ANA
ASTROLOGIA CLÁSSICA
& VIDA MODERNA
Nosso período anual de descontos nos cursos de Astrologia Clássica chegou!

Para receber o desconto de 50% adicione o cupom 50off. Ele é válido para um plano de curso por vez. Na plataforma há planos de cursos separados, e planos que contém mais de um curso, neste caso o desconto é aplicado ao plano todo.

Acesse a plataforma www.aprenderastrologia.com.br e adquira seu curso com formação intensa e consistente em Astrologia Clássica.

#astrologia #astrologiaclassica #astrologiatradicional #anarodrigues_astrologa
Nosso período anual de descontos nos cursos de Astrologia Clássica chegou! Para receber o desconto de 50% adicione o cupom 50off. Ele é válido para um plano de curso por vez. Na plataforma há planos de cursos separados, e planos que contém mais de um curso, neste caso o desconto é aplicado ao plano todo. Acesse a plataforma www.aprenderastrologia.com.br e adquira seu curso com formação intensa e consistente em Astrologia Clássica. #astrologia #astrologiaclassica #astrologiatradicional #anarodrigues_astrologa
1 dia ago
View on Instagram |
1/4
O trânsito de Marte em Sagitário coloca o planeta da guerra e do conflito em um signo onde não possui dignidade essencial. Em terra estrangeira, Marte torna-se irregular: o fogo mutável de Sagitário dispersa sua força, tornando-o mais ruidoso e inclinado ao excesso.

Com o Sol igualmente em Sagitário, Marte começa a entrar sob os raios solares, caminhando para a combustão. Nesta condição, perde clareza e distinção; age a partir de um ponto cego. A combustão acrescenta ainda mais calor à natureza já quente de Marte, e o signo de Sagitário, também ígneo, amplifica essa secura e impetuosidade.

O resultado é um período marcado por ansiedade, imprudência e arroubos, nos quais o julgamento falha e a impulsividade governa. A tradição assinala, para configurações semelhantes, aumento de:

desordem e conflitos estridentes,
movimentos apressados e temerários,
exagero e disputas inflamadas,
acidentes ligados a fogo, velocidade, quedas e fraturas,
ocorrências envolvendo armas ou instrumentos cortantes.

Assim, Marte, invisível ao olhar por estar próximo ao Sol, age como chama que se expande sem direção: intensa, rápida e difícil de conter.

Enquanto Júpiter está em Câncer, ele segura um pouco, mas está retrógrado.

#astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa
O trânsito de Marte em Sagitário coloca o planeta da guerra e do conflito em um signo onde não possui dignidade essencial. Em terra estrangeira, Marte torna-se irregular: o fogo mutável de Sagitário dispersa sua força, tornando-o mais ruidoso e inclinado ao excesso. Com o Sol igualmente em Sagitário, Marte começa a entrar sob os raios solares, caminhando para a combustão. Nesta condição, perde clareza e distinção; age a partir de um ponto cego. A combustão acrescenta ainda mais calor à natureza já quente de Marte, e o signo de Sagitário, também ígneo, amplifica essa secura e impetuosidade. O resultado é um período marcado por ansiedade, imprudência e arroubos, nos quais o julgamento falha e a impulsividade governa. A tradição assinala, para configurações semelhantes, aumento de: desordem e conflitos estridentes, movimentos apressados e temerários, exagero e disputas inflamadas, acidentes ligados a fogo, velocidade, quedas e fraturas, ocorrências envolvendo armas ou instrumentos cortantes. Assim, Marte, invisível ao olhar por estar próximo ao Sol, age como chama que se expande sem direção: intensa, rápida e difícil de conter. Enquanto Júpiter está em Câncer, ele segura um pouco, mas está retrógrado. #astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa
2 dias ago
View on Instagram |
2/4
Segundo Abu Maʿshar, para conhecer a condição de cada mês do ano é preciso levantar o tema da Lua quando ela retorna ao mesmo grau que ocupava na Revolução do Ano. Esse retorno é chamado de revolução mensal.

A análise da revolução mensal deve seguir os mesmos princípios usados na Revolução Solar.

A chamada “revolução lunar”, conhecida pelos astrólogos modernos, já era utilizada pelos autores persas, mas com uma diferença importante: ela não era interpretada de forma isolada. A revolução mensal só tem sentido quando lida em conjunto com a Revolução do Ano, funcionando como seu desdobramento e detalhamento.

Há mais maneiras de desenrolar a revolução solar para períodos menores do ano, como os trânsitos sobre os planetas anuais, as direções do ascendente pela carta anual, e os quadrantes para os períodos trimestrais.

