ANA
ASTROLOGIA CLÁSSICA
& VIDA MODERNA
Com a saída de Marte de Gêmeos e seu ingresso em Câncer, ganha força a expressão popular “comer pelas beiradas”. Se evita a atitude direta, mas avança passo a passo, até alcançar o objetivo.

Se em Gêmeos o combate era direto e explosivo, em Câncer, os combates são justificados pela necessidade de defesa.

É em Câncer que os dois planetas maléficos encontram suas debilidades, enquanto o Sol se encontra peregrino. Por isso, quando um maléfico, ou ambos transitam por Câncer, é comum esperar por calamidades, conflitos ou prejuízos.

Durante este trânsito (até 3 de novembro), evite iniciar novas atividades nos momentos em que Marte receba aspectos desafiadores, e esteja atento à reatividade.

#astrologia
Com a saída de Marte de Gêmeos e seu ingresso em Câncer, ganha força a expressão popular “comer pelas beiradas”. Se evita a atitude direta, mas avança passo a passo, até alcançar o objetivo. Se em Gêmeos o combate era direto e explosivo, em Câncer, os combates são justificados pela necessidade de defesa. É em Câncer que os dois planetas maléficos encontram suas debilidades, enquanto o Sol se encontra peregrino. Por isso, quando um maléfico, ou ambos transitam por Câncer, é comum esperar por calamidades, conflitos ou prejuízos. Durante este trânsito (até 3 de novembro), evite iniciar novas atividades nos momentos em que Marte receba aspectos desafiadores, e esteja atento à reatividade. #astrologia
1 semana ago
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As previsões são o cerne da astrologia. Peço desculpas a quem acredita que a astrologia se limita ao autoconhecimento; mas essa visão carece de compreensão básica sobre o tema.

Ao estudarmos as bases da astrologia, encontramos diversas técnicas para analisar períodos específicos da vida, identificando momentos de bem-estar e de crise. Alguns astrólogos antigos, como Valens, consideraram esse aspecto como o mais crucial de seu trabalho.

Não existe uma técnica que sozinha abranja todas as possibilidades da vida. No entanto, ao combinar diferentes técnicas, podemos obter uma visão mais completa dos momentos que vivemos. Você pode conciliar por exemplo, a Profecção do Ascendente, a Revolução Solar e os Trânsitos. 

Valens fez uma observação importante sobre previsões que gostaria de compartilhar, pois ela reflete a visão sobre os momentos críticos e favoráveis da vida, e se eles podem ser evitados ou não.

Ele afirmou que algumas coisas são inevitáveis, enquanto outras são evitáveis. As inevitáveis ocorrem quando planetas maléficos estão ativos por si mesmos. As evitáveis, por outro lado, ocorrem quando um planeta benéfico está presente no período, enfraquecendo a influência dos maléficos. Quando um planeta benéfico é o regente do período, os resultados positivos serão totais. No entanto, se a influência dos planetas maléficos também estiver em vigor, tanto o bom quanto o ruim ocorrerão, conforme a natureza das estrelas e signos envolvidos. Além disso, o impacto dependerá da força e da base da natividade.

Durante um período específico, seja em meses ou dias, podemos observar uma combinação de eventos bons e ruins. Isso se deve ao fato de que diferentes cronocratores (regentes de período) estão em operação. Por exemplo, se na profecção Saturno está no ponto mais crítico da natividade, mas na Revolução Solar Júpiter exaltado é o regente do ano, experimentaremos uma mistura de influências boas e ruins.

Assim é a vida: complexa e cheia de nuances. O trabalho do astrólogo é justamente analisar e interpretar essas influências múltiplas e entrelaçadas. Não se limite aos trânsitos!!
#astrologia #astrologiaclassica
As previsões são o cerne da astrologia. Peço desculpas a quem acredita que a astrologia se limita ao autoconhecimento; mas essa visão carece de compreensão básica sobre o tema. Ao estudarmos as bases da astrologia, encontramos diversas técnicas para analisar períodos específicos da vida, identificando momentos de bem-estar e de crise. Alguns astrólogos antigos, como Valens, consideraram esse aspecto como o mais crucial de seu trabalho. Não existe uma técnica que sozinha abranja todas as possibilidades da vida. No entanto, ao combinar diferentes técnicas, podemos obter uma visão mais completa dos momentos que vivemos. Você pode conciliar por exemplo, a Profecção do Ascendente, a Revolução Solar e os Trânsitos. Valens fez uma observação importante sobre previsões que gostaria de compartilhar, pois ela reflete a visão sobre os momentos críticos e favoráveis da vida, e se eles podem ser evitados ou não. Ele afirmou que algumas coisas são inevitáveis, enquanto outras são evitáveis. As inevitáveis ocorrem quando planetas maléficos estão ativos por si mesmos. As evitáveis, por outro lado, ocorrem quando um planeta benéfico está presente no período, enfraquecendo a influência dos maléficos. Quando um planeta benéfico é o regente do período, os resultados positivos serão totais. No entanto, se a influência dos planetas maléficos também estiver em vigor, tanto o bom quanto o ruim ocorrerão, conforme a natureza das estrelas e signos envolvidos. Além disso, o impacto dependerá da força e da base da natividade. Durante um período específico, seja em meses ou dias, podemos observar uma combinação de eventos bons e ruins. Isso se deve ao fato de que diferentes cronocratores (regentes de período) estão em operação. Por exemplo, se na profecção Saturno está no ponto mais crítico da natividade, mas na Revolução Solar Júpiter exaltado é o regente do ano, experimentaremos uma mistura de influências boas e ruins. Assim é a vida: complexa e cheia de nuances. O trabalho do astrólogo é justamente analisar e interpretar essas influências múltiplas e entrelaçadas. Não se limite aos trânsitos!! #astrologia #astrologiaclassica
2 semanas ago
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Complemento ao assunto casas derivadas
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3 semanas ago
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O vídeo completo sobre a dúvida com o tema de Casas Derivadas.

