ANA
ASTROLOGIA CLÁSSICA
& VIDA MODERNA
Estou abrindo aqui uma sessão para responder dúvidas de astrologia.

Deixe sua dúvida aqui nos comentários.

Responderei as perguntas sobre dúvidas técnicas ou curiosidades astrológicas.

Peço para não enviarem dúvidas específicas de alguma carta.

As perguntas serão respondidas nas postagens seguintes aqui no perfil.

Vamos começar?!

#astrologia #astrologiatradicional #astrologiaclassica
Estou abrindo aqui uma sessão para responder dúvidas de astrologia. Deixe sua dúvida aqui nos comentários. Responderei as perguntas sobre dúvidas técnicas ou curiosidades astrológicas. Peço para não enviarem dúvidas específicas de alguma carta. As perguntas serão respondidas nas postagens seguintes aqui no perfil. Vamos começar?! #astrologia #astrologiatradicional #astrologiaclassica
4 dias ago
View on Instagram |
1/4
Eu não gosto ser guru, mas entendo que todos que buscam a astrologia como orientação para suas decisões esperam encontrar caminhos bem elaborados e sustentados para se guiarem. 

Embora o papel do astrólogo seja traduzir as condições astrológicas em eventos e circunstâncias da vida prática, seu campo de atuação é limitado. Precisamos ter em mente que algumas particularidades da vida moderna não são encontradas em livros ou na tradição.

Para simplificar, vou dar um exemplo. Atualmente, utilizamos diversas mídias sociais para divulgação de conteúdo e interação. Sabemos que cada plataforma tem suas particularidades, mas não conseguimos distingui-las pela carta natal ou pela revolução solar. A astrologia não possui recursos para definir o que seria um trabalho em um blog, no Instagram, no YouTube ou no TikTok, pois todas são temas do câmbio e intercâmbio entre as pessoas.

O que diferencia uma rede da outra são pequenas particularidades de público, algoritmo. Até mesmo os conteúdos são os mesmos muitas vezes.

Diferenças tão sutis não geram um campo para diferenciação astrológica na leitura, deixando muita subjetividade ao astrólogo. Não é como diferenciar um trabalho artístico, que possui características muito particulares.

Em casos que exigem maior precisão, a astrologia horária pode ser mais eficaz, mas mesmo assim, pequenas diferenças são difíceis de detectar. 

Se o astrólogo recebe uma pergunta sobre investir no YouTube ou no TikTok, ele pode escolher um planeta significador para cada mídia com base em algumas particularidades. No entanto, na astrologia natal, não é possível seguir essa abordagem.

Gostaríamos de ter respostas muito precisas, que garantissem acertos em todas as escolhas, mas não é assim que funciona. 

Como astrólogos devemos evitar cair na tentação de fazer as escolhas pelo consulente. Traduzimos o céu, mas quem vive a vida é o próprio nativo.

#astrologia
Eu não gosto ser guru, mas entendo que todos que buscam a astrologia como orientação para suas decisões esperam encontrar caminhos bem elaborados e sustentados para se guiarem. Embora o papel do astrólogo seja traduzir as condições astrológicas em eventos e circunstâncias da vida prática, seu campo de atuação é limitado. Precisamos ter em mente que algumas particularidades da vida moderna não são encontradas em livros ou na tradição. Para simplificar, vou dar um exemplo. Atualmente, utilizamos diversas mídias sociais para divulgação de conteúdo e interação. Sabemos que cada plataforma tem suas particularidades, mas não conseguimos distingui-las pela carta natal ou pela revolução solar. A astrologia não possui recursos para definir o que seria um trabalho em um blog, no Instagram, no YouTube ou no TikTok, pois todas são temas do câmbio e intercâmbio entre as pessoas. O que diferencia uma rede da outra são pequenas particularidades de público, algoritmo. Até mesmo os conteúdos são os mesmos muitas vezes. Diferenças tão sutis não geram um campo para diferenciação astrológica na leitura, deixando muita subjetividade ao astrólogo. Não é como diferenciar um trabalho artístico, que possui características muito particulares. Em casos que exigem maior precisão, a astrologia horária pode ser mais eficaz, mas mesmo assim, pequenas diferenças são difíceis de detectar. Se o astrólogo recebe uma pergunta sobre investir no YouTube ou no TikTok, ele pode escolher um planeta significador para cada mídia com base em algumas particularidades. No entanto, na astrologia natal, não é possível seguir essa abordagem. Gostaríamos de ter respostas muito precisas, que garantissem acertos em todas as escolhas, mas não é assim que funciona. Como astrólogos devemos evitar cair na tentação de fazer as escolhas pelo consulente. Traduzimos o céu, mas quem vive a vida é o próprio nativo. #astrologia
2 semanas ago
View on Instagram |
2/4
Na carta do Ingresso do Sol em Áries para os Estados Unidos em 2024 anote o ascendente em Escorpião, na regência de Marte. 

Entre hoje e amanhã, 14/15 de julho, Marte está em transitando sobre a estrela Algol, em quadratura a Marte na carta do ingresso, em 27 de Aquário.