#astrologia #anarodrigues_astrologa #astrologiaclassica
Segundo Abu Maʿshar, para conhecer a condição de cada mês do ano é preciso levantar o tema da Lua quando ela retorna ao mesmo grau que ocupava na Revolução do Ano. Esse retorno é chamado de revolução mensal. A análise da revolução mensal deve seguir os mesmos princípios usados na Revolução Solar. A chamada “revolução lunar”, conhecida pelos astrólogos modernos, já era utilizada pelos autores persas, mas com uma diferença importante: ela não era interpretada de forma isolada. A revolução mensal só tem sentido quando lida em conjunto com a Revolução do Ano, funcionando como seu desdobramento e detalhamento. Há mais maneiras de desenrolar a revolução solar para períodos menores do ano, como os trânsitos sobre os planetas anuais, as direções do ascendente pela carta anual, e os quadrantes para os períodos trimestrais. #astrologia #anarodrigues_astrologa #astrologiaclassica
1 semana ago
View on Instagram |
3/4
Vivemos uma época em que, paradoxalmente, a astrologia se tornou onipresente e, ao mesmo tempo, diluída até quase perder o sabor. Nas redes sociais, onde tudo deve caber em quinze segundos e parecer simples, a tradição milenar que exigia estudo, contemplação e método foi convertida em slogans motivacionais e previsões genéricas. A antiga arte de observar o céu — que por séculos foi linguagem filosófica, técnica e espiritual — tornou-se entretenimento rápido.

O problema, porém, não repousa apenas na forma como muitos astrólogos se apresentam, mas também na forma como o público consome. Em ambos os lados cria-se um ciclo vicioso: o profissional, seduzido por curtidas e seguidores, adapta-se ao algoritmo como quem renegocia seus princípios; o receptor, acostumado ao consumo instantâneo, perde o discernimento e passa a acreditar que o astrólogo deve compreender, prever e antecipar cada evento do mundo apenas olhando um trânsito.

Essa expectativa infantiliza a prática e ridiculariza a tradição. 

Simultaneamente, quem busca informação já não sabe discernir. Acostumou-se a seguir perfis que apenas repetem frases prontas e perde a capacidade de identificar um trabalho enraizado em método. Passa a exigir certezas absolutas, como se a astrologia fosse meteorologia divina. Quando eventos não correspondem às expectativas, culpa-se a arte — não a ignorância com que foi usada.

A realidade é que o céu não mudou. O problema é terrestre: falta estudo, ética e humildade. A tradição não é museu; é referência. E, sem ela, não há distinção entre astrologia e entretenimento.
É necessário recuperar o rigor.

Se a astrologia deve sobreviver como arte nobre — e não como modismo descartável — precisamos reeducar tanto quem ensina quanto quem consome. Exige-se coragem para dizer “não sei”, maturidade para reconhecer limites, e ousadia para voltar às fontes. Só assim resgataremos a dignidade do ofício.

A tradição não necessita de aplausos — apenas de praticantes honestos.

#astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa
Vivemos uma época em que, paradoxalmente, a astrologia se tornou onipresente e, ao mesmo tempo, diluída até quase perder o sabor. Nas redes sociais, onde tudo deve caber em quinze segundos e parecer simples, a tradição milenar que exigia estudo, contemplação e método foi convertida em slogans motivacionais e previsões genéricas. A antiga arte de observar o céu — que por séculos foi linguagem filosófica, técnica e espiritual — tornou-se entretenimento rápido. O problema, porém, não repousa apenas na forma como muitos astrólogos se apresentam, mas também na forma como o público consome. Em ambos os lados cria-se um ciclo vicioso: o profissional, seduzido por curtidas e seguidores, adapta-se ao algoritmo como quem renegocia seus princípios; o receptor, acostumado ao consumo instantâneo, perde o discernimento e passa a acreditar que o astrólogo deve compreender, prever e antecipar cada evento do mundo apenas olhando um trânsito. Essa expectativa infantiliza a prática e ridiculariza a tradição. Simultaneamente, quem busca informação já não sabe discernir. Acostumou-se a seguir perfis que apenas repetem frases prontas e perde a capacidade de identificar um trabalho enraizado em método. Passa a exigir certezas absolutas, como se a astrologia fosse meteorologia divina. Quando eventos não correspondem às expectativas, culpa-se a arte — não a ignorância com que foi usada. A realidade é que o céu não mudou. O problema é terrestre: falta estudo, ética e humildade. A tradição não é museu; é referência. E, sem ela, não há distinção entre astrologia e entretenimento. É necessário recuperar o rigor. Se a astrologia deve sobreviver como arte nobre — e não como modismo descartável — precisamos reeducar tanto quem ensina quanto quem consome. Exige-se coragem para dizer “não sei”, maturidade para reconhecer limites, e ousadia para voltar às fontes. Só assim resgataremos a dignidade do ofício. A tradição não necessita de aplausos — apenas de praticantes honestos. #astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa
3 semanas ago
View on Instagram |
4/4

Search

A divisão do céu em 12 partes de 30 graus cada aconteceu por volta do séc V aC, na Mesopotâmia, sendo a formação do zodíado de 12 signos correspondente a esta divisão.

A cada 1 dos 12 signos são atribuídos 30 graus. Como consequência desta divisão, muitas outras foram estabelecidas durante a fase grega. As mais conhecidas são os termos, divisão dos 30 graus em 5 partes desiguais, e as faces, divisão dos 30 graus em 3 partes de 10 graus.