#astrologia
#astrologiaclassica #astrologiatradicional
O vídeo completo sobre a dúvida com o tema de Casas Derivadas. #astrologia #astrologiaclassica #astrologiatradicional
4 semanas ago
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Johannes Kepler nasceu em 6 de janeiro de 1572 (NS) em Weil-der-Stadt, na província alemã da Suábia. Seu avô havia sido prefeito da cidade, mas a fortuna da família Kepler estava em declínio. Seu pai era um aventureiro que ganhou uma vida precária como soldado mercenário, e abandonou a família quando Johannes tinha 17 anos. Sua mãe, tinha uma reputação de feiticeira.

Em 1587, Kepler foi para a Universidade de Tübingen, onde provou ser um excelente matemático. Ele também se tornou um defensor da polêmica teoria copernicana do sistema solar, que ele defendeu com frequência em debates públicos. Naquela época, Kepler não estava particularmente interessado em astronomia. A ideia de um universo centrado no Sol tinha um apelo místico. Ele pretendia se tornar um clérigo e quando se formou em 1591, entrou para a faculdade de teologia de Tübingen. Antes de fazer seus exames finais, porém, ele foi recomendado para o posto vago de professor de matemática e astronomia na escola protestante de Graz, na Áustria, que ele assumiu em abril de 1594, aos 23 anos. Não havia distinções claras entre astronomia e astrologia. ; Entre seus deveres como ‘matemático’, esperava-se que Kepler emitisse um almanaque anual de previsões astrológicas. Em seu primeiro almanaque, ele previu um inverno excepcionalmente frio e uma incursão turca na Áustria. Quando ambas as previsões se mostraram corretas, ele ganhou inesperadamente a reputação de profeta.

Em 19 de julho de 1595, uma repentina revelação mudou o curso da vida de Kepler. Em preparação para uma aula de geometria, ele havia desenhado uma figura no quadro-negro de um triângulo equilátero dentro de um círculo com um segundo círculo inscrito dentro dele. Ele percebeu que a razão entre os dois círculos reproduzia a razão entre as órbitas de Júpiter e Saturno. Em um lampejo de inspiração, ele viu as órbitas de todos os planetas ao redor do Sol dispostas de modo que figuras geométricas regulares se encaixassem perfeitamente entre elas. Ele testou essa intuição usando figuras planas bidimensionais – o triângulo, o quadrado, o pentágono etc. – mas isso não funcionou. Como o espaço é tridimensional, ele passou a experimentar sólidos geométricos tridimensionais.

Os gregos antigos sabiam que o número de sólidos que podem ser construídos a partir de figuras geométricas regulares é limitado a cinco. Eles são conhecidos como os sólidos ‘perfeitos’, ‘pitagóricos’ ou ‘platônicos’. Kepler especulou que um dos cinco sólidos poderia ser inserido entre cada esfera planetária concêntrica. Isso parecia explicar por que havia apenas seis planetas (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno) com cinco intervalos separando-os e porque os intervalos eram tão irregulares. Convencido de que havia descoberto uma sutil relação geométrica entre os diâmetros das órbitas planetárias e suas distâncias do Sol, Kepler escreveu Mysterium Cosmographicum (“o mistério cósmico”), publicado em 1596.

Embora tenha se tornado famoso pela precisão de suas previsões e tenha obtido um número impressionante de “sucessos” durante sua carreira, a atitude de Kepler em relação à astrologia convencional era ambivalente e complexa. Na tentativa de desenredá-lo, podemos pelo menos começar por descartar a noção de que ele rejeitou a astrologia fora de mão. Na história oficial do progresso científico, os valores da Era da Razão e da Revolução Industrial foram projetados para o genial matemático que desvendou as leis do movimento planetário. Parecia inconcebível que ele pudesse estar contaminado com a superstição medieval da astrologia. Como a paixão de Isaac Newton por alquimia e teologia, essa aberração foi mais bem encoberta ou, como aconteceu no caso de Kepler, distorcida da verdade. A famosa metáfora de Kepler, que compara a astrologia à “filha tola” da “mãe sábia” (astronomia), tem sido frequentemente citada como evidência de sua descrença. Visto no contexto, no entanto, a filha tola representa um estilo particular de astrologia – astrologia popular – que não era do gosto de Kepler. Ele sempre teve o cuidado de distinguir sua visão reverencial das harmonias celestes das práticas dos astrólogos de bastidores e dos criadores de almanaques “que preferem se envolver em delírios loucos com as massas sem instrução”.

