ANA
ASTROLOGIA CLÁSSICA
& VIDA MODERNA
1. O início do trânsito: tensão com Saturno
A entrada de Júpiter em Câncer não é, de imediato, tão próspera nem protetora quanto se esperaria. Isso ocorre porque, logo antes, Saturno ingressou em Áries e começou a lançar seus raios em quadratura ao signo de Câncer. Assim, quando Júpiter entra em Câncer, já se entrelaça com essa tensão.

Apesar de Júpiter estar mais forte por dignidade essencial, o embate com Saturno se manifesta, principalmente em temas ligados à justiça, imigração e tentativas frustradas de pacificação. Exemplos recentes incluem o julgamento sobre a tentativa de golpe no Brasil, a interceptação por Israel de embarcações de ajuda humanitária, e o agravamento das tensões envolvendo imigração nos Estados Unidos.

2. Ocultação de Júpiter pelo Sol: perda de visibilidade e clareza
Entre meados de junho e o início de julho de 2025, Júpiter será ocultado pelo Sol. Durante esse período, sua influência benéfica fica temporariamente “apagada”  É um momento de menor clareza e de maior risco de exageros ou distorções nos discursos e testemunhos em julgamentos, assuntos sobre a imigração e pacificação.

3. A retomada da força: o melhor período do trânsito
Em 1º de setembro de 2025, Saturno retorna ao signo de Peixes, encerrando a quadratura com Júpiter. A partir desse momento, Júpiter transita livre de tensões maiores e passa a conduzir Saturno até fevereiro de 2026.

No entanto, entre novembro de 2025 e março de 2026, Júpiter estará retrógrado — o que indica que poderá expressar seus significados de maneira menos direta, ou de forma mais excêntrica, desviada do esperado. Isso não compromete sua dignidade essencial, mas sugere que sua atuação em temas como proteção, justiça e conciliação pode ocorrer por meios não convencionais ou com interlocutores pouco usuais.

Por isso, o período mais favorável deste trânsito — quando Júpiter estará direto, exaltado e livre de aspectos desafiadores — ocorre entre setembro, outubro e o início de novembro de 2025, oferecendo as melhores condições para expansão, estabilidade e benefício.
1. O início do trânsito: tensão com Saturno A entrada de Júpiter em Câncer não é, de imediato, tão próspera nem protetora quanto se esperaria. Isso ocorre porque, logo antes, Saturno ingressou em Áries e começou a lançar seus raios em quadratura ao signo de Câncer. Assim, quando Júpiter entra em Câncer, já se entrelaça com essa tensão. Apesar de Júpiter estar mais forte por dignidade essencial, o embate com Saturno se manifesta, principalmente em temas ligados à justiça, imigração e tentativas frustradas de pacificação. Exemplos recentes incluem o julgamento sobre a tentativa de golpe no Brasil, a interceptação por Israel de embarcações de ajuda humanitária, e o agravamento das tensões envolvendo imigração nos Estados Unidos. 2. Ocultação de Júpiter pelo Sol: perda de visibilidade e clareza Entre meados de junho e o início de julho de 2025, Júpiter será ocultado pelo Sol. Durante esse período, sua influência benéfica fica temporariamente “apagada” É um momento de menor clareza e de maior risco de exageros ou distorções nos discursos e testemunhos em julgamentos, assuntos sobre a imigração e pacificação. 3. A retomada da força: o melhor período do trânsito Em 1º de setembro de 2025, Saturno retorna ao signo de Peixes, encerrando a quadratura com Júpiter. A partir desse momento, Júpiter transita livre de tensões maiores e passa a conduzir Saturno até fevereiro de 2026. No entanto, entre novembro de 2025 e março de 2026, Júpiter estará retrógrado — o que indica que poderá expressar seus significados de maneira menos direta, ou de forma mais excêntrica, desviada do esperado. Isso não compromete sua dignidade essencial, mas sugere que sua atuação em temas como proteção, justiça e conciliação pode ocorrer por meios não convencionais ou com interlocutores pouco usuais. Por isso, o período mais favorável deste trânsito — quando Júpiter estará direto, exaltado e livre de aspectos desafiadores — ocorre entre setembro, outubro e o início de novembro de 2025, oferecendo as melhores condições para expansão, estabilidade e benefício.
5 dias ago
View on Instagram |
1/4
Abū Maʿshar e as etapas preliminares na Revolução do Ano

Antes mesmo de começar a análise da revolução solar em si, Abū Maʿshar recomenda algumas observações preliminares que ajudam a traçar o pano de fundo do ano.