Outras menores foram perdidas ao longo da história da Astrologia, mas felizmente devido à retomada da Astrologia Clássica com novos textos traduzidos, podemos reaprender a Astrologia.

Vamos falar aqui da subdivisão de cada um dos 30 graus por regência planetária. Quando estudamos astrologia um dos primeiros passos é a compreensão dos domicílios planetários, um diurno e um noturno para cada um dos cinco planetas, e um para cada luminar. Deste forma temos:

Esta atribuição é explicada com o esquema do Thema Mundi, o mapa do Universo, que não é objeto deste estudo.

Outra maneira de atribuir regência é pelos grupos de triplicidades. Para cada triplicidade, a princípio é atribuído um regente diurno (para um mapa cujo Sol esteja acima do horizonte), e outro para o mapa noturno (com o Sol abaixo do horizonte). Assim, no esquema de regência de Dorotheus de Sidon temos um regente diurno, um noturno e um participante.

FOGO ………. SOL ………. JÚPITER ……. SATURNO

TERRA ……….. VÊNUS ……….. LUA ……… MARTE

AR …… SATURNO ……… MERCÚRIO ……… JÚPITER

ÁGUA …….. VÊNUS ………. MARTE…… LUA

A Monomoiria

Monomoiria é uma palavra de origem grega que significa “Um grau”, Mono (Um), e Moira (grau). Era uma forma de medir a dignidade do planeta, citada por Vettius Valens e mais adiante por Paulus Alexandrinus, conforme Robert Schimidt nos diz no Project Hindsight. Otto Neugebauer também citou esta possibilidade em uma publicação para o THe American Philosophical Society em 1987.

Existem duas maneiras de atribuir um regente para um grau. Além de todos os regentes que ele tiver por direito no domicílio, na exaltação, na triplicidade, no termo e na Face, cada grau especificamente recebe um regente particular.

Na forma mencionada poucas vezes Vettius Valens, no meu ponto de vista a mais simples nós temos, o primeiro regente é o planeta regente do signo em questão, e segue na ordem dos caldeus (do planeta mais distante na esfera celeste – Saturno, para o mais próximo – Lua). Ex. O primeiro grau de Áries tem o regente Marte, o segundo tem o Sol, o terceiro tem Vênus, o quarto Mercúrio, o quinto tem a Lua, o sexto tem Saturno e assim por diante.

Paulus Alexandrinus cita o sistema de Valens em Introducion no capítulo 32 da edição Ed Boer de 1958, mas acrescenta outro ponto de vista, utilizando as regências das triplicidades.

Neste esquema por triplicidades, o primeiro passo é identificar a seita da carta, e a partir daí selecionar o regente da triplicidade adequadamente.

Como indiquei na tabela acima, há um regente da triplicidade para a carta diurna, e outro para a carta noturna.

Assim, no exemplo de 1 grau de Áries, precisamo primeiro saber a seita. Se for diurna o regente do grau 1 é Sol, e se for noturna é Júpiter. Depois seguimos no mesmo sentido para os regentes das demais triplicidades, considerando a ordem das triplicidades como fogo, terra, ar e água.

  • Paulus Alexandrinus atribui Marte como regente da triplicidade da água diurna e noturna, diferente de Dorotheus de Sidon, mencionado na tablea inicial.

Como utilizar a Monomoiria

É uma forma pormenorizada de diferenciação por posição de um ângulo, ou planeta. Pode ser utilizada para refinar a análise de uma carta natal, como também para diferenciar cartas de irmãos gêmeos, pois a cada 4 minutos do relógio, temos um grau de ascenção reta. Com 4 minutos de diferença nos nascimentos dos gêmeos podemos diferenciar características do signo ascendente, do Meio do Céu, e das demais casas no sistemas de divisão por quadrantes (Placidus, Alcabitius, Koch,etc)

No estudo de Ema Kurent, ela cita algumas obervações importantes no uso da Monomoiria.

  • Quando um planeta surge muitas vezes como monomoiria de outros planetas ou ângulos. Por exemplo, muitos planetas na Monomoiria da Lua. Neste caso observamos a própria condição da Lua na carta (natureza, poder e força) para compreender o efeito que ela tem sobre os planetas e ângulos em sua Monomoiria.
  • Quando um planeta está em sua própria Monomoiria, o que seria como uma dignidade
  • Para compreender vitalidade observando a monomoiria do Sol. Mas podemos verificar a monomoiria do Hyleg, do Almuten Figuris, do Lot da Fortuna, da SAN ….

Como é uma dignidade específica do grau pode ter um efeito maior como dispositor do grau para os planetas e ângulos.
Pode parecer complexo, e “mais um atributo a analisar”, mas é muito útil especialmente nos casos em que temos dúvidas no caminho a seguir do julgamento da carta, pode iluminar um ponto cego na análise.

Fontes:

VETTIUS VALENS, Anthologies

PAULUS ALEXANDRINUS, Introduction – Ed Boer

ROBERT SHIMIDT, Project Hindsight

EMA KURENT, DFAstrolS, QHP, CMA – Monomoiria, Essential Dignity by degree

Leave a Comment