ANA
ASTROLOGIA CLÁSSICA
& VIDA MODERNA
Hoje me deparei com uma dúvida de um aluno que estava lendo a Antologia de Valens e se sentiu perplexo com uma técnica apresentada no livro IV. Ele não conseguia identificar aquela técnica e os termos utilizados estavam confundindo-o.

A Antologia de Valens não é uma leitura superficial, mas com familiaridade com a linguagem astrológica, é possível reconhecer facilmente o tema.

No texto, Vettius Valens introduz alguns conceitos e recursos que podem esclarecer a técnica da Profecção. Era sobre Profecção que ele estava se referindo!

Entretanto, não se preocupe se não encontrar o termo “Profecção” explicitamente na Antologia. Valens simplesmente a descreve como “transmissões”.

Ele começa mencionando outras duas profecções que, para ele, são tão ou mais importantes do que a do ascendente. Valens afirma que se um planeta luminar na carta natal estiver em uma casa angular, especialmente o luminar da seita (Sol para mapas diurnos e Lua para os noturnos), ele tem influência sobre toda a vida do nativo, sugerindo assim a verificação da profecção.

Seguindo a regra básica de profecção (um signo por ano de vida), podemos identificar várias profecções importantes para um período de um ano, não se limitando apenas à do ascendente.

Valens também introduz os termos “transmissor” e “receptor”. O transmissor é o planeta que rege o signo da profecção durante o período. Por exemplo, se a Profecção do ascendente for em Libra, o transmissor seria Vênus. Ele observa que Vênus recebe a transmissão de Mercúrio (regente do período anterior).

O receptor é um planeta que está no signo da Profecção. Em nosso exemplo, qualquer planeta em Libra seria um receptor durante o período de transmissão de Vênus. Valens sugere que, dependendo das condições do receptor, ele pode ser mais significativo para o período do que o próprio transmissor, assumindo assim uma forma de regente do ano. Quando houver mais de um planeta no signo da profecção, eles seguem uma ordem de recepção.

E, é claro, Valens complica ainda mais o assunto ao introduzir a revolução solar, que pode adicionar regentes ao ano.

#astrologia #astrologiaclassica
Hoje me deparei com uma dúvida de um aluno que estava lendo a Antologia de Valens e se sentiu perplexo com uma técnica apresentada no livro IV. Ele não conseguia identificar aquela técnica e os termos utilizados estavam confundindo-o. A Antologia de Valens não é uma leitura superficial, mas com familiaridade com a linguagem astrológica, é possível reconhecer facilmente o tema. No texto, Vettius Valens introduz alguns conceitos e recursos que podem esclarecer a técnica da Profecção. Era sobre Profecção que ele estava se referindo! Entretanto, não se preocupe se não encontrar o termo “Profecção” explicitamente na Antologia. Valens simplesmente a descreve como “transmissões”. Ele começa mencionando outras duas profecções que, para ele, são tão ou mais importantes do que a do ascendente. Valens afirma que se um planeta luminar na carta natal estiver em uma casa angular, especialmente o luminar da seita (Sol para mapas diurnos e Lua para os noturnos), ele tem influência sobre toda a vida do nativo, sugerindo assim a verificação da profecção. Seguindo a regra básica de profecção (um signo por ano de vida), podemos identificar várias profecções importantes para um período de um ano, não se limitando apenas à do ascendente. Valens também introduz os termos “transmissor” e “receptor”. O transmissor é o planeta que rege o signo da profecção durante o período. Por exemplo, se a Profecção do ascendente for em Libra, o transmissor seria Vênus. Ele observa que Vênus recebe a transmissão de Mercúrio (regente do período anterior). O receptor é um planeta que está no signo da Profecção. Em nosso exemplo, qualquer planeta em Libra seria um receptor durante o período de transmissão de Vênus. Valens sugere que, dependendo das condições do receptor, ele pode ser mais significativo para o período do que o próprio transmissor, assumindo assim uma forma de regente do ano. Quando houver mais de um planeta no signo da profecção, eles seguem uma ordem de recepção. E, é claro, Valens complica ainda mais o assunto ao introduzir a revolução solar, que pode adicionar regentes ao ano. #astrologia #astrologiaclassica
3 dias ago
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É realmente comovente testemunhar a situação dos nossos irmãos diante de catástrofes decorrentes das chuvas intensas.

