ANA
ASTROLOGIA CLÁSSICA
& VIDA MODERNA
Abū Maʿshar e as etapas preliminares na Revolução do Ano

Antes mesmo de começar a análise da revolução solar em si, Abū Maʿshar recomenda algumas observações preliminares que ajudam a traçar o pano de fundo do ano.

Já comentei por aqui sobre duas delas:

A importância do regente da profecção anual (planeta ou luminar com domínio no signo da profecção), que assume a regência geral do ano — independentemente do ascendente da revolução solar.

E a análise das condições da Lua, que tem peso equivalente ao regente do ascendente nesse tipo de julgamento.

Hoje quero destacar uma terceira:

Observar os quadrantes da carta da revolução solar.
Assim como usamos os quadrantes na carta natal, também podemos aplicá-los para dividir o ano em quatro partes e investigar a concentração de eventos em cada um deles.

Do Ascendente para o Meio do Céu os primeiros três meses, do MC até o Descendente os três meses seguintes, e assim por diante.

Um quadrante mais carregado pode indicar um período do ano mais ativo ou crucial.

Um mapa equilibrado sugere uma distribuição mais uniforme dos acontecimentos ao longo dos meses.

Abū Maʿshar não detalha esse método, mas ele parece funcionar como uma previsão do ritmo anual, uma forma de antecipar quando certos eventos tendem a acontecer.

Dica extra: observe os aspectos aplicativos, pois sinalizam eventos que ainda estão por vir. Já os separativos indicam situações que ficaram para trás.

Uma leitura cuidadosa dessas indicações preliminares pode fazer toda a diferença na sua interpretação da revolução solar!

#astrologia #astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa
Abū Maʿshar e as etapas preliminares na Revolução do Ano Antes mesmo de começar a análise da revolução solar em si, Abū Maʿshar recomenda algumas observações preliminares que ajudam a traçar o pano de fundo do ano. Já comentei por aqui sobre duas delas: A importância do regente da profecção anual (planeta ou luminar com domínio no signo da profecção), que assume a regência geral do ano — independentemente do ascendente da revolução solar. E a análise das condições da Lua, que tem peso equivalente ao regente do ascendente nesse tipo de julgamento. Hoje quero destacar uma terceira: Observar os quadrantes da carta da revolução solar. Assim como usamos os quadrantes na carta natal, também podemos aplicá-los para dividir o ano em quatro partes e investigar a concentração de eventos em cada um deles. Do Ascendente para o Meio do Céu os primeiros três meses, do MC até o Descendente os três meses seguintes, e assim por diante. Um quadrante mais carregado pode indicar um período do ano mais ativo ou crucial. Um mapa equilibrado sugere uma distribuição mais uniforme dos acontecimentos ao longo dos meses. Abū Maʿshar não detalha esse método, mas ele parece funcionar como uma previsão do ritmo anual, uma forma de antecipar quando certos eventos tendem a acontecer. Dica extra: observe os aspectos aplicativos, pois sinalizam eventos que ainda estão por vir. Já os separativos indicam situações que ficaram para trás. Uma leitura cuidadosa dessas indicações preliminares pode fazer toda a diferença na sua interpretação da revolução solar! #astrologia #astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa
6 dias ago
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1) Saturno em queda: o velho fora de seu trono

Segundo os mestres antigos, a queda (ḥuṭūṭ) é uma das maiores debilidades que um planeta pode sofrer. Em Áries, Saturno está no signo oposto à sua exaltação (Libra) — e por isso, perde nobreza, prudência e o senso de tempo. Abū Maʿshar nos lembra que um planeta em queda age como alguém expulso de sua dignidade. Na vida prática, isso se manifesta como dureza sem direção, disciplina forçada, impaciência e atitude improvisada e coercitiva, além de uma séries de situações impostas. Nada amadurece à força, e é disto que precisamos lembrar.

