ANA
ASTROLOGIA CLÁSSICA
& VIDA MODERNA
E se eu começasse a estudar astrologia agora? O que faria de diferente? Que conselho daria a quem está iniciando?

Se você está pensando em estudar astrologia, aqui estão algumas reflexões e orientações que podem ajudar nesse caminho.

1. Defina seu interesse real
O primeiro passo é ser honesto consigo mesmo: a astrologia te atrai como profissão, passatempo ou ferramenta de autoconhecimento? 

Esses interesses são distintos e definir isso logo no início pode evitar frustrações e direcionar melhor seus estudos.

2. Escolha uma linha de estudo
Se você pretende se tornar um astrólogo, é essencial definir qual tradição deseja seguir: astrologia ocidental moderna, tradicional, védica, chinesa, entre outras. 

Misturar diferentes abordagens sem critério pode prejudicar sua base de conhecimento.

Já vi estudantes combinando conceitos como carma com profecção ou firdaria, técnicas que não foram desenvolvidas para esse propósito. Isso é como tentar consertar um cano furado com fita adesiva – pode parecer uma solução momentânea, mas não resolve o problema de fato.

3. Tenha paciência
Vivemos em uma era de aprendizado acelerado, mas a astrologia é um estudo profundo e complexo. Absorver os conceitos, testá-los e entender o que funciona para sua prática leva tempo. Não se apresse – a consistência é mais importante do que a velocidade.

4. Aprofunde-se nas bases
Se você escolheu a astrologia tradicional, encontrará dificuldades para acessar informações, mas essa busca faz parte do processo de aprendizado. A astrologia tradicional se desenvolveu ao longo dos séculos, e entender essa evolução ajudará na interpretação dos temas.

5. Pratique sem medo de errar
Nenhum astrólogo acerta o tempo todo, e errar faz parte do aprendizado. No entanto, uma base sólida te dará segurança para uma boa leitura. Quanto mais você pratica, mais madura será sua visão astrológica.
Boa jornada e bons estudos!

#astrologia #astrologiatradicional #astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa
E se eu começasse a estudar astrologia agora? O que faria de diferente? Que conselho daria a quem está iniciando? Se você está pensando em estudar astrologia, aqui estão algumas reflexões e orientações que podem ajudar nesse caminho. 1. Defina seu interesse real O primeiro passo é ser honesto consigo mesmo: a astrologia te atrai como profissão, passatempo ou ferramenta de autoconhecimento? Esses interesses são distintos e definir isso logo no início pode evitar frustrações e direcionar melhor seus estudos. 2. Escolha uma linha de estudo Se você pretende se tornar um astrólogo, é essencial definir qual tradição deseja seguir: astrologia ocidental moderna, tradicional, védica, chinesa, entre outras. Misturar diferentes abordagens sem critério pode prejudicar sua base de conhecimento. Já vi estudantes combinando conceitos como carma com profecção ou firdaria, técnicas que não foram desenvolvidas para esse propósito. Isso é como tentar consertar um cano furado com fita adesiva – pode parecer uma solução momentânea, mas não resolve o problema de fato. 3. Tenha paciência Vivemos em uma era de aprendizado acelerado, mas a astrologia é um estudo profundo e complexo. Absorver os conceitos, testá-los e entender o que funciona para sua prática leva tempo. Não se apresse – a consistência é mais importante do que a velocidade. 4. Aprofunde-se nas bases Se você escolheu a astrologia tradicional, encontrará dificuldades para acessar informações, mas essa busca faz parte do processo de aprendizado. A astrologia tradicional se desenvolveu ao longo dos séculos, e entender essa evolução ajudará na interpretação dos temas. 5. Pratique sem medo de errar Nenhum astrólogo acerta o tempo todo, e errar faz parte do aprendizado. No entanto, uma base sólida te dará segurança para uma boa leitura. Quanto mais você pratica, mais madura será sua visão astrológica. Boa jornada e bons estudos! #astrologia #astrologiatradicional #astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa
24 horas ago
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Um pequeno relato e observação sobre os efeitos da revolução solar parecerem chegar antes do aniversário.

