ANA
ASTROLOGIA CLÁSSICA
& VIDA MODERNA
Estas são as citações de Guido Bonatti sobre a casa XII:

Adila diz que a décima segunda casa significa os inimigos secretos, enganadores e pessoas que odeiam; e significa vacas, cavalos, burros, camelos e todos os animais semelhantes que são montados e similares. Significa insultos, penas, batidas no peito, choros, lamentações, lamúrias e similares, blasfêmias, prisões e malevolências.

E Zahel diz que significa imprudência e maus pensamentos.

E Alcabitio diz que significa trabalhos e más intenções; e significa o final da vida, e o que acontece às mulheres devido à concepção e ao parto (alumbramento), seja bom ou ruim.

E Alezdegoz diz que o primeiro senhor da triplicidade da décima segunda casa significa inimigos. O segundo senhor significa trabalhos. O terceiro significa bestas e rebanhos.

E a décima segunda casa tem estas outras significações: significa o sustento dos amigos porque é a segunda a partir da décima primeira; e os irmãos do rei porque é a terceira a partir da décima; e os pais dos homens religiosos porque é a quarta a partir da nona; e os filhos dos escravos da casa dos inimigos porque é a quinta a partir da oitava. E significa as doenças das esposas, etc., porque é a sexta a partir da sétima; e as esposas e os inimigos dos escravos porque é a sétima a partir da sexta; e a morte dos filhos porque é a oitava a partir da quinta; e a religião e as longas viagens dos pais porque é a nona a partir da quarta; e as profissões dos irmãos porque é a décima a partir da terceira; e os amigos dos escravos da casa porque é a décima primeira a partir da segunda; e os inimigos secretos do nativo ou consultante porque é a décima segunda a partir da primeira.

E encontrei um certo Florentino que deu aos viajantes a décima segunda casa.

Guido Bonatti
Liber Astronomiae Liber II

#astrologia #astrologiaclassica #astrologiatradicional #anarodrigues_astrologa
Estas são as citações de Guido Bonatti sobre a casa XII: Adila diz que a décima segunda casa significa os inimigos secretos, enganadores e pessoas que odeiam; e significa vacas, cavalos, burros, camelos e todos os animais semelhantes que são montados e similares. Significa insultos, penas, batidas no peito, choros, lamentações, lamúrias e similares, blasfêmias, prisões e malevolências. E Zahel diz que significa imprudência e maus pensamentos. E Alcabitio diz que significa trabalhos e más intenções; e significa o final da vida, e o que acontece às mulheres devido à concepção e ao parto (alumbramento), seja bom ou ruim. E Alezdegoz diz que o primeiro senhor da triplicidade da décima segunda casa significa inimigos. O segundo senhor significa trabalhos. O terceiro significa bestas e rebanhos. E a décima segunda casa tem estas outras significações: significa o sustento dos amigos porque é a segunda a partir da décima primeira; e os irmãos do rei porque é a terceira a partir da décima; e os pais dos homens religiosos porque é a quarta a partir da nona; e os filhos dos escravos da casa dos inimigos porque é a quinta a partir da oitava. E significa as doenças das esposas, etc., porque é a sexta a partir da sétima; e as esposas e os inimigos dos escravos porque é a sétima a partir da sexta; e a morte dos filhos porque é a oitava a partir da quinta; e a religião e as longas viagens dos pais porque é a nona a partir da quarta; e as profissões dos irmãos porque é a décima a partir da terceira; e os amigos dos escravos da casa porque é a décima primeira a partir da segunda; e os inimigos secretos do nativo ou consultante porque é a décima segunda a partir da primeira. E encontrei um certo Florentino que deu aos viajantes a décima segunda casa. Guido Bonatti Liber Astronomiae Liber II #astrologia #astrologiaclassica #astrologiatradicional #anarodrigues_astrologa
3 dias ago
View on Instagram |
1/4
…Eles dizem que a sexta casa é a casa das doenças, dos escravos e das servas. E esta casa é chamada de casa da doença porque está ao lado da casa dos jogos e dos prazeres sensuais, que é a quinta casa, e segue em direção à sétima, que é a casa dos inimigos públicos.

Alcabitius diz que ela significa o fim da vida. Adila diz que significa os servos e animais não montáveis. E a sexta casa significa os vassalos, processos judiciais e o movimento de um lugar para outro. Zahel diz que a sexta casa é cadente a partir do Ascendente e não aspecta, sendo um lugar maligno.