2) Saturno sob o governo de Marte: o pequeno maléfico conduz o grande

Um planeta no signo de outro está sujeito ao seu domínio. Aqui, Saturno está sob o comando de Marte, o pequeno maléfico — e portanto, suas obras ganham o tom do calor, da urgência e do confronto. O senhor do tempo se torna instrumento da vontade marciana: corta, fere, divide. Especial atenção aos períodos em que Marte transitar signos de fogo ou ar: aí, o calor se acende, a severidade ganha velocidade, e as decisões tornam-se abruptas. Saturno perde o ritmo lento que lhe é natural e se torna executor da pressa e da disputa.

3) O retorno a Peixes: um interlúdio aquático (set/25 – fev/26)

Saturno volta temporariamente a Peixes entre setembro de 2025 e fevereiro de 2026. Esse breve retorno ao signo de Júpiter amortece sua dureza. A matéria se dissolve, os limites se tornam mais fluidos, e as lições voltam a tocar o campo sensível e místico. Para quem souber ler os sinais, este será um tempo para retomar promessas, ajustar compromissos e realinhar intenções antes da segunda entrada definitiva em Áries. A pausa do mar antes do novo campo de batalha.

“Quando o superior está sob o domínio do inferior, é como o rei que serve ao soldado — e isso inverte o curso natural das coisas.”

#astrologia #astrologiatradicional #astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa
1) Saturno em queda: o velho fora de seu trono Segundo os mestres antigos, a queda (ḥuṭūṭ) é uma das maiores debilidades que um planeta pode sofrer. Em Áries, Saturno está no signo oposto à sua exaltação (Libra) — e por isso, perde nobreza, prudência e o senso de tempo. Abū Maʿshar nos lembra que um planeta em queda age como alguém expulso de sua dignidade. Na vida prática, isso se manifesta como dureza sem direção, disciplina forçada, impaciência e atitude improvisada e coercitiva, além de uma séries de situações impostas. Nada amadurece à força, e é disto que precisamos lembrar. 2) Saturno sob o governo de Marte: o pequeno maléfico conduz o grande Um planeta no signo de outro está sujeito ao seu domínio. Aqui, Saturno está sob o comando de Marte, o pequeno maléfico — e portanto, suas obras ganham o tom do calor, da urgência e do confronto. O senhor do tempo se torna instrumento da vontade marciana: corta, fere, divide. Especial atenção aos períodos em que Marte transitar signos de fogo ou ar: aí, o calor se acende, a severidade ganha velocidade, e as decisões tornam-se abruptas. Saturno perde o ritmo lento que lhe é natural e se torna executor da pressa e da disputa. 3) O retorno a Peixes: um interlúdio aquático (set/25 – fev/26) Saturno volta temporariamente a Peixes entre setembro de 2025 e fevereiro de 2026. Esse breve retorno ao signo de Júpiter amortece sua dureza. A matéria se dissolve, os limites se tornam mais fluidos, e as lições voltam a tocar o campo sensível e místico. Para quem souber ler os sinais, este será um tempo para retomar promessas, ajustar compromissos e realinhar intenções antes da segunda entrada definitiva em Áries. A pausa do mar antes do novo campo de batalha. “Quando o superior está sob o domínio do inferior, é como o rei que serve ao soldado — e isso inverte o curso natural das coisas.” #astrologia #astrologiatradicional #astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa
2 semanas ago
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Uma forma simples de avaliar a qualidade da Revolução Solar é observar a condição da Lua.

Segundo Abū Maʿshar, a Lua tem o mesmo poder que o Ascendente do ano — ela representa o corpo, o estado emocional, os ritmos e os movimentos da vida ao longo daquele período.

Quando a Lua está em um signo apropriado e bem dignificada (por posição, aspecto ou recepção), isso favorece o desenvolvimento de tudo o que se iniciar durante o ano. Mas, quando está aflita, indica inseguranças, angústias e obstáculos — conforme a natureza do planeta que a aflige.

