é descrita como fria e úmida por alguns, e quente e úmida por outros. O nodo norte é visto como potencializador tanto de todos os planetas quanto apenas dos benéficos, dependendo da fonte. E as discussões continuam, entre signos inteiros e quadrantes, entre outras questões. Uma orientação básica é retornar aos fundamentos da astrologia, à sua linguagem primordial, desenvolvida ao longo de séculos. Desde o período helenístico até o renascentista, a astrologia foi influenciada por visões religiosas e políticas, moldando suas nuances. É importante lembrar que os astrólogos antigos eram pessoas com suas próprias idiossincrasias, sujeitas a vaidades e rivalidades, assim como influências externas em suas práticas, e fizeram suas próprias descobertas, tiveram suas experiências No entanto, ao enfrentar essas divergências, é necessário fazer escolhas. Algumas abordagens podem não ser conciliáveis, exigindo que você opte por uma ou outra. Busque embasamento na linguagem astrológica e na observação dos trabalhos de outros astrólogos do mesmo período. Teste o que funciona em seu trabalho. Mantenha a mente aberta, mesmo que seus colegas de trabalho sigam por caminhos diferentes. A diversidade de opiniões enriquece o campo da astrologia e permite uma compreensão mais ampla e profunda. #astrologia #astrologiaclassica #astrologiatradicional #anarodrigues_astrologa
3 semanas ago
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Quase nada é conhecido sobre Claudius Ptolomeu. Sabe-se que ele não era grego e nem sequer era um Ptolomeu (ou seja, ele não estava relacionado com os governantes ptolemaicos). Ele era um astrônomo egípcio, matemático e geógrafo que morava na vizinhança de Alexandria. Pedaços de informações de seus escritos e de comentários de seus contemporâneos são as únicas fontes de informação sobre a vida de Ptolomeu. Ele nasceu no Alto Egito, e alguns dizem que ele era o bibliotecário principal no museu da Biblioteca de Alexandria.

Ptolomeu também se debruçou em outras áreas de estudo. Ele escreveu o livro, Geografia, e criou mapas e latitudes e longitudes. Ele estudou a refração da luz em seu livro, Optica. Além disso, ele estudou harmônicas e escreveu mais um livro descrevendo suas descobertas. No entanto, foi o seu trabalho chamado Tratado Matemático em Quatro Livros, também conhecido como Os Prognósticos Dirigidos a Sirius, que seria a base para a astrologia moderna, tal como é praticada no Ocidente. O nome que usamos para o trabalho de hoje é o Tetrabiblos (grego) ou o Quadrapartitium (latim) que significa “Quatro Livros”. Embora saibamos que Ptolomeu não criou seus métodos de astrologia, reconhecemos sua contribuição como sendo a de orquestrar a massa da tradição estelar oriental em uma exposição organizada e fundamentada. O Tetrabiblos ofereceu uma explicação detalhada do arcabouço filosófico da astrologia, permitindo que seus praticantes respondessem a críticas tanto em termos científicos quanto religiosos.

Não existe uma versão original do Tetrabiblos. Tudo o que resta são traduções e cópias do mesmo, o mais antigo é árabe e data apenas de 900 dC. Eventualmente, as traduções latinas tornaram-se familiares aos europeus. A versão inglesa foi traduzida da dos gregos em 1940. São quatro livros para este trabalho, e cada um trata de um aspecto diferente da astrologia:

O primeiro livro definiu o raciocínio ptolomaico para praticar a astrologia e a astronomia, pois, por essa altura, havia muitos que se opunham à Astrologia. Ele disse que não deve ser abandonado apenas porque existem algumas pessoas que abusam. Este livro também trata dos vários alinhamentos dos planetas, e dos luminares. Ptolomeu descreve em detalhes quais posições são favoráveis ​​e quais não são. Ele também explica os signos, quando eles começaram, e por que.

O segundo livro dos Tetrabiblos descreve a astrologia em relação aos países, mundana. Ptolomeu afirma que os eventos astrológicos dos países e da raça substituem os do indivíduo. Ele detalha quais planetas regem em qual país, e faz a distinção entre signos humanos e signos de animais. Finalmente, Ptolomeu explica como os planetas afetam a Terra. Por exemplo, Saturno associado ao frio, inundações, pobreza e morte. Marte à guerra e secura. Estuda os cometas e as estrelas cadentes como influenciadores de clima.