É importante observar como o regente de qualquer natividade ou da pergunta se relaciona com o regente da sexta casa, ou seja, se está unido a ele por um aspecto de trígono ou sextil, ou em pessoa com uma recepção mútua ou perfeita. Se assim for, o nativo ou consulente terá sorte em todas as coisas ou devido a todas as coisas significadas pela sexta casa. Mas se eles se aspectarem mutuamente pelos aspectos mencionados sem uma recepção, não haverá grande sorte para ele devido a essas coisas, embora ele obtenha algum tipo de benefício delas. Mas se eles se aspectarem mutuamente com um aspecto de quadratura ou oposição, sem recepção, haverá mal para ele em tudo e devido a tudo mencionado. Mas se houver recepção, o mal será menor.

E observe os regentes da triplicidade da sexta casa. Se o primeiro regente estiver em melhor condição, as coisas boas mencionadas acontecerão no primeiro terço de sua vida, se for o segundo regente, no segundo terço de sua vida; e se for o terceiro regente, no terceiro ou último terço de sua vida. E o oposto em relação às coisas ruins.

Guido Bonatti

#astrologia
…Eles dizem que a sexta casa é a casa das doenças, dos escravos e das servas. E esta casa é chamada de casa da doença porque está ao lado da casa dos jogos e dos prazeres sensuais, que é a quinta casa, e segue em direção à sétima, que é a casa dos inimigos públicos. Alcabitius diz que ela significa o fim da vida. Adila diz que significa os servos e animais não montáveis. E a sexta casa significa os vassalos, processos judiciais e o movimento de um lugar para outro. Zahel diz que a sexta casa é cadente a partir do Ascendente e não aspecta, sendo um lugar maligno. É importante observar como o regente de qualquer natividade ou da pergunta se relaciona com o regente da sexta casa, ou seja, se está unido a ele por um aspecto de trígono ou sextil, ou em pessoa com uma recepção mútua ou perfeita. Se assim for, o nativo ou consulente terá sorte em todas as coisas ou devido a todas as coisas significadas pela sexta casa. Mas se eles se aspectarem mutuamente pelos aspectos mencionados sem uma recepção, não haverá grande sorte para ele devido a essas coisas, embora ele obtenha algum tipo de benefício delas. Mas se eles se aspectarem mutuamente com um aspecto de quadratura ou oposição, sem recepção, haverá mal para ele em tudo e devido a tudo mencionado. Mas se houver recepção, o mal será menor. E observe os regentes da triplicidade da sexta casa. Se o primeiro regente estiver em melhor condição, as coisas boas mencionadas acontecerão no primeiro terço de sua vida, se for o segundo regente, no segundo terço de sua vida; e se for o terceiro regente, no terceiro ou último terço de sua vida. E o oposto em relação às coisas ruins. Guido Bonatti #astrologia
5 dias ago
View on Instagram |
2/4
A astrologia tradicional é uma rica tapeçaria construída ao longo de séculos, onde diferentes astrólogos oferecem visões diversas sobre temas similares. Por exemplo, Jean Baptiste Morin sugere que um planeta maléfico em uma casa desfavorável pode mitigar seu efeito se estiver em boas condições, enquanto Serapion de Alexandria acredita que os maléficos sempre potencializam o mal em casas maléficas. Como conciliar tais abordagens?

Este é apenas um exemplo das muitas divergências na astrologia tradicional. Vênus, por exemplo, é descrita como fria e úmida por alguns, e quente e úmida por outros. O nodo norte é visto como potencializador tanto de todos os planetas quanto apenas dos benéficos, dependendo da fonte. E as discussões continuam, entre signos inteiros e quadrantes, entre outras questões.

Uma orientação básica é retornar aos fundamentos da astrologia, à sua linguagem primordial, desenvolvida ao longo de séculos. Desde o período helenístico até o renascentista, a astrologia foi influenciada por visões religiosas e políticas, moldando suas nuances.

É importante lembrar que os astrólogos antigos eram pessoas com suas próprias idiossincrasias, sujeitas a vaidades e rivalidades, assim como influências externas em suas práticas, e fizeram suas próprias descobertas, tiveram suas experiências 

No entanto, ao enfrentar essas divergências, é necessário fazer escolhas. Algumas abordagens podem não ser conciliáveis, exigindo que você opte por uma ou outra. Busque embasamento na linguagem astrológica e na observação dos trabalhos de outros astrólogos do mesmo período. Teste o que funciona em seu trabalho.