#astrologia #astrologiaclassica #astrologíatradicional #anarodrigues_astrologa
Um pequeno relato e observação sobre os efeitos da revolução solar parecerem chegar antes do aniversário. #astrologia #astrologiaclassica #astrologíatradicional #anarodrigues_astrologa
1 semana ago
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Saturno se torna mais favorável quando posicionado no período diurno, nos signos diurnos e masculinos, quando está oriental, ou quando ocupa um local benéfico como seu domicílio, exaltação, termo ou triplicidade. 

Quando Marte está posicionado durante o dia, em signos masculinos, exilado ou em queda, ele manifesta sua natureza maléfica. Quanto mais essas condições se acumularem, mais forte será sua influência destrutiva. No geral, Marte tende mais à malevolência do que à benevolência.

Quando Júpiter está posicionado durante o dia, em signos diurnos, oriental e em posições favoráveis dentro do zodíaco, sua influência benéfica se torna mais evidente.

O Sol é considerado maléfico por conjunção e oposição, mas benéfico quando observado a partir de um trígono ou sextil. Sua natureza é mista quando forma um quadrado com outro planeta. Sendo um planeta diurno, o Sol demonstra sua natureza benéfica quando está posicionado durante o dia, em signos masculinos, ou em locais onde recebe testemunhos positivos. Se estiver em situações opostas—como em signos femininos ou em posições astrológicas desfavoráveis—ele indica corrupção e infortúnio.

Vênus é um planeta benéfico, úmido e moderado, harmonizando-se bem com a umidade. Quando está posicionado em signos noturnos e femininos, em signos úmidos ou em locais que lhe são favoráveis, sua influência benéfica se intensifica.
Por outro lado, se estiver posicionado durante o dia, em signos diurnos e masculinos, ou em lugares onde não possui dignidades, sua influência benéfica diminui.

A natureza de Mercúrio, que é benéfico por essência, mas altamente maleável, adaptando-se às influências de cada planeta e signo com o qual interage.

A Lua é úmida e benéfica. Sua umidade a torna mais alinhada com a noite, de modo que, quando posicionada em signos úmidos, noturnos e femininos, ou em locais onde possui dignidades, ela manifesta sua natureza benéfica. Quando combinada a aspectos desarmônicos—como quadratura e oposição—essa umidade excessiva pode gerar efeitos negativos semelhantes aos dos planetas maléficos, causando deterioração e perda.

#astrologia #astrologiaclassica #astrologiatradicional #anarodrigues_astrologa
Saturno se torna mais favorável quando posicionado no período diurno, nos signos diurnos e masculinos, quando está oriental, ou quando ocupa um local benéfico como seu domicílio, exaltação, termo ou triplicidade. Quando Marte está posicionado durante o dia, em signos masculinos, exilado ou em queda, ele manifesta sua natureza maléfica. Quanto mais essas condições se acumularem, mais forte será sua influência destrutiva. No geral, Marte tende mais à malevolência do que à benevolência. Quando Júpiter está posicionado durante o dia, em signos diurnos, oriental e em posições favoráveis dentro do zodíaco, sua influência benéfica se torna mais evidente. O Sol é considerado maléfico por conjunção e oposição, mas benéfico quando observado a partir de um trígono ou sextil. Sua natureza é mista quando forma um quadrado com outro planeta. Sendo um planeta diurno, o Sol demonstra sua natureza benéfica quando está posicionado durante o dia, em signos masculinos, ou em locais onde recebe testemunhos positivos. Se estiver em situações opostas—como em signos femininos ou em posições astrológicas desfavoráveis—ele indica corrupção e infortúnio. Vênus é um planeta benéfico, úmido e moderado, harmonizando-se bem com a umidade. Quando está posicionado em signos noturnos e femininos, em signos úmidos ou em locais que lhe são favoráveis, sua influência benéfica se intensifica. Por outro lado, se estiver posicionado durante o dia, em signos diurnos e masculinos, ou em lugares onde não possui dignidades, sua influência benéfica diminui. A natureza de Mercúrio, que é benéfico por essência, mas altamente maleável, adaptando-se às influências de cada planeta e signo com o qual interage. A Lua é úmida e benéfica. Sua umidade a torna mais alinhada com a noite, de modo que, quando posicionada em signos úmidos, noturnos e femininos, ou em locais onde possui dignidades, ela manifesta sua natureza benéfica. Quando combinada a aspectos desarmônicos—como quadratura e oposição—essa umidade excessiva pode gerar efeitos negativos semelhantes aos dos planetas maléficos, causando deterioração e perda. #astrologia #astrologiaclassica #astrologiatradicional #anarodrigues_astrologa
1 semana ago
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O que acontece quando um planeta está abaixo de sua velocidade média?

