ANA
ASTROLOGIA CLÁSSICA
& VIDA MODERNA
Segundo Guido Bonatti, no livro 3 da obra Liber Astronomiae, há certos lugares onde os planetas se fortalecem e se tornam poderosos, e certos lugares onde se tornam fracos, e certos lugares onde se tornam bons e afortunados. 

Os locais em que se tornam fortes e afortunados são os seguintes: quando estão em aspecto com planetas benéficos, e nos aspectos de trígono, sextil ou mesmo quadratura, especialmente se o aspecto ocorrer com recepção, pois então se tornam afortunados, mesmo que sejam maléficos.

Isso também ocorre quando estão em locais onde os planetas maléficos estão distantes deles, de modo que não estão conjuntos aos maléficos, nem os maléficos a eles. E também ocorre quando estão separados das influências desafortunadas e unidos às influências afortunadas, ou quando estão entre dois planetas afortunados, ou ainda entre os raios de dois planetas afortunados.

E [eles são fortalecidos e tornam-se afortunados] quando estão no aspecto com o Sol por trígono ou sextil, ou com a Lua por trígono ou sextil, e ela própria está afortunada. E [eles são fortalecidos e tornam-se afortunados] quando estão rápidos em seu curso, aumentando em luz e número.

E [eles são fortalecidos e tornam-se afortunados] quando estão em suas próprias dignidades, isto é, em seus domicílios, exaltações, termos, triplicidades ou faces; ou quando estão nas semelhanças mencionadas anteriormente, ou seja, um planeta masculino em um signo masculino e um planeta feminino em um signo feminino, um planeta diurno acima da Terra durante o dia e, à noite, abaixo da Terra, e vice-versa.
Ou quando estão recebidos em suas dignidades, ou em graus brilhantes; e quando estão ascendendo ao norte, ou ascendendo nos círculos de suas próprias órbitas; e quando estão diretos, ou em sua própria segunda estação, ou quando estão saindo dos raios do Sol.

Na próxima postagem trarei o que ele considera como perda de poder para o planeta ou luminar.

#astrologia #astrologiaclassica #astrologiatradicional #anarodrigues_astrologa #cursodeastrologia
Segundo Guido Bonatti, no livro 3 da obra Liber Astronomiae, há certos lugares onde os planetas se fortalecem e se tornam poderosos, e certos lugares onde se tornam fracos, e certos lugares onde se tornam bons e afortunados. Os locais em que se tornam fortes e afortunados são os seguintes: quando estão em aspecto com planetas benéficos, e nos aspectos de trígono, sextil ou mesmo quadratura, especialmente se o aspecto ocorrer com recepção, pois então se tornam afortunados, mesmo que sejam maléficos. Isso também ocorre quando estão em locais onde os planetas maléficos estão distantes deles, de modo que não estão conjuntos aos maléficos, nem os maléficos a eles. E também ocorre quando estão separados das influências desafortunadas e unidos às influências afortunadas, ou quando estão entre dois planetas afortunados, ou ainda entre os raios de dois planetas afortunados. E [eles são fortalecidos e tornam-se afortunados] quando estão no aspecto com o Sol por trígono ou sextil, ou com a Lua por trígono ou sextil, e ela própria está afortunada. E [eles são fortalecidos e tornam-se afortunados] quando estão rápidos em seu curso, aumentando em luz e número. E [eles são fortalecidos e tornam-se afortunados] quando estão em suas próprias dignidades, isto é, em seus domicílios, exaltações, termos, triplicidades ou faces; ou quando estão nas semelhanças mencionadas anteriormente, ou seja, um planeta masculino em um signo masculino e um planeta feminino em um signo feminino, um planeta diurno acima da Terra durante o dia e, à noite, abaixo da Terra, e vice-versa. Ou quando estão recebidos em suas dignidades, ou em graus brilhantes; e quando estão ascendendo ao norte, ou ascendendo nos círculos de suas próprias órbitas; e quando estão diretos, ou em sua própria segunda estação, ou quando estão saindo dos raios do Sol. Na próxima postagem trarei o que ele considera como perda de poder para o planeta ou luminar. #astrologia #astrologiaclassica #astrologiatradicional #anarodrigues_astrologa #cursodeastrologia
5 dias ago
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2025 para Libra.
Considere que é avaliação global, sem considerar as posições dos planetas em sua carta natal.

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#ascendentelibra
2025 para Libra. Considere que é avaliação global, sem considerar as posições dos planetas em sua carta natal. #astrologia #astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa #ascendentelibra
1 semana ago
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2025 para Touro.
Considere que é avaliação global, sem considerar as posições dos planetas em sua carta natal.

