ANA
ASTROLOGIA CLÁSSICA
& VIDA MODERNA
Segundo Guido Bonatti, no livro 3 da obra Liber Astronomiae, há certos lugares onde os planetas se fortalecem e se tornam poderosos, e certos lugares onde se tornam fracos, e certos lugares onde se tornam bons e afortunados. 

Os locais em que se tornam fortes e afortunados são os seguintes: quando estão em aspecto com planetas benéficos, e nos aspectos de trígono, sextil ou mesmo quadratura, especialmente se o aspecto ocorrer com recepção, pois então se tornam afortunados, mesmo que sejam maléficos.

Isso também ocorre quando estão em locais onde os planetas maléficos estão distantes deles, de modo que não estão conjuntos aos maléficos, nem os maléficos a eles. E também ocorre quando estão separados das influências desafortunadas e unidos às influências afortunadas, ou quando estão entre dois planetas afortunados, ou ainda entre os raios de dois planetas afortunados.

E [eles são fortalecidos e tornam-se afortunados] quando estão no aspecto com o Sol por trígono ou sextil, ou com a Lua por trígono ou sextil, e ela própria está afortunada. E [eles são fortalecidos e tornam-se afortunados] quando estão rápidos em seu curso, aumentando em luz e número.

E [eles são fortalecidos e tornam-se afortunados] quando estão em suas próprias dignidades, isto é, em seus domicílios, exaltações, termos, triplicidades ou faces; ou quando estão nas semelhanças mencionadas anteriormente, ou seja, um planeta masculino em um signo masculino e um planeta feminino em um signo feminino, um planeta diurno acima da Terra durante o dia e, à noite, abaixo da Terra, e vice-versa.
Ou quando estão recebidos em suas dignidades, ou em graus brilhantes; e quando estão ascendendo ao norte, ou ascendendo nos círculos de suas próprias órbitas; e quando estão diretos, ou em sua própria segunda estação, ou quando estão saindo dos raios do Sol.

Na próxima postagem trarei o que ele considera como perda de poder para o planeta ou luminar.

#astrologia #astrologiaclassica #astrologiatradicional #anarodrigues_astrologa #cursodeastrologia
Segundo Guido Bonatti, no livro 3 da obra Liber Astronomiae, há certos lugares onde os planetas se fortalecem e se tornam poderosos, e certos lugares onde se tornam fracos, e certos lugares onde se tornam bons e afortunados. Os locais em que se tornam fortes e afortunados são os seguintes: quando estão em aspecto com planetas benéficos, e nos aspectos de trígono, sextil ou mesmo quadratura, especialmente se o aspecto ocorrer com recepção, pois então se tornam afortunados, mesmo que sejam maléficos. Isso também ocorre quando estão em locais onde os planetas maléficos estão distantes deles, de modo que não estão conjuntos aos maléficos, nem os maléficos a eles. E também ocorre quando estão separados das influências desafortunadas e unidos às influências afortunadas, ou quando estão entre dois planetas afortunados, ou ainda entre os raios de dois planetas afortunados. E [eles são fortalecidos e tornam-se afortunados] quando estão no aspecto com o Sol por trígono ou sextil, ou com a Lua por trígono ou sextil, e ela própria está afortunada. E [eles são fortalecidos e tornam-se afortunados] quando estão rápidos em seu curso, aumentando em luz e número. E [eles são fortalecidos e tornam-se afortunados] quando estão em suas próprias dignidades, isto é, em seus domicílios, exaltações, termos, triplicidades ou faces; ou quando estão nas semelhanças mencionadas anteriormente, ou seja, um planeta masculino em um signo masculino e um planeta feminino em um signo feminino, um planeta diurno acima da Terra durante o dia e, à noite, abaixo da Terra, e vice-versa. Ou quando estão recebidos em suas dignidades, ou em graus brilhantes; e quando estão ascendendo ao norte, ou ascendendo nos círculos de suas próprias órbitas; e quando estão diretos, ou em sua própria segunda estação, ou quando estão saindo dos raios do Sol. Na próxima postagem trarei o que ele considera como perda de poder para o planeta ou luminar. #astrologia #astrologiaclassica #astrologiatradicional #anarodrigues_astrologa #cursodeastrologia
5 dias ago
View on Instagram |
1/4
2025 para Libra.
Considere que é avaliação global, sem considerar as posições dos planetas em sua carta natal.