Já comentei por aqui sobre duas delas:

A importância do regente da profecção anual (planeta ou luminar com domínio no signo da profecção), que assume a regência geral do ano — independentemente do ascendente da revolução solar.

E a análise das condições da Lua, que tem peso equivalente ao regente do ascendente nesse tipo de julgamento.

Hoje quero destacar uma terceira:

Observar os quadrantes da carta da revolução solar.
Assim como usamos os quadrantes na carta natal, também podemos aplicá-los para dividir o ano em quatro partes e investigar a concentração de eventos em cada um deles.

Do Ascendente para o Meio do Céu os primeiros três meses, do MC até o Descendente os três meses seguintes, e assim por diante.

Um quadrante mais carregado pode indicar um período do ano mais ativo ou crucial.

Um mapa equilibrado sugere uma distribuição mais uniforme dos acontecimentos ao longo dos meses.

Abū Maʿshar não detalha esse método, mas ele parece funcionar como uma previsão do ritmo anual, uma forma de antecipar quando certos eventos tendem a acontecer.

Dica extra: observe os aspectos aplicativos, pois sinalizam eventos que ainda estão por vir. Já os separativos indicam situações que ficaram para trás.

Uma leitura cuidadosa dessas indicações preliminares pode fazer toda a diferença na sua interpretação da revolução solar!

#astrologia #astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa
Abū Maʿshar e as etapas preliminares na Revolução do Ano Antes mesmo de começar a análise da revolução solar em si, Abū Maʿshar recomenda algumas observações preliminares que ajudam a traçar o pano de fundo do ano. Já comentei por aqui sobre duas delas: A importância do regente da profecção anual (planeta ou luminar com domínio no signo da profecção), que assume a regência geral do ano — independentemente do ascendente da revolução solar. E a análise das condições da Lua, que tem peso equivalente ao regente do ascendente nesse tipo de julgamento. Hoje quero destacar uma terceira: Observar os quadrantes da carta da revolução solar. Assim como usamos os quadrantes na carta natal, também podemos aplicá-los para dividir o ano em quatro partes e investigar a concentração de eventos em cada um deles. Do Ascendente para o Meio do Céu os primeiros três meses, do MC até o Descendente os três meses seguintes, e assim por diante. Um quadrante mais carregado pode indicar um período do ano mais ativo ou crucial. Um mapa equilibrado sugere uma distribuição mais uniforme dos acontecimentos ao longo dos meses. Abū Maʿshar não detalha esse método, mas ele parece funcionar como uma previsão do ritmo anual, uma forma de antecipar quando certos eventos tendem a acontecer. Dica extra: observe os aspectos aplicativos, pois sinalizam eventos que ainda estão por vir. Já os separativos indicam situações que ficaram para trás. Uma leitura cuidadosa dessas indicações preliminares pode fazer toda a diferença na sua interpretação da revolução solar! #astrologia #astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa
2 semanas ago
View on Instagram |
2/4
1) Saturno em queda: o velho fora de seu trono

Segundo os mestres antigos, a queda (ḥuṭūṭ) é uma das maiores debilidades que um planeta pode sofrer. Em Áries, Saturno está no signo oposto à sua exaltação (Libra) — e por isso, perde nobreza, prudência e o senso de tempo. Abū Maʿshar nos lembra que um planeta em queda age como alguém expulso de sua dignidade. Na vida prática, isso se manifesta como dureza sem direção, disciplina forçada, impaciência e atitude improvisada e coercitiva, além de uma séries de situações impostas. Nada amadurece à força, e é disto que precisamos lembrar.

2) Saturno sob o governo de Marte: o pequeno maléfico conduz o grande

Um planeta no signo de outro está sujeito ao seu domínio. Aqui, Saturno está sob o comando de Marte, o pequeno maléfico — e portanto, suas obras ganham o tom do calor, da urgência e do confronto. O senhor do tempo se torna instrumento da vontade marciana: corta, fere, divide. Especial atenção aos períodos em que Marte transitar signos de fogo ou ar: aí, o calor se acende, a severidade ganha velocidade, e as decisões tornam-se abruptas. Saturno perde o ritmo lento que lhe é natural e se torna executor da pressa e da disputa.