Todas as debilidades que um planeta pode apresentar — como debilidade essencial, retrogradação, estar abaixo da velocidade média, ou estar posicionado em casas de prejuízo — tendem a prejudicar os temas das casas que ele rege. Contudo, esse impacto não está necessariamente associado a um tema específico; trata-se de um efeito geral sobre os assuntos relacionados às casas governadas pelo planeta.

Um planeta está abaixo de sua velocidade:

1. Quando inicia sua primeira estação, preparando-se para entrar em movimento retrógrado.
2. Quando se aproxima da segunda estação, antes de retornar ao movimento direto.
Nesses casos, os fatores de retrogradação e da velocidade reduzida se combinam. 

Entretanto, vale destacar que mesmo o Sol e a Lua, que nunca entram em retrogradação, também podem estar abaixo de suas velocidades médias devido às órbitas elípticas da Terra e da Lua e da gravidade.

Ao começar os estudos de astrologia, é comum tentar atribuir significados específicos a cada condição de um planeta. Contudo, na astrologia tradicional, isso não funciona de forma tão linear, pois as condições das cartas são altamente variáveis.

Mesmo assim, algumas associações preliminares podem ser feitas sobre um planeta que está abaixo de sua velocidade média:

Lentidão: De maneira geral, um planeta lento indica literalidade no conceito de lentidão. Os temas das casas que ele rege tendem a avançar mais devagar.

Exemplo prático: Se o planeta for regente da casa X (carreira e ocupação), isso pode se manifestar como lentidão no progresso profissional ou baixo desempenho, especialmente se outras condições do planeta não forem favoráveis.

Na carta natal um planeta lento sugere que os assuntos prometidos pela vida podem demorar a se desenrolar.
Na astrologia horária caso o planeta lento seja um significador em uma pergunta relacionada ao tempo, ele pode indicar que os eventos associados demorarão mais para se concretizar, já que os aspectos levarão mais tempo para se tornarem perfeitos. Em outros casos, essa condição pode apontar para assuntos de menor relevância ou urgência.

#astrologia #astrologiaclassica
O que acontece quando um planeta está abaixo de sua velocidade média? Todas as debilidades que um planeta pode apresentar — como debilidade essencial, retrogradação, estar abaixo da velocidade média, ou estar posicionado em casas de prejuízo — tendem a prejudicar os temas das casas que ele rege. Contudo, esse impacto não está necessariamente associado a um tema específico; trata-se de um efeito geral sobre os assuntos relacionados às casas governadas pelo planeta. Um planeta está abaixo de sua velocidade: 1. Quando inicia sua primeira estação, preparando-se para entrar em movimento retrógrado. 2. Quando se aproxima da segunda estação, antes de retornar ao movimento direto. Nesses casos, os fatores de retrogradação e da velocidade reduzida se combinam. Entretanto, vale destacar que mesmo o Sol e a Lua, que nunca entram em retrogradação, também podem estar abaixo de suas velocidades médias devido às órbitas elípticas da Terra e da Lua e da gravidade. Ao começar os estudos de astrologia, é comum tentar atribuir significados específicos a cada condição de um planeta. Contudo, na astrologia tradicional, isso não funciona de forma tão linear, pois as condições das cartas são altamente variáveis. Mesmo assim, algumas associações preliminares podem ser feitas sobre um planeta que está abaixo de sua velocidade média: Lentidão: De maneira geral, um planeta lento indica literalidade no conceito de lentidão. Os temas das casas que ele rege tendem a avançar mais devagar. Exemplo prático: Se o planeta for regente da casa X (carreira e ocupação), isso pode se manifestar como lentidão no progresso profissional ou baixo desempenho, especialmente se outras condições do planeta não forem favoráveis. Na carta natal um planeta lento sugere que os assuntos prometidos pela vida podem demorar a se desenrolar. Na astrologia horária caso o planeta lento seja um significador em uma pergunta relacionada ao tempo, ele pode indicar que os eventos associados demorarão mais para se concretizar, já que os aspectos levarão mais tempo para se tornarem perfeitos. Em outros casos, essa condição pode apontar para assuntos de menor relevância ou urgência. #astrologia #astrologiaclassica
3 semanas ago
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Johannes Kepler nasceu em 6 de janeiro de 1572 (NS) em Weil-der-Stadt, na província alemã da Suábia. Seu avô havia sido prefeito da cidade, mas a fortuna da família Kepler estava em declínio. Seu pai era um aventureiro que ganhou uma vida precária como soldado mercenário, e abandonou a família quando Johannes tinha 17 anos. Sua mãe, tinha uma reputação de feiticeira.