Postei um vídeo no YouTube nesta semana sobre esta conjunção https://youtu.be/ABvSM3dHpCo?si=EaTfUbFIkTVvyp5b , e quem assistiu pode ver que eu mencionei que os efeitos mais violentos ficam em torno dos países onde o ascendente foi Áries ou Escorpião na carta do ingresso do Sol em Áries. 

Mostrei no vídeo as regiões com ascendente em Áries e com Marte na primeira casa, mas não tinha mostrado as regiões com ascendente em Escorpião.

Hoje, 14 de julho temos a notícia, nos principais jornais, do tiro que pegou de raspão na face do candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump. 

O local do evento bateu (EUA), ascendente escorpião no ISA. Tiro, arma de fogo são temas de Marte. Vamos acompanhar nesta semana quando a Lua passar pela oposição a este ponto.

No sábado (20/07) Marte ingressa em Gêmeos, e muda a tônica, mas fica muito “barulhento”. Vamos acompanhar...

#astrologia
Na carta do Ingresso do Sol em Áries para os Estados Unidos em 2024 anote o ascendente em Escorpião, na regência de Marte. Entre hoje e amanhã, 14/15 de julho, Marte está em transitando sobre a estrela Algol, em quadratura a Marte na carta do ingresso, em 27 de Aquário. Postei um vídeo no YouTube nesta semana sobre esta conjunção https://youtu.be/ABvSM3dHpCo?si=EaTfUbFIkTVvyp5b , e quem assistiu pode ver que eu mencionei que os efeitos mais violentos ficam em torno dos países onde o ascendente foi Áries ou Escorpião na carta do ingresso do Sol em Áries. Mostrei no vídeo as regiões com ascendente em Áries e com Marte na primeira casa, mas não tinha mostrado as regiões com ascendente em Escorpião. Hoje, 14 de julho temos a notícia, nos principais jornais, do tiro que pegou de raspão na face do candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump. O local do evento bateu (EUA), ascendente escorpião no ISA. Tiro, arma de fogo são temas de Marte. Vamos acompanhar nesta semana quando a Lua passar pela oposição a este ponto. No sábado (20/07) Marte ingressa em Gêmeos, e muda a tônica, mas fica muito “barulhento”. Vamos acompanhar... #astrologia
2 semanas ago
View on Instagram |
3/4
É de conhecimento comum entre os estudantes de astrologia que há diversas disputas sobre assuntos astrológicos. 

Diferentes linhas de conhecimento defendem suas perspectivas, e não existe uma resposta única que determine qual é mais eficaz.

Muitas dessas disputas são infrutíferas, mas quando se trata de conceitos, é fundamental ter conhecimento sólido. Utilizar jargões e repetir ideias sem compreensão profunda apenas transforma o aluno ou apreciador em um repetidor.

Recentemente, respondi a um comentário que afirmava que a astrologia sideral é mais precisa e que a tropical não funciona porque a sideral está alinhada à astronomia, enquanto a tropical não. Esse tipo de comentário apenas revela o desconhecimento do autor, mesmo em relação à astrologia sideral.

Sem entrar no mérito de qual é mais eficaz, pois acredito que ambas têm seu valor, é necessário esclarecer que embora o zodíaco tropical não esteja alinhado ao zodíaco sideral, ele reflete o movimento de translação da Terra em torno do Sol. Este movimento é o referencial para a divisão do tempo e, é através das diferentes posições que a Terra ocupa em relação ao Sol que resultam as estações do ano. Se isso não é um conceito astronômico, não sei o que seria.

Convido os estudantes e apreciadores da astrologia a não se deixarem levar por opiniões preconcebidas. Em vez disso, estudem profundamente e descubram o que mais lhes agrada. 

Fundamentem-se, compreendam como a astrologia funciona, como ela foi constituída, e tracem um caminho claro para seus estudos.

Não seja um repetidor. Informem-se e transforme suas perspectivas.

#astrologia #astrologiaclassica #astrologiatradicional
É de conhecimento comum entre os estudantes de astrologia que há diversas disputas sobre assuntos astrológicos. Diferentes linhas de conhecimento defendem suas perspectivas, e não existe uma resposta única que determine qual é mais eficaz. Muitas dessas disputas são infrutíferas, mas quando se trata de conceitos, é fundamental ter conhecimento sólido. Utilizar jargões e repetir ideias sem compreensão profunda apenas transforma o aluno ou apreciador em um repetidor. Recentemente, respondi a um comentário que afirmava que a astrologia sideral é mais precisa e que a tropical não funciona porque a sideral está alinhada à astronomia, enquanto a tropical não. Esse tipo de comentário apenas revela o desconhecimento do autor, mesmo em relação à astrologia sideral. Sem entrar no mérito de qual é mais eficaz, pois acredito que ambas têm seu valor, é necessário esclarecer que embora o zodíaco tropical não esteja alinhado ao zodíaco sideral, ele reflete o movimento de translação da Terra em torno do Sol. Este movimento é o referencial para a divisão do tempo e, é através das diferentes posições que a Terra ocupa em relação ao Sol que resultam as estações do ano. Se isso não é um conceito astronômico, não sei o que seria. Convido os estudantes e apreciadores da astrologia a não se deixarem levar por opiniões preconcebidas. Em vez disso, estudem profundamente e descubram o que mais lhes agrada. Fundamentem-se, compreendam como a astrologia funciona, como ela foi constituída, e tracem um caminho claro para seus estudos. Não seja um repetidor. Informem-se e transforme suas perspectivas. #astrologia #astrologiaclassica #astrologiatradicional
4 semanas ago
View on Instagram |
4/4