Veja alguns exemplos de aspectos desafiadores com a Lua na Revolução:

– Marte: conflitos, tensões, acidentes, irritação, cortes, feridas, situações apressadas ou perigosas.

– Saturno: medos, isolamento, tristeza, doenças crônicas ou problemas ligados a figuras de autoridade mais velhas.

– Júpiter: frustrações com questões jurídicas, religiosas ou acadêmicas, expectativas elevadas

– Sol: abalos na vitalidade, desgaste físico ou emocional, atritos com chefes, pais ou figuras centrais.

– Vênus: decepções amorosas, questões financeiras, indulgência, tensões nas relações afetivas ou sociais.

– Mercúrio: instabilidade mental, problemas com contratos, comunicações, documentos.

Além disso, o estado da Lua dentro de seu ciclo também importa. Por exemplo, uma Lua fora de curso indica um ano com menor capacidade de ação ou mudança. Os assuntos seguem em continuidade, sem muitos avanços ou resultados concretos.

Naturalmente, essa é apenas uma abordagem preliminar. Para uma leitura completa da Revolução Solar, é essencial analisar o conjunto: Ascendente, senhor do ano (cronocrátor), planetas angulares, aspectos principais e as direções do nativo.

#anarodrigues_astrologa #astrologiatradicional #astrologiaclassica #astrologia #revoluçãosolar
Uma forma simples de avaliar a qualidade da Revolução Solar é observar a condição da Lua. Segundo Abū Maʿshar, a Lua tem o mesmo poder que o Ascendente do ano — ela representa o corpo, o estado emocional, os ritmos e os movimentos da vida ao longo daquele período. Quando a Lua está em um signo apropriado e bem dignificada (por posição, aspecto ou recepção), isso favorece o desenvolvimento de tudo o que se iniciar durante o ano. Mas, quando está aflita, indica inseguranças, angústias e obstáculos — conforme a natureza do planeta que a aflige. Veja alguns exemplos de aspectos desafiadores com a Lua na Revolução: – Marte: conflitos, tensões, acidentes, irritação, cortes, feridas, situações apressadas ou perigosas. – Saturno: medos, isolamento, tristeza, doenças crônicas ou problemas ligados a figuras de autoridade mais velhas. – Júpiter: frustrações com questões jurídicas, religiosas ou acadêmicas, expectativas elevadas – Sol: abalos na vitalidade, desgaste físico ou emocional, atritos com chefes, pais ou figuras centrais. – Vênus: decepções amorosas, questões financeiras, indulgência, tensões nas relações afetivas ou sociais. – Mercúrio: instabilidade mental, problemas com contratos, comunicações, documentos. Além disso, o estado da Lua dentro de seu ciclo também importa. Por exemplo, uma Lua fora de curso indica um ano com menor capacidade de ação ou mudança. Os assuntos seguem em continuidade, sem muitos avanços ou resultados concretos. Naturalmente, essa é apenas uma abordagem preliminar. Para uma leitura completa da Revolução Solar, é essencial analisar o conjunto: Ascendente, senhor do ano (cronocrátor), planetas angulares, aspectos principais e as direções do nativo. #anarodrigues_astrologa #astrologiatradicional #astrologiaclassica #astrologia #revoluçãosolar
3 semanas ago
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As 3 Luas na astrologia tradicional 

Na astrologia tradicional, a Lua é uma das chaves para entender a vida, o corpo e a alma — mas sua análise vai muito além do signo em que ela estava quando você nasceu.

Autores como Ptolemeu, Doroteu de Sídon e Abū Maʿshar ensinaram que há três momentos lunares fundamentais para julgar a constituição, a vitalidade e o destino de uma pessoa:

1️⃣ A Lua na carta natal

A posição da Lua no momento do nascimento mostra sua natureza corporal e emocional. Ela rege os ritmos do corpo, os hábitos, a imaginação — e é um dos principais indicadores do temperamento, como ensina Doroteus no Carmen Astrologicum.

