Mâshâ’Allah (740-815 dC)
Mâshâ’allâh (740-815), conhecido no Ocidente como Messahalla, era judeu de Basra, e era o astrólogo líder do final do século VIII.
Seu nome original era Jethro ou Manasseh (as autoridades diferem); Mâshâ’allâh é uma frase árabe que significa ‘o que Deus fez’. Quando jovem, ele participou da fundação de Bagdá.
Mâshâ’allâh foi o autor de mais de duas dúzias de tratados astrológicos que foram considerados obrigatórios tanto pelos árabes quanto pelos europeus ocidentais. Entre seus livros estavam The Revolution of the Years of Nativities [Solar Returns], The Revolutions of the Years of the World [Aries Ingresses], Conjunções, Carta sobre Eclipses, Recepção dos Planetas ou Interrogações, e um livro sobre A Construção e uso do Astrolábio. Duas listas de seus trabalhos conhecidos foram publicados.
Há uma tradução em inglês dos quatro capítulos do Livro de Natividades de Mâshâ’allâh e uma tradução moderna em espanhol dos livros sobre As revoluções dos anos do mundo, Conjunções e Recepção dos Planetas ou Interrogações.
.
Mâshâ’allâh era familiarizado com a astrologia persa e indiana, e dizem que usava um conjunto de tabelas astronômicas compiladas para Shâh Khusrau Anûshirwân no século VI. Estes foram baseados em um conjunto indiano anterior e, portanto, foram encaminhados para um zodíaco fixo. Um resumo posterior de seu livro Sobre Conjunções, Religiões e Povos foi publicado, traduzido para o inglês pela E.S. Kennedy, e com um extenso comentário de David Pingree. É um esboço da História Mundial (do ponto de vista do Oriente Médio) em uma estrutura de gráficos do ingresso em Áries.
Fonte:
Cura- Centre Universitaire de Recherche en Astrologie

Santodax
É possível que algum dos tratados de Mâshâ’allâh tenha escapado às listas conhecidas? Se sim, quais trabalhos podem ter sido perdidos ou esquecidos ao longo dos séculos? Como podemos localizar os escritos perdidos ou esquecidos?
01/24/2026
Ana Rodrigues
Sim, Do Masha Allah temos poucas obras traduzidas. Você deve buscar nas principais universidade do mundo que tenham seções de manuscritos. As principais obras dele são:
O Grande Livro dos Nascimentos (كتاب المواليد الكبير) (14 volumes);
Os Vinte e Um Sobre Conjunções, Religiões e Seitas (الواحد والعشرين في قرانات والأديان والملل);
A Projeção dos Raios [Astrológicos] (مطرح الشعاع);
O Significado (المعاني);
Construção e Operação de Astrolábios (صنعة الإسطرلابات والعمل بها);
A Esfera Armilar (ذات الحلق);
Chuvas e Ventos (الأمطار والرياح);
As Duas Flechas (السهمين);
As Cartas (الحروف);
O Sultão (السلطان);
A Jornada (السفر);
Recepções (الأسعار) ;
Nascimentos (المواليد);
Revolução (Transferência) dos Anos das Natividades: (تحويل سني المواليد);
Governos (Dinastias) e Seitas (الدول والملل);
Previsão (Julgamento) Baseada em Conjunções e Oposições (الحكم على الاجتماعات والاستقبالات);
Os Doentes (المرضى);
Previsões (Julgamentos) Baseados em Constelações (Ṣūr)(الصور والحكم عليها); [1]
O tratado de Mashallah, De mercibus (Sobre os Preços), é a mais antiga obra científica conhecida em árabe,e a única obra dele existente em árabe original.
01/28/2026