Em 1587, Kepler foi para a Universidade de Tübingen, onde provou ser um excelente matemático. Ele também se tornou um defensor da polêmica teoria copernicana do sistema solar, que ele defendeu com frequência em debates públicos. Naquela época, Kepler não estava particularmente interessado em astronomia. A ideia de um universo centrado no Sol tinha um apelo místico. Ele pretendia se tornar um clérigo e quando se formou em 1591, entrou para a faculdade de teologia de Tübingen. Antes de fazer seus exames finais, porém, ele foi recomendado para o posto vago de professor de matemática e astronomia na escola protestante de Graz, na Áustria, que ele assumiu em abril de 1594, aos 23 anos. Não havia distinções claras entre astronomia e astrologia. ; Entre seus deveres como ‘matemático’, esperava-se que Kepler emitisse um almanaque anual de previsões astrológicas. Em seu primeiro almanaque, ele previu um inverno excepcionalmente frio e uma incursão turca na Áustria. Quando ambas as previsões se mostraram corretas, ele ganhou inesperadamente a reputação de profeta.

Em 19 de julho de 1595, uma repentina revelação mudou o curso da vida de Kepler. Em preparação para uma aula de geometria, ele havia desenhado uma figura no quadro-negro de um triângulo equilátero dentro de um círculo com um segundo círculo inscrito dentro dele. Ele percebeu que a razão entre os dois círculos reproduzia a razão entre as órbitas de Júpiter e Saturno. Em um lampejo de inspiração, ele viu as órbitas de todos os planetas ao redor do Sol dispostas de modo que figuras geométricas regulares se encaixassem perfeitamente entre elas. Ele testou essa intuição usando figuras planas bidimensionais – o triângulo, o quadrado, o pentágono etc. – mas isso não funcionou. Como o espaço é tridimensional, ele passou a experimentar sólidos geométricos tridimensionais.

Os gregos antigos sabiam que o número de sólidos que podem ser construídos a partir de figuras geométricas regulares é limitado a cinco. Eles são conhecidos como os sólidos ‘perfeitos’, ‘pitagóricos’ ou ‘platônicos’. Kepler especulou que um dos cinco sólidos poderia ser inserido entre cada esfera planetária concêntrica. Isso parecia explicar por que havia apenas seis planetas (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno) com cinco intervalos separando-os e porque os intervalos eram tão irregulares. Convencido de que havia descoberto uma sutil relação geométrica entre os diâmetros das órbitas planetárias e suas distâncias do Sol, Kepler escreveu Mysterium Cosmographicum (“o mistério cósmico”), publicado em 1596.

Embora tenha se tornado famoso pela precisão de suas previsões e tenha obtido um número impressionante de “sucessos” durante sua carreira, a atitude de Kepler em relação à astrologia convencional era ambivalente e complexa. Na tentativa de desenredá-lo, podemos pelo menos começar por descartar a noção de que ele rejeitou a astrologia fora de mão. Na história oficial do progresso científico, os valores da Era da Razão e da Revolução Industrial foram projetados para o genial matemático que desvendou as leis do movimento planetário. Parecia inconcebível que ele pudesse estar contaminado com a superstição medieval da astrologia. Como a paixão de Isaac Newton por alquimia e teologia, essa aberração foi mais bem encoberta ou, como aconteceu no caso de Kepler, distorcida da verdade. A famosa metáfora de Kepler, que compara a astrologia à “filha tola” da “mãe sábia” (astronomia), tem sido frequentemente citada como evidência de sua descrença. Visto no contexto, no entanto, a filha tola representa um estilo particular de astrologia – astrologia popular – que não era do gosto de Kepler. Ele sempre teve o cuidado de distinguir sua visão reverencial das harmonias celestes das práticas dos astrólogos de bastidores e dos criadores de almanaques “que preferem se envolver em delírios loucos com as massas sem instrução”.