Mantenha a mente aberta, mesmo que seus colegas de trabalho sigam por caminhos diferentes. A diversidade de opiniões enriquece o campo da astrologia e permite uma compreensão mais ampla e profunda.

#astrologia #astrologiaclassica #astrologiatradicional #anarodrigues_astrologa
A astrologia tradicional é uma rica tapeçaria construída ao longo de séculos, onde diferentes astrólogos oferecem visões diversas sobre temas similares. Por exemplo, Jean Baptiste Morin sugere que um planeta maléfico em uma casa desfavorável pode mitigar seu efeito se estiver em boas condições, enquanto Serapion de Alexandria acredita que os maléficos sempre potencializam o mal em casas maléficas. Como conciliar tais abordagens? Este é apenas um exemplo das muitas divergências na astrologia tradicional. Vênus, por exemplo, é descrita como fria e úmida por alguns, e quente e úmida por outros. O nodo norte é visto como potencializador tanto de todos os planetas quanto apenas dos benéficos, dependendo da fonte. E as discussões continuam, entre signos inteiros e quadrantes, entre outras questões. Uma orientação básica é retornar aos fundamentos da astrologia, à sua linguagem primordial, desenvolvida ao longo de séculos. Desde o período helenístico até o renascentista, a astrologia foi influenciada por visões religiosas e políticas, moldando suas nuances. É importante lembrar que os astrólogos antigos eram pessoas com suas próprias idiossincrasias, sujeitas a vaidades e rivalidades, assim como influências externas em suas práticas, e fizeram suas próprias descobertas, tiveram suas experiências No entanto, ao enfrentar essas divergências, é necessário fazer escolhas. Algumas abordagens podem não ser conciliáveis, exigindo que você opte por uma ou outra. Busque embasamento na linguagem astrológica e na observação dos trabalhos de outros astrólogos do mesmo período. Teste o que funciona em seu trabalho. Mantenha a mente aberta, mesmo que seus colegas de trabalho sigam por caminhos diferentes. A diversidade de opiniões enriquece o campo da astrologia e permite uma compreensão mais ampla e profunda. #astrologia #astrologiaclassica #astrologiatradicional #anarodrigues_astrologa
2 semanas ago
View on Instagram |
3/4
Na Astrologia Tradicional, os trânsitos não são todos igualmente relevantes para a interpretação da carta natal. É essencial reconhecer uma escala de importância que marca os ciclos da vida do indivíduo. Os trânsitos mais significativos incluem:

Sobre a carta natal:

Trânsitos do regente do ascendente 
Trânsitos sobre o ascendente
Trânsitos do regente do ano da profecção e da revolução solar sobre a carta natal
Trânsitos sobre o meio do céu
Sobre a carta de revolução solar:

Trânsitos do regente do ascendente na revolução solar 
Trânsitos do regente do ascendente natal sobre a revolução solar

O que merece atenção? 

Os momentos em que os trânsitos começam a ocorrer indicam períodos em que eventos significativos relacionados aos temas da casa em trânsito podem ocorrer. 

No entanto, não é vantajoso considerar trânsitos sobre casas vazias ou que não afetam pontos sensíveis da carta natal ou da revolução solar. 

O desencadeamento das promessas está diretamente ligado à presença de aspectos ou conjunções perfeitas.

#astrologia #astrologiaclassica
Na Astrologia Tradicional, os trânsitos não são todos igualmente relevantes para a interpretação da carta natal. É essencial reconhecer uma escala de importância que marca os ciclos da vida do indivíduo. Os trânsitos mais significativos incluem: Sobre a carta natal: Trânsitos do regente do ascendente Trânsitos sobre o ascendente Trânsitos do regente do ano da profecção e da revolução solar sobre a carta natal Trânsitos sobre o meio do céu Sobre a carta de revolução solar: Trânsitos do regente do ascendente na revolução solar Trânsitos do regente do ascendente natal sobre a revolução solar O que merece atenção? Os momentos em que os trânsitos começam a ocorrer indicam períodos em que eventos significativos relacionados aos temas da casa em trânsito podem ocorrer. No entanto, não é vantajoso considerar trânsitos sobre casas vazias ou que não afetam pontos sensíveis da carta natal ou da revolução solar. O desencadeamento das promessas está diretamente ligado à presença de aspectos ou conjunções perfeitas. #astrologia #astrologiaclassica
2 semanas ago
View on Instagram |
4/4

Search

A expansão do Império Islâmico começou em 622 dC com a fuga do profeta Maomé de Meca. Em um século, o Império Islâmico dominou todo o Oriente Médio e se estendeu para o leste do norte da Índia até as fronteiras da China e para o oeste pela Ásia Menor, norte da África e – com a conquista árabe da Espanha e da Sicília – na própria Europa.