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2025 para Peixes.
Considere que é avaliação global, sem considerar as posições dos planetas em sua carta natal.

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2025 para Peixes. Considere que é avaliação global, sem considerar as posições dos planetas em sua carta natal. #astrologia #astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa #ascendentepeixes
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Toda vez que a Grécia antiga é mencionada, a maioria das pessoas pensa automaticamente sobre a democracia, os Jogos Olímpicos, a mitologia, a filosofia, a tecnologia e várias ciências como a matemática e a astronomia. Parece que muito poucos não estão conscientes de que os antigos gregos também eram místicos, apesar do seu pensamento lógico. Isso talvez explique por que foram os gregos que moldaram o sistema de astrologia na sua forma moderna, embora o primeiro sistema organizado de astrologia surgisse durante o 2º milênio A.C, na Babilônia.

Os babilônios foram os primeiros a aplicar sistematicamente os mitos às constelações e astrologia, e descrever os doze signos do zodíaco. Os egípcios seguiram pouco depois refinando o sistema babilônico de astrologia, mas foram os gregos que o moldaram em sua forma moderna. Os gregos emprestaram alguns dos seus mitos dos babilônios e criaram os seus próprios. Para esse assunto, até mesmo a palavra astrologia – assim como a ciência da astronomia – é derivada da palavra grega para a estrela, “asteri”. Mas como e quando os gregos foram introduzidos pela primeira vez na astrologia?

Durante a conquista da Ásia por Alexandre o Grande, os gregos foram eventualmente introduzidos nas culturas desconhecidas e esquemas cosmológicos da Síria, da Babilônia, da Pérsia e da Ásia Central. Não demorou muito para que os gregos ultrapassassem o roteiro cuneiforme como a língua internacional da comunicação acadêmica, e parte dessa ação foi a tradução da astrologia do cuneiforme para o grego.

Cerca de 280 aC, Berossus, sacerdote de Bel, da Babilônia, viajou para a ilha grega de Kos, onde acabou ensinando astrologia e cultura babilônica às populações locais. Esta foi a primeira vez que o mundo da astrologia foi transferido oficialmente para o mundo helenístico (e este para o ocidental) da Grécia e do Egito que estava sob o domínio grego na época. Inicialmente, os gregos antigos que eram conhecidos por sua maneira lógica de pensar eram céticos sobre a astrologia e se perguntavam sobre muitas coisas, como por que os animais não eram governados pelos mesmos poderes cósmicos que os humanos, por exemplo.

Em 331 aC, Alexandre, o Grande fundou a cidade de Alexandria. Isto marca o início do período greco-romano na história do Egito. Alexandria tornou-se uma das mais famosas capitais helenísticas. O helenismo é o termo que descreve o modo de vida grego. O povo de Alexandria manteve parte de sua cultura egípcia, mas se misturou com a dos gregos, romanos, macedônios, persas, sírios, judeus e caldeus. Quando o Império Romano começou seu declínio, Alexandria conseguiu manter seu prestígio como centro de atividades culturais.

A astrologia horoscópica apareceu pela primeira vez no Egito helenístico. O texto grego existente mais antigo, usando a divisão babilônica do zodíaco em doze signos de trinta graus iguais, é o Anaphoricus de Hypsicles de Alexandria em 190 aC. Além disso, o “Zodíaco de Dendera” esculpido – um baixo relevo do teto dos pronaos de uma capela dedicada a Osiris no templo Hathor em Dendera, contendo imagens de Taurus e Libra datando de 50 aC – é a primeira descrição conhecida da Zodíaco clássico de doze signos.

Um papel muito importante no desenvolvimento da astrologia horoscópica ocidental foi desempenhado pelo matemático grego, astrólogo e astrônomo Ptolomeu, cujo trabalho Tetrabiblos lançou os alicerces da tradição astrológica ocidental. Sob Ptolomeu, os planetas, as casas e os signos do zodíaco foram explicados pela primeira vez com grande detalhe, e sua função definida não mudou muito em comparação com o presente. Ptolomeu viveu no século II dC, três séculos após a teórica descoberta da precessão dos equinócios por Hiparco em torno de 130 aC.

 

Biografias

Claudius Ptolomeus

Vettius Valens

Dorotheus de Sidon

Marcus Manilius

Paulus Alexandrinus

Julius Firmicus Maternus

Rethorius do Egito

Nechepso e Petosiris

 

 

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