3) O retorno a Peixes: um interlúdio aquático (set/25 – fev/26)

Saturno volta temporariamente a Peixes entre setembro de 2025 e fevereiro de 2026. Esse breve retorno ao signo de Júpiter amortece sua dureza. A matéria se dissolve, os limites se tornam mais fluidos, e as lições voltam a tocar o campo sensível e místico. Para quem souber ler os sinais, este será um tempo para retomar promessas, ajustar compromissos e realinhar intenções antes da segunda entrada definitiva em Áries. A pausa do mar antes do novo campo de batalha.

“Quando o superior está sob o domínio do inferior, é como o rei que serve ao soldado — e isso inverte o curso natural das coisas.”

#astrologia #astrologiatradicional #astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa
1) Saturno em queda: o velho fora de seu trono Segundo os mestres antigos, a queda (ḥuṭūṭ) é uma das maiores debilidades que um planeta pode sofrer. Em Áries, Saturno está no signo oposto à sua exaltação (Libra) — e por isso, perde nobreza, prudência e o senso de tempo. Abū Maʿshar nos lembra que um planeta em queda age como alguém expulso de sua dignidade. Na vida prática, isso se manifesta como dureza sem direção, disciplina forçada, impaciência e atitude improvisada e coercitiva, além de uma séries de situações impostas. Nada amadurece à força, e é disto que precisamos lembrar. 2) Saturno sob o governo de Marte: o pequeno maléfico conduz o grande Um planeta no signo de outro está sujeito ao seu domínio. Aqui, Saturno está sob o comando de Marte, o pequeno maléfico — e portanto, suas obras ganham o tom do calor, da urgência e do confronto. O senhor do tempo se torna instrumento da vontade marciana: corta, fere, divide. Especial atenção aos períodos em que Marte transitar signos de fogo ou ar: aí, o calor se acende, a severidade ganha velocidade, e as decisões tornam-se abruptas. Saturno perde o ritmo lento que lhe é natural e se torna executor da pressa e da disputa. 3) O retorno a Peixes: um interlúdio aquático (set/25 – fev/26) Saturno volta temporariamente a Peixes entre setembro de 2025 e fevereiro de 2026. Esse breve retorno ao signo de Júpiter amortece sua dureza. A matéria se dissolve, os limites se tornam mais fluidos, e as lições voltam a tocar o campo sensível e místico. Para quem souber ler os sinais, este será um tempo para retomar promessas, ajustar compromissos e realinhar intenções antes da segunda entrada definitiva em Áries. A pausa do mar antes do novo campo de batalha. “Quando o superior está sob o domínio do inferior, é como o rei que serve ao soldado — e isso inverte o curso natural das coisas.” #astrologia #astrologiatradicional #astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa
3 semanas ago
View on Instagram |
3/4
Uma forma simples de avaliar a qualidade da Revolução Solar é observar a condição da Lua.

Segundo Abū Maʿshar, a Lua tem o mesmo poder que o Ascendente do ano — ela representa o corpo, o estado emocional, os ritmos e os movimentos da vida ao longo daquele período.

Quando a Lua está em um signo apropriado e bem dignificada (por posição, aspecto ou recepção), isso favorece o desenvolvimento de tudo o que se iniciar durante o ano. Mas, quando está aflita, indica inseguranças, angústias e obstáculos — conforme a natureza do planeta que a aflige.

Veja alguns exemplos de aspectos desafiadores com a Lua na Revolução:

– Marte: conflitos, tensões, acidentes, irritação, cortes, feridas, situações apressadas ou perigosas.

– Saturno: medos, isolamento, tristeza, doenças crônicas ou problemas ligados a figuras de autoridade mais velhas.

– Júpiter: frustrações com questões jurídicas, religiosas ou acadêmicas, expectativas elevadas

– Sol: abalos na vitalidade, desgaste físico ou emocional, atritos com chefes, pais ou figuras centrais.

– Vênus: decepções amorosas, questões financeiras, indulgência, tensões nas relações afetivas ou sociais.

– Mercúrio: instabilidade mental, problemas com contratos, comunicações, documentos.

Além disso, o estado da Lua dentro de seu ciclo também importa. Por exemplo, uma Lua fora de curso indica um ano com menor capacidade de ação ou mudança. Os assuntos seguem em continuidade, sem muitos avanços ou resultados concretos.

Naturalmente, essa é apenas uma abordagem preliminar. Para uma leitura completa da Revolução Solar, é essencial analisar o conjunto: Ascendente, senhor do ano (cronocrátor), planetas angulares, aspectos principais e as direções do nativo.