O terceiro livro abordava o indivíduo. O Tetrabiblos examina a concepção e o nascimento, dizendo que era melhor trabalhar com a data da concepção e que essa data deveria ser conhecida pela observação. Vários fatores importantes foram envolvidos com este aspecto da Astrologia.

O signo que estava ascendendo no momento da concepção, a fase da Lua e os movimentos dos planetas foram todos levados em consideração. A influência dos pais foi mostrada através do Sol e Saturno, enquanto da mãe como Vênus e Lua.

Finalmente, o quarto livro do Tetrabiblos trata de assuntos de ocupação, casamento, filhos, viagens e “casas” do zodíaco. Os ângulos particulares de vários planetas foram usados ​​para calcular estes pontos.

O Tetrabiblos compilou quase todas as obras astrológicas até esse ponto. Apenas algumas modificações foram feitas desde então, e a maior parte   do que sabemos como astrologia vem desse trabalho. Os críticos afirmam que é “tedioso e seco” para ler, e que há algumas contradições nas ideias de Ptolomeu. E dizem também que ele não tomou em consideração a precessão dos equinócios.

Sem dúvida, ele sabia sobre esse fenômeno, uma sobreposição entre signos e constelações que se ampliam ao longo do tempo (cerca de 5 graus por trezentos anos), mas por que ele não examinou ou explicou isso é um mistério.

O signos que estava ascendendo no momento da concepção, a fase da Lua e os movimentos dos planetas foram todos levados em consideração. A influência dos pais foi mostrada através do Sol e Saturno, enquanto da mãe como Vênus e Lua.

Finalmente, o quarto livro do Tetrabiblos trata de assuntos de ocupação, casamento, filhos, viagens e “casas” do zodíaco. Os ângulos particulares de vários planetas foram usados ​​para calcular estes pontos.

O Tetrabiblos compilou quase todas as obras astrológicas até esse ponto. Apenas algumas modificações foram feitas desde então, e a maior parte do que sabemos como astrologia vem desse trabalho. Os críticos afirmam que é “tedioso e seco” para ler, e que há algumas contradições nas ideias de Ptolomeu. E dizem também que ele não tomou em consideração a precessão dos equinócios. Sem dúvida, ele sabia sobre esse fenômeno, uma sobreposição entre signos e constelações que se ampliam ao longo do tempo (cerca de 5 graus por trezentos anos), mas por que ele não examinou ou explicou isso é um mistério.

Após Ptolomeu, muitos astrólogos seguiram. Alguns egípcios notáveis ​​no campo eram Paulo de Alexandria, Hefaísto de Tebas e Palchus. O trabalho de Ptolomeu foi continuado e comentado pelo matemático alexandrino Pappus, o matemático / astrônomo Theon de Alexandria e o matemático grego Proclus, que escreveu uma paráfrase sobre o Tetrabiblos.

Ptolomeu alcançou sua reputação através de sua realização astronômica. Trabalhando a partir de seu observatório, ele catalogou mais de 1000 estrelas (300 das quais foram descobertas recentemente), criou a primeira teoria viável da refração da luz, discutiu as dimensões dos planetas com considerável precisão e fez muitos outros avanços gerais. Seu tratado astronômico, o Almagesto (da frase árabe Al Majesti, “O Maior”) é um manuscrito completo do conhecimento astronômico do mundo clássico. Neste, ele revela sua visão do universo – uma visão que foi adotada e aplicada por seus sucessores durante muitos séculos em toda a Europa medieval. Ptolomeu descreveu um mundo esférico, suspenso livremente no centro do universo, em torno do qual girava a Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno, respectivamente. Além da órbita de Saturno havia um sólido exterior para o universo, ao qual as estrelas fixas estavam ligadas. A maior parte disso é baseada na filosofia aristotélica, que decretou que os planetas se movem em círculos perfeitos em movimento constante e uniforme. Para fazer a observação concordar e explicar o fenômeno do movimento retrógrado, Ptolomeu desenvolveu a teoria de que os planetas se movem em “epiciclos” circulares ao longo de suas órbitas. Como erros em seu sistema foram trazidos à luz, mais epiciclos foram adicionados para corrigi-los.

Fontes: Campion, N., An Introduction to the History of Astrology, p.35; Institute For the Study of Cycles in World Affairs

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