Mas será possível identificar tais eventos por meio da astrologia? A resposta é sim. No entanto, existem recursos bastante específicos para lidar com o tema das chuvas.

Antecipar que as chuvas serão intensas em todo o mundo daqui a 10 anos devido a um trânsito ou eclipse não é uma previsão, tampouco uma profecia. Vivemos em um planeta de diversidade climática, e a longo prazo é quase certo que teremos chuvas intensas em alguma parte do globo.

O ponto de partida são as técnicas da astrologia mundial. Podemos fazer observações precisas nas cartas de lunações, que são técnicas episódicas, abrangendo períodos curtos e calculadas para regiões específicas, ou nas cartas de ingresso. A quantidade de cartas necessárias varia de acordo com o ascendente no Ingresso do Sol em Áries.

Nessas cartas, podemos observar os seguintes aspectos relacionados às chuvas:

Aberturas de portais - aspectos ou conjunções entre planetas inferiores e superiores que têm domicílios opostos (Vênus - Marte, Lua - Saturno, Sol - Saturno, Mercúrio - Júpiter)
Conjunções ou aspectos entre Lua e Júpiter, que indicam aumento das águas
Observação da Parte Árabe das chuvas, as condições do seu regente e sua posição por casa.
Além desses pontos, é possível observar trânsitos específicos para a carta de ingresso, ou eclipses na região. 

Na carta de ingresso do Sol em Áries 2024, duas das condições acima mencionadas aparecem: a quadratura entre Lua e Júpiter e o Lote das Chuvas na casa 6 (infraestrutura). Para identificar a região ou direção cardeal, observamos a triplicidade envolvida. Neste caso, a quadratura Lua a Júpiter em Touro (triplicidade da terra - tipicamente do sul de acordo com Ptolomeu).

O ideal é delimitar o campo de ação, buscar uma técnica para uma localidade ou país específico e não depender apenas de trânsitos amplos sem uma referência da carta. Falei sobre a ocorrência de chuvas acima da média e previsões com a carta do ingresso em meu canal do Youtube. 

Este tipo de recurso está disponível no curso de Astrologia Mundial I na plataforma Aprender Astrologia.”
É realmente comovente testemunhar a situação dos nossos irmãos diante de catástrofes decorrentes das chuvas intensas. Mas será possível identificar tais eventos por meio da astrologia? A resposta é sim. No entanto, existem recursos bastante específicos para lidar com o tema das chuvas. Antecipar que as chuvas serão intensas em todo o mundo daqui a 10 anos devido a um trânsito ou eclipse não é uma previsão, tampouco uma profecia. Vivemos em um planeta de diversidade climática, e a longo prazo é quase certo que teremos chuvas intensas em alguma parte do globo. O ponto de partida são as técnicas da astrologia mundial. Podemos fazer observações precisas nas cartas de lunações, que são técnicas episódicas, abrangendo períodos curtos e calculadas para regiões específicas, ou nas cartas de ingresso. A quantidade de cartas necessárias varia de acordo com o ascendente no Ingresso do Sol em Áries. Nessas cartas, podemos observar os seguintes aspectos relacionados às chuvas: Aberturas de portais - aspectos ou conjunções entre planetas inferiores e superiores que têm domicílios opostos (Vênus - Marte, Lua - Saturno, Sol - Saturno, Mercúrio - Júpiter) Conjunções ou aspectos entre Lua e Júpiter, que indicam aumento das águas Observação da Parte Árabe das chuvas, as condições do seu regente e sua posição por casa. Além desses pontos, é possível observar trânsitos específicos para a carta de ingresso, ou eclipses na região. Na carta de ingresso do Sol em Áries 2024, duas das condições acima mencionadas aparecem: a quadratura entre Lua e Júpiter e o Lote das Chuvas na casa 6 (infraestrutura). Para identificar a região ou direção cardeal, observamos a triplicidade envolvida. Neste caso, a quadratura Lua a Júpiter em Touro (triplicidade da terra - tipicamente do sul de acordo com Ptolomeu). O ideal é delimitar o campo de ação, buscar uma técnica para uma localidade ou país específico e não depender apenas de trânsitos amplos sem uma referência da carta. Falei sobre a ocorrência de chuvas acima da média e previsões com a carta do ingresso em meu canal do Youtube. Este tipo de recurso está disponível no curso de Astrologia Mundial I na plataforma Aprender Astrologia.”
5 dias ago
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Para completar o quadro das casas conhecidas como maléficas, na visão de Guido Bonatti.