#anarodrigues_astrologa #astrologiatradicional #astrologiaclassica #astrologia #revoluçãosolar
Uma forma simples de avaliar a qualidade da Revolução Solar é observar a condição da Lua. Segundo Abū Maʿshar, a Lua tem o mesmo poder que o Ascendente do ano — ela representa o corpo, o estado emocional, os ritmos e os movimentos da vida ao longo daquele período. Quando a Lua está em um signo apropriado e bem dignificada (por posição, aspecto ou recepção), isso favorece o desenvolvimento de tudo o que se iniciar durante o ano. Mas, quando está aflita, indica inseguranças, angústias e obstáculos — conforme a natureza do planeta que a aflige. Veja alguns exemplos de aspectos desafiadores com a Lua na Revolução: – Marte: conflitos, tensões, acidentes, irritação, cortes, feridas, situações apressadas ou perigosas. – Saturno: medos, isolamento, tristeza, doenças crônicas ou problemas ligados a figuras de autoridade mais velhas. – Júpiter: frustrações com questões jurídicas, religiosas ou acadêmicas, expectativas elevadas – Sol: abalos na vitalidade, desgaste físico ou emocional, atritos com chefes, pais ou figuras centrais. – Vênus: decepções amorosas, questões financeiras, indulgência, tensões nas relações afetivas ou sociais. – Mercúrio: instabilidade mental, problemas com contratos, comunicações, documentos. Além disso, o estado da Lua dentro de seu ciclo também importa. Por exemplo, uma Lua fora de curso indica um ano com menor capacidade de ação ou mudança. Os assuntos seguem em continuidade, sem muitos avanços ou resultados concretos. Naturalmente, essa é apenas uma abordagem preliminar. Para uma leitura completa da Revolução Solar, é essencial analisar o conjunto: Ascendente, senhor do ano (cronocrátor), planetas angulares, aspectos principais e as direções do nativo. #anarodrigues_astrologa #astrologiatradicional #astrologiaclassica #astrologia #revoluçãosolar
4 semanas ago
View on Instagram |
4/4

Search

Quando nos referimos às diferenças entre a Astrologia Ocidental e a Astrologia Indiana, um dos argumentos mais fortes dos astrólogos que praticam a Astrologia Indiana é justamente a de que esta é a verdadeira astrologia, é sagrada, pois foi recomendada por divindades nos Vedas, livro sagrado para os hindus.

Como ponto de partida é importante mencionar que o termo “védico” foi acrescentado ao tema Astrologia com o intuito de associá-la como algo divino, vindo dos deuses, mas que a Astrologia Indiana que se pratica hoje, não foi ensinada nos Vedas.

O termo védico é associado ao período de 4000 AEc, quando os Vedas (coletânea de 4 livros sagrados e dois adendos) eram a forma a base da filosofia de vida indiana. Os livros que compõem os Vedas são:

  • Shiksha (śikṣā): fonética e fonologia (sandhi)
  • Chandas (chandas): métrica
  • Vyakarana (vyākaraṇa): gramática
  • Nirukta (nirukta): etimologia
  • Jyotisha (jyotiṣa): astrologia e astronomia, lidando particularmente com os dias auspiciosos para a realização de sacrifícios.
  • Kalpa (kalpa): rituais

Mas quando buscamos as informações astrológicas no Vedas, no livro Jyotisha Vedanga há pouca menção a temas astrológicos. E as que surgem ao longo do livro, não têm relação com o que é praticado hoje.

A astrologia védica atual é natal, para se idenficar as promessas da vida de um nativo, assim como na Astrologia ocidental. Ao observar os Vedas, vemos que a astrologia praticada naquela época servia especialmente como calendários para toda a sociedade. Ou seja, avaliar caráter, e promessas da vida individual não era um objetivo dos Vedas.

Seguindo no fluxo da História, temos os Puranas, outro texto clássico indiano, onde são citados detalhes do mapa natal de Krsna, e em outras obras posteriores, o livro astrológico Bṛhat-parāśara-horā-śāstra que afirmam ser uma revelação pelo vidente védico Parāśara. Estas passagens dos Puranas que também citam o zodíaco, podem ser datadas, pois indicam em seus textos os equinócios iniciando em Áries e Libra.