Search

Na Astrologia Natal moderna é comum atribuir o regente do signo ascendente a função de regente da carta natal, mas a ideia de um regente da carta natal é bem mais antiga, como você pode imaginar.

Porphirio, astrólogo e filósofo neo platônico, associava a ideia de um Senhor da Carta a um Daimon pessoal.

O termo Daimon sem dúvida é mais familiar à mitologia, teologia e filosofia grega. Daimon era uma consideração importante no Neo Platonismo. E em adição ao conceito, os neoplatônicos também reconheciam um mal Daimon, como causador de miséria e dor, mas reconheciam que somente um Bom Daimon poderia ser o Daimon pessoal. A Astrologia foi discutida por muitos filósofos neoplatônicos (Porphirio, Plotinus, Iamblichus), incluindo seu papel no destino, livre arbítrio e escolha.

Para o estudante de Astrologia Clássica já familiarizado com a classificação das casas astrologicas, é conhecido que a algumas casas são atribuídos os nomes de Bom Daimon (casa XI), e Mal Daimon (casa XII). O termo Daimon também é associado ao cálculo de Lots que os Helenistas astribuíam ao Sol (Bom Daimon – Lot do Espírito), e à Lua ( Boa Fortuna – Lot da Fortuna).

Em suas anotações, Porphirio diz que um Daimon pessoal guia a vida pessoal do nativo, encorajando-o a um comportamento virtuoso, mesmo quando esse Daimon ratifica, administra e cumpre a escolha de vida feita pela alma antes da encarnação. Porphirio relacionava este Daimon pessoal à técnica astrológica do Oikodespotës, ou mestre/regente da carta natal. De acordo coma filosofia neo platônica, o planeta designado como Oikodespotës da natividade transmite o espírito do Daimon pessoal no momento em que a alma se anexa ao corpo no nascimento.

Prophirio dá as instruções para encontrar Oikodespotes em sua obra Introdução ao Tetrabiblos, cap. 30

O cálculo

De maneira muito simples o Oikodespotes é encontrdo segindo as regras abaixo:

1 – Encontrar o Predominador da carta:

 Para o mapa diurno, o Predominador é o Sol, se  este não estiver em casa cadente, as casas (3, 6, 9, 12)
 Se o Sol estiver cadente, escolha a Lua. Se a Lua estiver cadente, escolha o ascendente.

Para o mapa noturno é a Lua, se o este não estiver em casa cadente (3, 6, 9, 12)

 Se a Lua estiver cadente, escolha o Sol. Se o Sol estiver cadente, escolha o ascendente.

2 – O planeta com domicílio no signo do Predominador, é o Oikodespotes, ou o Daimon Pessoal. Por exemplo: eu nasci durante o dia, com o Sol em Peixes na casa X. Assim, o Sol é o Predominador em minha carta natal, e Júpiter é o Oikodespotes.

3- É sempre importante verificar se as condições do planeta Oikodespotes são favoráveis ao nativo.

4- Preferencialmente se o planeta Oikodespotes estiver em aspecto ao Predominador e,

5 – O Regente do termo do Predominador em aspecto ao Oikodespotes.

A Metáfora da Embarcação

No Hindsight Project, Robert Schimidt fala sobre uma metáfora grega deste tema com uma embarcação no mar.

  • A embarcação é a vida do nativo, o Predominador
  • O primeiro e o segundo regente da triplicidade do predominador são os ventos que carregam a embarcação ao seu destino
  • O terceiro regente da triplicidade do predominador são os remos
  • Regente domicílio do Oikodespotes é como o dono do barco, aquele que define o destino do nativo
  • Signo Ascendente é o leme da embarcação
  • Regente do Ascendente é o timoneiro
  • Lot da Fortuna é tudo o que acontece com o nativo que não seja obra sua, o que vem além, a sorte.

E segue com mais analogias.

Este é um dos pontos preliminares a observar na análise da carta natal. Com esta identificação conseguimos compreender melhor o destino de uma natividade em particular, pensando em destino como objetivo da vida. Quanto mais o nativo estiver consciente deste objetivo/destino, mais facilmente encontra satisfação interna.

Em momentos específicos quando o Oikodespotes assume um papel de regente do ano ( Revolução Solar, Profecção, ou demais técnicas), pode ser um indicativo de momento significante na vida do nativo, dependendo da qualidade do Oikodespotes.

Fontes:

Dorian Gieseler Greenbaum, The Daimon in Hellenistic Astrology

Schimidt Robert, Hindsight Project

Leave a Comment