Adila diz que a oitava casa é a casa do medo e é chamada de casa da morte. Isso ocorre porque é a casa dos aliados dos inimigos públicos, e segue a sétima casa, que está em oposição ao Ascendente. 

E Abu Ali disse que significa trabalho, dor, guerras, aqueles que condenam o nativo, homens belicosos e os clientes dos adversários. E diz que significa um fideicomisso e a administração de um patrimônio, habilidades e inteligência. 

E Zahel diz que a oitava casa alcança o ângulo ocidental e significa a morte e os venenos mortais, e qualquer coisa herdada dos mortos, tudo o que morre, trabalho, tristeza e os aliados dos inimigos ou adversários. 

E Alcabitio diz que significa almaverith, ou seja, tudo o que é herdado dos mortos, isto é, tanto daqueles que não estão relacionados como daqueles que estão relacionados, que os herdeiros devem possuir após a morte destes. E significa o final dos anos de vida após a velhice. 

E Alezdegoz diz que o primeiro senhor da triplicidade da casa da morte significa a morte; o segundo, as coisas antigas; e o terceiro, almaverith, e tudo o que os companheiros de alguém significam. 

E eu concordo com o que os mencionados homens sábios disseram e digo que a oitava casa significa os dotes ou bens das mulheres, ou o número de inimigos ou companheiros. De fato, ele diz que significa usuras. 

Também tem outras significações: os irmãos dos escravos porque é a terceira a partir da sexta; as doenças dos irmãos porque é a sexta a partir da terceira; inimigos, esposas e os companheiros dos escravos da casa porque é a sétima a partir da segunda; a religião e as viagens longas dos inimigos ocultos porque é a nona a partir da décima segunda. E é a profissão e as dignidades dos amigos porque é a décima a partir da décima primeira; e os amigos dos reis porque é a décima primeira a partir da décima; e os inimigos ocultos dos homens religiosos porque é a décima primeira a partir da nona.