अष्टम्यां श्रावणे मासे कृष्णपक्षे महातिथौ
रोहिण्यामर्धरात्रे कृष्णः च रामः सुधांशोरुदये तथा
aṣṭamyāṃ śrāvaṇe māse kṛṣṇapakṣe mahātithau
rohiṇyām ardharātre CA sudhāṃśor udaye tathā

“[Kṛṣṇa nasceu] o grande dia: a 8ª fase da parte minguante do mês de Śrāvana. Rohiṇī surgiu com a lua à meia-noite. ”

Na realidade, a parte mais antiga deste trabalho foi escrita a cerca de 1400 anos atrás, e não era conhecido pelos astrólogs indianos até aproximadamente 1980. Outros textos antigos são atribuídos entre eles Varāhamihira e Āryabhaṭa, o Sūryasiddhānta, o Yavanajataka e um texto intitulado Gargasaṃhitā, todos elaborados no séc Iec.

O que percebemos então é que a Astrologia Védica praticada hoje é um mix dos conceitos astrológicos advindos das culturas egípcia, grega e mesopotâmica, do que propriamente dos Vedas.

O que é considerado nos Vedas é a utilização do shatras, posição da lua nas 27 ou 28 mansões lunares, bem como nas fases lunares, eclipses, solstícios e equinócios. Os planetas não tinham nenhum papel, não eram mencionados, os signos do zodíaco tampouco. As observações do céu eram importantes somente para os cultos e sacrifícios, como é declarado expressamente no Vedā Gajyotiṣa, o livro de texto o mais velho na astronomia e no cálculo do calendário.

A QUESTÃO DAS ESTAÇÕES DO ANO

As estações do ano são ignoradas quando se utiliza o zodíaco sideral, o zodíaco que é empregado nos cálculos da Astrologia Védica atual. Uma das críticas mais fortes dos astrólogos védicos atuais aos astrólogos que utilizam o zodíaco tropical, é justamente o fato de seguirmos as estações do ano no zodíaco tropical, e não as constelações do zodíaco. Curiosamente, percebemos uma nítida importância atribuída pelos hindus antigos às datas dos cultos baseados nas estações. Em várias obras antigas da Índia há traços desta importância. Satapathabrāhmaṇa 6.7.1.18 diz que o ano é baseado nas estações. De acordo com Aitareyabrāhmaṇa, o solstício de verão é o ponto médio do ano. O texto descreve um método para determinar a data do Solstício por observações do Sol. Em ambos os solstícios foram citados como momentos de sacrifícios oferecidos aos deuses. O livro de texto astronômico mais antigos da India, Vedā, Gajyotiṣa ensina que o começo do mês de māgha coincide idealmente com o Solstício do inverno e uma Lua nova no começo da mansão lunar O dhaniṣṭhā.

Controversamente, o fato do zodáico tropical aparecer nas escrituras sagradas indianas leva os astrólogos contemporâneos utilizadores das técnicas indianas a reinvindicar que a Astrologia Helenista é que deriva da Indiana. Porém há comprovação história, documentada em inscrições que atestam a criação do zodíaco pelos mesopotâmios. A representação mais conhecida é a de Gilgamesh, Gilgamesh e o Touro do céu (touro). Representações pictóricas mostram o touro com sete pontos acima do pescoço, representando as Pleiades. Em outras representações as Pleiades aparecem no pescoço do touro. O texto astronômico cuneiforme epinnu (Mul. Apin) lista 17 constelações ao longo da eclíptica.
Plínio, o ancião, Historiae Naturae II. 6, os signos do Zodíaco foram introduzidos por Cleostratos de Tenedos, que viveu por volta de 500 AEC. Euctemon menciona pelo menos as constelações Escorpião e Câncer em seu parapegma.
Em textos cuneiformes do século 5 AEC. também aparece o Zodíaco de 12 signos iguais de 30 ° cada. Este zodíaco foi usado nas teorias matemáticas de órbitas planetárias e no cálculo de efemérides, que começou a ser desenvolvida neste momento.

Se a Astrologia Védica atual não é a mesma praticada nos Vedas, o que ela pode nos fornecer em termos de estudo?

O sistema de previsões védicos contemporâneos são bastante apurados, devido a uitlização de várias maneiras de cronometrar o tempo, e estudar os ciclos.
A Ideia dos Shatras ou ocidentalmente Mansões lunares, que também tem semelhante visão da China, e onde descortinamos uma maneira diferente de observar o zodíaco.

Para concluir eu diria àquele orientador da reunião que participei:

“Estude, e confronte com a História. Contra os fatos nada se pode fazer.”

Fontes:

Hindu Predictive Astrology Varaha Mihira, Bṛhajjātakam 19.2, translation by N. Chidambaram Iyer,

Dieter Koch’s book:”Kritik der astrologischen Vernunft”

Thompson, Richard L. 2004. Vedic Cosmography and Astronomy.

Leave a Comment