Então, Kepler era, sem dúvida, um astrólogo – mas ele não fazia acepção de tradição astrológica. Suas ideias parecem radicais até mesmo pelos padrões da astrologia tradicional hoje em dia. Para começar, ele descartava o uso das 12 casas. Embora aceitasse que os ângulos eram importantes, ele não via justificativa para a divisão convencional de casas. “Demonstre as casas antigas para mim”, escreveu ele a um de seus correspondentes, “Explique seu número; prove que não pode haver nem menos nem mais … mostre-me exemplos indubitáveis ​​e notáveis ​​de sua influência”.

Ele chegou a ponto de questionar a validade dos signos do zodíaco, argumentando que eles eram derivados do raciocínio humano e da conveniência aritmética, em vez de qualquer divisão natural dos céus.  Ele não tinha tempo para esquemas elaborados de governo de signos planetários e não via razão para que alguns planetas fossem classificados como benéficos e outros como maléficos.

Kepler não deixou nenhuma convenção astrológica incontestada. Seu rigoroso questionamento sugere uma reforma massiva da astrologia, numa escala que Ken Negus comparou à reforma que Martinho Lutero provocou na Igreja. A grande tentativa de Kepler de limpar a astrologia parece ecoar a katharsis pitagórica – uma purificação frenética da alma empreendida para restaurar a harmonia divina. Mais prosaicamente, deve ser visto no contexto das mudanças monumentais que ocorrem na astronomia teórica durante os séculos XVI e XVII. As antigas doutrinas aristotélicas que deram à astrologia alguma medida de credibilidade científica estavam desmoronando rapidamente. Copérnico havia deslocado a Terra do centro do universo; Tycho provara que os céus “imutáveis” estavam sujeitos a mudanças quando novas estrelas incendiavam o céu; O telescópio de Galileu havia aberto dimensões não sonhadas por Ptolomeu; O próprio Kepler havia quebrado os movimentos serenos e circulares das órbitas planetárias para sempre. Ele sentiu que a astrologia teria que se ajustar à nova astronomia se quisesse acompanhar a marcha da ciência.

A chave para a reforma proposta por Kepler é sua abordagem aos aspectos. A astrologia tradicional reconhece cinco relacionamentos significativos, baseados na divisão de doze dos signos do zodíaco.

Ptolomeu ensinou que seu significado foi derivado por analogia com as proporções da escala musical. [10] A conjunção é equivalente às mesmas duas notas tocadas em uníssono. A oposição divide o círculo na proporção 1: 2, que corresponde à oitava. O sêxtil (5: 6) corresponde a um terço menor, o quadrado (3: 4) a um quarto perfeito e o trígono (2: 3) a um quinto perfeito.

Ao colocar menos ênfase nos signos do zodíaco, no entanto, Kepler estava livre para explorar relações de aspecto adicionais em sua busca da síntese pitagórica da música, geometria e astronomia.

Os novos aspectos de Kepler foram baseados na teoria harmônica e fundamentados na observação empírica dos efeitos astrológicos. A partir de seu estudo de longo prazo das condições meteorológicas correlacionadas com os ângulos planetários e da análise detalhada de sua coleção de 800 mapas de nascimento, Kepler concluiu que quando os planetas formaram ângulos equivalentes a relações harmônicas particulares, foi criada uma ressonância, tanto na alma arquetípica da Terra “e nas almas dos indivíduos nascidos sob essas configurações. Ele considerou essa “marca celestel” mais importante que a ênfase tradicional em signos e casas: “no poder vital do ser humano que é inflamado no nascimento brilha aquela imagem lembrada …”

A impressão geométrica harmônica constitui “a música que impele o ouvinte a dançar”, à medida que os movimentos dos planetas, por trânsito e direção, ecoam e repercutem o tema natal.

Além dos aspectos ptolomaicos, Kepler propôs o quintil (72 °), o quintil binário (144 °) e o sesqui-quadratura (135 °). Estendendo a analogia da escala musical, o quintil é equivalente a um intervalo de um terço maior (4: 5), o sesqui-quadrado a um sexto menor (5: 8) e o quintil a um sexto maior (3: 5).

Kepler by Max Caspar, translated by C. Doris Hellman (Collier-Mac, 1962)

Joscelyn Godwin: Harmonies of Heaven and Earth (Thames and Hudson 1987), p.130

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