Então, Kepler era, sem dúvida, um astrólogo – mas ele não fazia acepção de tradição astrológica. Suas ideias parecem radicais até mesmo pelos padrões da astrologia tradicional hoje em dia. Para começar, ele descartava o uso das 12 casas. Embora aceitasse que os ângulos eram importantes, ele não via justificativa para a divisão convencional de casas. “Demonstre as casas antigas para mim”, escreveu ele a um de seus correspondentes, “Explique seu número; prove que não pode haver nem menos nem mais … mostre-me exemplos indubitáveis ​​e notáveis ​​de sua influência”.

Ele chegou a ponto de questionar a validade dos signos do zodíaco, argumentando que eles eram derivados do raciocínio humano e da conveniência aritmética, em vez de qualquer divisão natural dos céus.  Ele não tinha tempo para esquemas elaborados de governo de signos planetários e não via razão para que alguns planetas fossem classificados como benéficos e outros como maléficos.

Kepler não deixou nenhuma convenção astrológica incontestada. Seu rigoroso questionamento sugere uma reforma massiva da astrologia, numa escala que Ken Negus comparou à reforma que Martinho Lutero provocou na Igreja. A grande tentativa de Kepler de limpar a astrologia parece ecoar a katharsis pitagórica – uma purificação frenética da alma empreendida para restaurar a harmonia divina. Mais prosaicamente, deve ser visto no contexto das mudanças monumentais que ocorrem na astronomia teórica durante os séculos XVI e XVII. As antigas doutrinas aristotélicas que deram à astrologia alguma medida de credibilidade científica estavam desmoronando rapidamente. Copérnico havia deslocado a Terra do centro do universo; Tycho provara que os céus “imutáveis” estavam sujeitos a mudanças quando novas estrelas incendiavam o céu; O telescópio de Galileu havia aberto dimensões não sonhadas por Ptolomeu; O próprio Kepler havia quebrado os movimentos serenos e circulares das órbitas planetárias para sempre. Ele sentiu que a astrologia teria que se ajustar à nova astronomia se quisesse acompanhar a marcha da ciência.

A chave para a reforma proposta por Kepler é sua abordagem aos aspectos. A astrologia tradicional reconhece cinco relacionamentos significativos, baseados na divisão de doze dos signos do zodíaco.

Ptolomeu ensinou que seu significado foi derivado por analogia com as proporções da escala musical. [10] A conjunção é equivalente às mesmas duas notas tocadas em uníssono. A oposição divide o círculo na proporção 1: 2, que corresponde à oitava. O sêxtil (5: 6) corresponde a um terço menor, o quadrado (3: 4) a um quarto perfeito e o trígono (2: 3) a um quinto perfeito.

Ao colocar menos ênfase nos signos do zodíaco, no entanto, Kepler estava livre para explorar relações de aspecto adicionais em sua busca da síntese pitagórica da música, geometria e astronomia.

Os novos aspectos de Kepler foram baseados na teoria harmônica e fundamentados na observação empírica dos efeitos astrológicos. A partir de seu estudo de longo prazo das condições meteorológicas correlacionadas com os ângulos planetários e da análise detalhada de sua coleção de 800 mapas de nascimento, Kepler concluiu que quando os planetas formaram ângulos equivalentes a relações harmônicas particulares, foi criada uma ressonância, tanto na alma arquetípica da Terra “e nas almas dos indivíduos nascidos sob essas configurações. Ele considerou essa “marca celestel” mais importante que a ênfase tradicional em signos e casas: “no poder vital do ser humano que é inflamado no nascimento brilha aquela imagem lembrada …”

A impressão geométrica harmônica constitui “a música que impele o ouvinte a dançar”, à medida que os movimentos dos planetas, por trânsito e direção, ecoam e repercutem o tema natal.

Além dos aspectos ptolomaicos, Kepler propôs o quintil (72 °), o quintil binário (144 °) e o sesqui-quadratura (135 °). Estendendo a analogia da escala musical, o quintil é equivalente a um intervalo de um terço maior (4: 5), o sesqui-quadrado a um sexto menor (5: 8) e o quintil a um sexto maior (3: 5).

Kepler by Max Caspar, translated by C. Doris Hellman (Collier-Mac, 1962)

Joscelyn Godwin: Harmonies of Heaven and Earth (Thames and Hudson 1987), p.130

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