#astrologia
#astrologiaclassica
#anarodrigues_astrologa
#ascendentelibra
2025 para Libra. Considere que é avaliação global, sem considerar as posições dos planetas em sua carta natal. #astrologia #astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa #ascendentelibra
7 dias ago
View on Instagram |
2/4
2025 para Touro.
Considere que é avaliação global, sem considerar as posições dos planetas em sua carta natal.

#astrologia
#astrologiaclassica
#anarodrigues_astrologa
#ascendentetouro
2025 para Touro. Considere que é avaliação global, sem considerar as posições dos planetas em sua carta natal. #astrologia #astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa #ascendentetouro
7 dias ago
View on Instagram |
3/4
2025 para Peixes.
Considere que é avaliação global, sem considerar as posições dos planetas em sua carta natal.

#astrologia
#astrologiaclassica
#anarodrigues_astrologa
#ascendentepeixes
2025 para Peixes. Considere que é avaliação global, sem considerar as posições dos planetas em sua carta natal. #astrologia #astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa #ascendentepeixes
1 semana ago
View on Instagram |
4/4

Search

Em um gráfico, a sétima casa representa a seção do céu que está mais perto do horizonte ocidental – o lugar onde o Sol, a Lua e os planetas se põem. É chamada uma casa angular, e como um dos quatro ângulos, é automaticamente poderosa.

O principal tema da sétima casa de uma carta astrológica é o casamento, ou parceria / associação.

Julius Firmicus Maternus ,séc IV ec utilizava a palavra “coniunx” para defini-la. Esta é a palavra em latim para conjuge, por significar “unir”, “juntar”. A casa sete nos fornece muitas informações sobre um parceiro. Desde as características físicas determiandas pelo signo, seu senhor e planetas na casa, até outras relações do parceiro, lidando com as casas derivadas. de onde podemos extrair informações sobre sua família, condição de posses, relações anteriores, condições profissionais, e muito mais.

Mas há outros tipos de uniões podem se definidas na casa sete, como por exemplo uma sociedade de negócios. Neste sentido, Vettius Valens nos dá algumas definições interessantes:

“Os benéficos neste local e o senhor do Ascendente ou do Lot da Fortuna indicam coisas boas para o nativo: heranças, aquisição repentina de outras propriedades e benefícios de uma morte. Se os benéficos não estão em seus próprios lugares, os homens são menos prósperos, mas não atingidos pela pobreza. e continua…”

Vettius Valens

Há ainda outros signifcados para a sétima casa, dada pelos antigos astrólogos. A associavam ao inimigo, à morte. Especialmente estas características lhe eram atribuídas pelo fato da sétima casa ser oposta ao ascendente, que significa o nativo.

Marcus Manilius (séc I Ec) em Astronomica, acreditava que o aspecto de 180 ° (oposição) era inerentemente negativo, quando nenhuma oposição seria mais negativa do que a oposição do Descendente ao Ascendente.

A 7ª casa, representando todo mundo que não é o nativo, se concentra automaticamente nas questões “o outro”, “seu oponente”, “seus inimigos declarados”.

Assim, quando na sétima casa se encontra os maléficos é tido como probabilidade de inimizades, ou mesmo adversidades, e ainda separações.

Vettius Valens na continuação de suas definições sobre a casa sete diz:

“… Se os maléficos estiverem neste Lugar e governarem o Lot ou o Ascendente, e estiverem em suas faces adequadas, a vida do nativo estará sujeita a altos e baixos, especialmente na velhice, mas ele não estará na pobreza. Ele gastará a renda derivada da calúnia e da maldade. Se os maléficos governarem os lotes, mas não estiverem em suas faces, ou em sua própria seita, o nativo levará uma velhice miserável; e continua…., “

Vettius Valens

De qualquer maneira, livrando-nos dos aforismos que têm vínculo com o estilo de vida da época, podemos extrair boas lições da casa 7. O senhor da casa 7 pode mostrar uma maneira de lidar com os argumentos em curso, pode nos indicar maneiras mais adequadas para lidar com as promessas menos favoráveis, diminuindo conscientemente as vulnerabilidades.

Fontes:

Antologies – Vettius Valens – Book II – Tradução de Mark Rilley
Astronomica – Marcus Manillius – Tradução de Thomas Creech, Edward Sherburne, Alfred Edward Housman, George Patrick Goold
Matheseos Libri VIII – Julius Firmicus Maternus =- Tradução de Jean Rhys Bram

Leave a Comment