2️⃣ A syzygia pré-natal (Lua nova ou cheia anterior ao nascimento) 

Esse é o último alinhamento importante entre Sol e Lua antes do nascimento. Para autores antigos, esse ponto marca a origem da alma, o momento em que a influência celeste se prepara para receber o espírito no corpo. Também era usada para observar os sinais da vitalidade e da força vital, como também se vê no Tetrabiblos de Ptolemeu.

3️⃣ A Lua do terceiro dia 

Três dias após o nascimento, vemos se a Lua melhora ou piora de condição: ela faz bons aspectos? entra em signo melhor? Ou enfrenta debilidade? Isso indica como a vida avança após o nascimento — uma técnica ensinada por vários autores da tradição helenística, árabe e persa, como forma de julgar a saúde e os primeiros anos da vida.

Juntas, essas três Luas revelam como o espírito encarna, como o corpo o recebe, e como a vida se desenvolve a partir daí.

Comenta aqui se há conhecia esta abordagem, e se percebe em sua vida estas nuances. 

Fontes: Ptolemeu – Tetrabiblos; Doroteu – Carmen Astrologicum; Abū Maʿshar – O Grande Livro da Introdução à Astrologia.

#astrologiatradicional #mapanatal #anarodrigues_astrologa #astrologiaclassica
As 3 Luas na astrologia tradicional Na astrologia tradicional, a Lua é uma das chaves para entender a vida, o corpo e a alma — mas sua análise vai muito além do signo em que ela estava quando você nasceu. Autores como Ptolemeu, Doroteu de Sídon e Abū Maʿshar ensinaram que há três momentos lunares fundamentais para julgar a constituição, a vitalidade e o destino de uma pessoa: 1️⃣ A Lua na carta natal A posição da Lua no momento do nascimento mostra sua natureza corporal e emocional. Ela rege os ritmos do corpo, os hábitos, a imaginação — e é um dos principais indicadores do temperamento, como ensina Doroteus no Carmen Astrologicum. 2️⃣ A syzygia pré-natal (Lua nova ou cheia anterior ao nascimento) Esse é o último alinhamento importante entre Sol e Lua antes do nascimento. Para autores antigos, esse ponto marca a origem da alma, o momento em que a influência celeste se prepara para receber o espírito no corpo. Também era usada para observar os sinais da vitalidade e da força vital, como também se vê no Tetrabiblos de Ptolemeu. 3️⃣ A Lua do terceiro dia Três dias após o nascimento, vemos se a Lua melhora ou piora de condição: ela faz bons aspectos? entra em signo melhor? Ou enfrenta debilidade? Isso indica como a vida avança após o nascimento — uma técnica ensinada por vários autores da tradição helenística, árabe e persa, como forma de julgar a saúde e os primeiros anos da vida. Juntas, essas três Luas revelam como o espírito encarna, como o corpo o recebe, e como a vida se desenvolve a partir daí. Comenta aqui se há conhecia esta abordagem, e se percebe em sua vida estas nuances. Fontes: Ptolemeu – Tetrabiblos; Doroteu – Carmen Astrologicum; Abū Maʿshar – O Grande Livro da Introdução à Astrologia. #astrologiatradicional #mapanatal #anarodrigues_astrologa #astrologiaclassica
4 semanas ago
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O estudo do mapa astrológico poderia ser dividido em duas metades. As condições do céu e as condições visíveis em uma determinada região da Terra.

Tudo o que se conceitua com a parte celeste da Astrologia diz respeito aos movimentos planetários, dos luminares, e suas condições. Se o planeta nasce antes ou depois do Sol, se está no movimento direto ou retrógrado, se está em aspecto a outro planeta, suas características, temperamento, seita, gênero, tudo isto está em relação à parte celeste da Astrologia.

Porém vivemos em um mundo terrestre, e a visibilidade deste céu, depende de onde estamos, em qual parte do globo terrestre estamos. Neste âmbito entra o conceito de Casas Astrológicas, ou Casas Terrestres, ou ainda Casas Mundanas.