#astrologia 
#astrologiaclassica 
#astrologiatradicional 
#anarodrigues_astrologa
Para completar o quadro das casas conhecidas como maléficas, na visão de Guido Bonatti. Adila diz que a oitava casa é a casa do medo e é chamada de casa da morte. Isso ocorre porque é a casa dos aliados dos inimigos públicos, e segue a sétima casa, que está em oposição ao Ascendente. E Abu Ali disse que significa trabalho, dor, guerras, aqueles que condenam o nativo, homens belicosos e os clientes dos adversários. E diz que significa um fideicomisso e a administração de um patrimônio, habilidades e inteligência. E Zahel diz que a oitava casa alcança o ângulo ocidental e significa a morte e os venenos mortais, e qualquer coisa herdada dos mortos, tudo o que morre, trabalho, tristeza e os aliados dos inimigos ou adversários. E Alcabitio diz que significa almaverith, ou seja, tudo o que é herdado dos mortos, isto é, tanto daqueles que não estão relacionados como daqueles que estão relacionados, que os herdeiros devem possuir após a morte destes. E significa o final dos anos de vida após a velhice. E Alezdegoz diz que o primeiro senhor da triplicidade da casa da morte significa a morte; o segundo, as coisas antigas; e o terceiro, almaverith, e tudo o que os companheiros de alguém significam. E eu concordo com o que os mencionados homens sábios disseram e digo que a oitava casa significa os dotes ou bens das mulheres, ou o número de inimigos ou companheiros. De fato, ele diz que significa usuras. Também tem outras significações: os irmãos dos escravos porque é a terceira a partir da sexta; as doenças dos irmãos porque é a sexta a partir da terceira; inimigos, esposas e os companheiros dos escravos da casa porque é a sétima a partir da segunda; a religião e as viagens longas dos inimigos ocultos porque é a nona a partir da décima segunda. E é a profissão e as dignidades dos amigos porque é a décima a partir da décima primeira; e os amigos dos reis porque é a décima primeira a partir da décima; e os inimigos ocultos dos homens religiosos porque é a décima primeira a partir da nona. #astrologia #astrologiaclassica #astrologiatradicional #anarodrigues_astrologa
2 semanas ago
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Estas são as citações de Guido Bonatti sobre a casa XII:

Adila diz que a décima segunda casa significa os inimigos secretos, enganadores e pessoas que odeiam; e significa vacas, cavalos, burros, camelos e todos os animais semelhantes que são montados e similares. Significa insultos, penas, batidas no peito, choros, lamentações, lamúrias e similares, blasfêmias, prisões e malevolências.

E Zahel diz que significa imprudência e maus pensamentos.

E Alcabitio diz que significa trabalhos e más intenções; e significa o final da vida, e o que acontece às mulheres devido à concepção e ao parto (alumbramento), seja bom ou ruim.

E Alezdegoz diz que o primeiro senhor da triplicidade da décima segunda casa significa inimigos. O segundo senhor significa trabalhos. O terceiro significa bestas e rebanhos.

E a décima segunda casa tem estas outras significações: significa o sustento dos amigos porque é a segunda a partir da décima primeira; e os irmãos do rei porque é a terceira a partir da décima; e os pais dos homens religiosos porque é a quarta a partir da nona; e os filhos dos escravos da casa dos inimigos porque é a quinta a partir da oitava. E significa as doenças das esposas, etc., porque é a sexta a partir da sétima; e as esposas e os inimigos dos escravos porque é a sétima a partir da sexta; e a morte dos filhos porque é a oitava a partir da quinta; e a religião e as longas viagens dos pais porque é a nona a partir da quarta; e as profissões dos irmãos porque é a décima a partir da terceira; e os amigos dos escravos da casa porque é a décima primeira a partir da segunda; e os inimigos secretos do nativo ou consultante porque é a décima segunda a partir da primeira.

E encontrei um certo Florentino que deu aos viajantes a décima segunda casa.