Quando o período de conquista militar acabou, os eruditos islâmicos se tornaram entusiastas admiradores das conquistas intelectuais e culturais das grandes civilizações do passado. A astrologia entrou na tradição islâmica a partir de três direções: Pérsia, Índia e Grécia.

O primeiro grande texto astrológico a ser traduzido para o árabe veio da Índia. Este foi o Siddhanda, traduzido em Bagdá por volta de 770 e conhecido pelos árabes como o Sindhind. Mesmo assim, a contribuição grega para a astrologia árabe foi de longe a mais importante.

As conquistas de Alexandre, o Grande, espalharam a civilização grega por todo o mundo antigo; consequentemente, as ideias gregas influenciaram poderosamente a astrologia indígena da Pérsia e da índia. O grande centro cultural de Alexandria no Egito – o “centro do mundo” nos tempos helenistas caiu para os árabes em 642 e os milhares de manuscritos preservados em sua famosa biblioteca abriram o legado intelectual da Grécia para estudiosos islâmicos.

No início do século IX, al-Ma’mun, o califa de Bagdá, fundou uma academia chamada Casa da Sabedoria, que se tornou o centro de um projeto ambicioso para traduzir todos os textos sobreviventes da antiguidade para o árabe. A física de Aristóteles, a astronomia de Hiparco e a astrologia de Ptolomeu revolucionaram a ciência islâmica.

O fundamento filosófico para a astrologia árabe foi estabelecido por al-Kindi (d.866), tutor e médico de al-Ma’mun e considerado como um dos homens mais eruditos de sua época. Baseando-se em idéias clássicas, al-Kindi desenvolveu uma filosofia de “simpatia cósmica” ligando o macrocosmo e o microcosmo. As correspondências entre as configurações celestes e os eventos na Terra demonstraram a inteireza da Criação, enquanto as teorias de Aristóteles e Ptolomeu forneceram uma estrutura científica respeitável. O fatalismo implícito na astrologia era amplamente compatível com os ensinamentos do Islã, que significa “submissão” à Vontade de Allah. O simbolismo astrológico tornou-se um elemento importante nas doutrinas esotéricas dos místicos sufis, embora os teólogos islâmicos mais ortodoxos argumentassem que, como Allah era todo-poderoso, a astrologia era irrelevante na melhor das hipóteses; na pior das hipóteses, era uma ilusão perigosa que beirava a mágica e a demoníaca. Objeções semelhantes foram levantadas por teólogos cristãos quando a astrologia começou a se infiltrar na Europa medieval através das universidades islâmicas da Espanha moura.

Praticamente todos os textos árabes que influenciaram a astrologia medieval permanecem em tradução latina, tornando-os inacessíveis para a maioria dos astrólogos de hoje. Uma rara exceção é o Livro de Instrução dos Elementos da Arte da Astrologia de al-Biruni, escrito em Ghaznah, Afeganistão, em 1029. Não foi entre os textos que surgiram na Europa medieval, e devemos nosso conhecimento atual a R. Ramsey A tradução de Wright, em 1934, de fontes persas e árabes. Embora al-Biruni não fosse uma influência direta sobre a astrologia europeia, ele era altamente considerado em todo o mundo islâmico por seus escritos enciclopédicos. Seu livro de astrologia apresentou um relato conciso dos métodos árabes contemporâneos em contraste com um panorama mais amplo da ciência e cultura islâmica do século XI. 

Fonte:

Campion, Nicholas, An Introduction to the History of Astrology, (ISCWA, 1982)

Arhat’s Project Hindsight has recently issued a translation of the Latin text of Al-Kindi’s On the Stellar Rays.

 

Clique nos nomes para ler a biografia dos principais astrólogos desta fase.

Teophilus de Edessa

Mâshâ’Allah

Omar Tiberiades

Abu Ma’shar

Alchabitius ou Al Qabisi

Al Biruni

Abraham Ibn Ezra

Leave a Comment