De uma maneira muito simples, as casas astrológicas são a divisão do céu  em 12 partes.

Para que este céu seja dividido usamos dois pontos de referência: A linha do horizonte, e o meridiano. Em suma a esfera terrestre, que se estende para a celeste, tem um eixo vertical, que é o meridiano, e um horizontal, que é o horizonte.

A linha do horizonte tem o objetivo bem claro de nos apontar quais planetas são visíveis no céu. É um ponto de referência para determinação do Sect/Seita do mapa, junto com o Sol.

Outro objetivo da linha do Horizonte é apontar o signo ascendente, o signo zodiacal, situado exatamente no horizonte leste, no momento do nascimento.

Sem estas duas linhas é impossível calcular um mapa astrológico. Podemos fazer uma observação pura do céu, das relações e condições planetárias, mas não um mapa astrológico.

Já a linha do Meridiano aponta para os pontos mais alto e mais baixo, que um planeta pode alcançar em sua trajetória, do ponto de vista terrestre. O planeta nasce no horizonte , se eleva ate´culminar no ponto mais alto, e depois começa decair, e se põe no horizonte oeste.

Todos os planetas e luminares nascem ao leste e se põem, a oeste. A linha do Meridiano marca o Meio do céu (MC) Medium Coeli, o ponto mais alto do planeta no céu, e o Fundo do Céu (FC) Imun Coeli.

O Meio do Céu e o Fundo do Céu marcam o eixo vertical do mapa astrológico. Resumindo, o planeta nasce no horizonte leste, culmina no MC, se põe no horizonte Oeste, chega ao ponto mais baixo de sua trajetória diurnal (FC), e segue para nascer novamente no horizonte leste. Este é o MOVIMENTO PRIMÁRIO, derivado do movimento de rotação da Terra, que tem 24 horas de duração.

Em muitos momentos de sua Antologia, Vettius Valens discursa sobre o significado e nomes das as astrológicas, e durante um ponto onde trata da Profecção, ele lista de forma concisa os significados de cada uma das casas na visão helenista.

Casa 1: Ascendente – Leme, vida, corpo, espírito.

Casa 2: Meios de vida, portão de Hades, /receber, dividir, sombra, dar.

Casa 3: Irmãos, viver no exterior, rainha, autoridade, amigos, parentes, rendimentos, escravos.

Casa 4: Reputação, pai, filhos, cidade natal, lar, propriedades, habitação, o resultado das ações,, mudança de casa, perigo, morte, confinamento, segredos, privacidade.

Casa 5: O lugar dos filhos, amizade, generosidade, liberdade dos escravos, atos beneficentes ou bons.

Casa 6: Dos escravos, injúrias, inimigos, sofrimento, doenças.

Casa 7: Casamento, sucesso, união sexual, amizade,

Casa 8: Morte, lucros dos mortos, casa inativa, punição, fraqueza.

Casa 9: Amizade, viagens, lucros do exterior, ou de estrangeiros, a Casa de Deus, rei, proteção, acobertamento, astrologia, oráculos, a aparência de Deus, divinação, místico.

Casa 10: Os afazeres, o trabalho, reputação, avanço, progresso, filhos, esposa, mãe, mudanças, atividades inovadoras.

Casa 11: Amigos, esperanças, presentes, emancipação dos escravos.

Casa 12: Terras distantes, inimigos, escravos, injúrias, perigo, julgamento, sofrimento, morte, doenças.

Geralmente os significados são os mesmos ao longo da historia da Astrologia, mas alguns autores acrescentam suas próprias visões relativa às casas, e alguns significados podem se alterar.

Fontes:

Tratado das Esferas – Um Guia prático da Tradição Astrológica – /Helena Avelar e Luís Ribeiro – Prisma Edições

Antology – Vettius Valens – Book II

Helenistic Astrology,  The study of fate and fortune – Chris Brennan

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