Guido Bonatti
Liber Astronomiae Liber II

#astrologia #astrologiaclassica #astrologiatradicional #anarodrigues_astrologa
Estas são as citações de Guido Bonatti sobre a casa XII: Adila diz que a décima segunda casa significa os inimigos secretos, enganadores e pessoas que odeiam; e significa vacas, cavalos, burros, camelos e todos os animais semelhantes que são montados e similares. Significa insultos, penas, batidas no peito, choros, lamentações, lamúrias e similares, blasfêmias, prisões e malevolências. E Zahel diz que significa imprudência e maus pensamentos. E Alcabitio diz que significa trabalhos e más intenções; e significa o final da vida, e o que acontece às mulheres devido à concepção e ao parto (alumbramento), seja bom ou ruim. E Alezdegoz diz que o primeiro senhor da triplicidade da décima segunda casa significa inimigos. O segundo senhor significa trabalhos. O terceiro significa bestas e rebanhos. E a décima segunda casa tem estas outras significações: significa o sustento dos amigos porque é a segunda a partir da décima primeira; e os irmãos do rei porque é a terceira a partir da décima; e os pais dos homens religiosos porque é a quarta a partir da nona; e os filhos dos escravos da casa dos inimigos porque é a quinta a partir da oitava. E significa as doenças das esposas, etc., porque é a sexta a partir da sétima; e as esposas e os inimigos dos escravos porque é a sétima a partir da sexta; e a morte dos filhos porque é a oitava a partir da quinta; e a religião e as longas viagens dos pais porque é a nona a partir da quarta; e as profissões dos irmãos porque é a décima a partir da terceira; e os amigos dos escravos da casa porque é a décima primeira a partir da segunda; e os inimigos secretos do nativo ou consultante porque é a décima segunda a partir da primeira. E encontrei um certo Florentino que deu aos viajantes a décima segunda casa. Guido Bonatti Liber Astronomiae Liber II #astrologia #astrologiaclassica #astrologiatradicional #anarodrigues_astrologa
2 semanas ago
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Quando nos referimos às diferenças entre a Astrologia Ocidental e a Astrologia Indiana, um dos argumentos mais fortes dos astrólogos que praticam a Astrologia Indiana é justamente a de que esta é a verdadeira astrologia, é sagrada, pois foi recomendada por divindades nos Vedas, livro sagrado para os hindus.

Como ponto de partida é importante mencionar que o termo “védico” foi acrescentado ao tema Astrologia com o intuito de associá-la como algo divino, vindo dos deuses, mas que a Astrologia Indiana que se pratica hoje, não foi ensinada nos Vedas.

O termo védico é associado ao período de 4000 AEc, quando os Vedas (coletânea de 4 livros sagrados e dois adendos) eram a forma a base da filosofia de vida indiana. Os livros que compõem os Vedas são:

  • Shiksha (śikṣā): fonética e fonologia (sandhi)
  • Chandas (chandas): métrica
  • Vyakarana (vyākaraṇa): gramática
  • Nirukta (nirukta): etimologia
  • Jyotisha (jyotiṣa): astrologia e astronomia, lidando particularmente com os dias auspiciosos para a realização de sacrifícios.
  • Kalpa (kalpa): rituais

Mas quando buscamos as informações astrológicas no Vedas, no livro Jyotisha Vedanga há pouca menção a temas astrológicos. E as que surgem ao longo do livro, não têm relação com o que é praticado hoje.

A astrologia védica atual é natal, para se idenficar as promessas da vida de um nativo, assim como na Astrologia ocidental. Ao observar os Vedas, vemos que a astrologia praticada naquela época servia especialmente como calendários para toda a sociedade. Ou seja, avaliar caráter, e promessas da vida individual não era um objetivo dos Vedas.

Seguindo no fluxo da História, temos os Puranas, outro texto clássico indiano, onde são citados detalhes do mapa natal de Krsna, e em outras obras posteriores, o livro astrológico Bṛhat-parāśara-horā-śāstra que afirmam ser uma revelação pelo vidente védico Parāśara. Estas passagens dos Puranas que também citam o zodíaco, podem ser datadas, pois indicam em seus textos os equinócios iniciando em Áries e Libra.

अष्टम्यां श्रावणे मासे कृष्णपक्षे महातिथौ
रोहिण्यामर्धरात्रे कृष्णः च रामः सुधांशोरुदये तथा
aṣṭamyāṃ śrāvaṇe māse kṛṣṇapakṣe mahātithau
rohiṇyām ardharātre CA sudhāṃśor udaye tathā

“[Kṛṣṇa nasceu] o grande dia: a 8ª fase da parte minguante do mês de Śrāvana. Rohiṇī surgiu com a lua à meia-noite. ”

Na realidade, a parte mais antiga deste trabalho foi escrita a cerca de 1400 anos atrás, e não era conhecido pelos astrólogs indianos até aproximadamente 1980. Outros textos antigos são atribuídos entre eles Varāhamihira e Āryabhaṭa, o Sūryasiddhānta, o Yavanajataka e um texto intitulado Gargasaṃhitā, todos elaborados no séc Iec.

O que percebemos então é que a Astrologia Védica praticada hoje é um mix dos conceitos astrológicos advindos das culturas egípcia, grega e mesopotâmica, do que propriamente dos Vedas.

O que é considerado nos Vedas é a utilização do shatras, posição da lua nas 27 ou 28 mansões lunares, bem como nas fases lunares, eclipses, solstícios e equinócios. Os planetas não tinham nenhum papel, não eram mencionados, os signos do zodíaco tampouco. As observações do céu eram importantes somente para os cultos e sacrifícios, como é declarado expressamente no Vedā Gajyotiṣa, o livro de texto o mais velho na astronomia e no cálculo do calendário.

A QUESTÃO DAS ESTAÇÕES DO ANO

As estações do ano são ignoradas quando se utiliza o zodíaco sideral, o zodíaco que é empregado nos cálculos da Astrologia Védica atual. Uma das críticas mais fortes dos astrólogos védicos atuais aos astrólogos que utilizam o zodíaco tropical, é justamente o fato de seguirmos as estações do ano no zodíaco tropical, e não as constelações do zodíaco. Curiosamente, percebemos uma nítida importância atribuída pelos hindus antigos às datas dos cultos baseados nas estações. Em várias obras antigas da Índia há traços desta importância. Satapathabrāhmaṇa 6.7.1.18 diz que o ano é baseado nas estações. De acordo com Aitareyabrāhmaṇa, o solstício de verão é o ponto médio do ano. O texto descreve um método para determinar a data do Solstício por observações do Sol. Em ambos os solstícios foram citados como momentos de sacrifícios oferecidos aos deuses. O livro de texto astronômico mais antigos da India, Vedā, Gajyotiṣa ensina que o começo do mês de māgha coincide idealmente com o Solstício do inverno e uma Lua nova no começo da mansão lunar O dhaniṣṭhā.

Controversamente, o fato do zodáico tropical aparecer nas escrituras sagradas indianas leva os astrólogos contemporâneos utilizadores das técnicas indianas a reinvindicar que a Astrologia Helenista é que deriva da Indiana. Porém há comprovação história, documentada em inscrições que atestam a criação do zodíaco pelos mesopotâmios. A representação mais conhecida é a de Gilgamesh, Gilgamesh e o Touro do céu (touro). Representações pictóricas mostram o touro com sete pontos acima do pescoço, representando as Pleiades. Em outras representações as Pleiades aparecem no pescoço do touro. O texto astronômico cuneiforme epinnu (Mul. Apin) lista 17 constelações ao longo da eclíptica.
Plínio, o ancião, Historiae Naturae II. 6, os signos do Zodíaco foram introduzidos por Cleostratos de Tenedos, que viveu por volta de 500 AEC. Euctemon menciona pelo menos as constelações Escorpião e Câncer em seu parapegma.
Em textos cuneiformes do século 5 AEC. também aparece o Zodíaco de 12 signos iguais de 30 ° cada. Este zodíaco foi usado nas teorias matemáticas de órbitas planetárias e no cálculo de efemérides, que começou a ser desenvolvida neste momento.

Se a Astrologia Védica atual não é a mesma praticada nos Vedas, o que ela pode nos fornecer em termos de estudo?

O sistema de previsões védicos contemporâneos são bastante apurados, devido a uitlização de várias maneiras de cronometrar o tempo, e estudar os ciclos.
A Ideia dos Shatras ou ocidentalmente Mansões lunares, que também tem semelhante visão da China, e onde descortinamos uma maneira diferente de observar o zodíaco.

Para concluir eu diria àquele orientador da reunião que participei:

“Estude, e confronte com a História. Contra os fatos nada se pode fazer.”

Fontes:

Hindu Predictive Astrology Varaha Mihira, Bṛhajjātakam 19.2, translation by N. Chidambaram Iyer,

Dieter Koch’s book:”Kritik der astrologischen Vernunft”

Thompson, Richard L. 2004. Vedic Cosmography and Astronomy.

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