ANA
ASTROLOGIA CLÁSSICA
& VIDA MODERNA
Na tradição astrológica existem práticas que não se sustentam na lógica clássica. Não se trata de simples proibições, mas de coerência filosófica e ética diante do modo como a astrologia tradicional compreende o destino humano.

1. Relocação do mapa natal
O mapa de nascimento é único, pois corresponde ao instante em que a alma, ao descer pelas esferas planetárias, adentra o mundo terreno em um lugar e tempo determinados. Esse marco é definitivo: nele está inscrita a assinatura da vida pelas águas do destino. Relocar o mapa natal quando a pessoa muda de cidade é, portanto, uma distorção da própria lógica tradicional. Algumas das principais técnicas de cronografia como as profecções e direções, têm como base o ascendente e esse momento inaugural, dependem  e não podem ser reconstruídas em outro lugar. O que pode ser relocado, legitimamente, é a Revolução Solar, pois esta descreve as condições específicas de cada ano e pode, de fato, variar conforme o local onde a pessoa se encontra.

2. Escolha de cidade para o aniversário
A prática de viajar para “melhorar” o mapa da Revolução Solar segue a mesma incongruência. Ao buscar uma cidade que ofereça um mapa mais favorável, cria-se uma confusão conceitual: tenta-se tratar a Revolução Solar como se fosse uma carta eletiva. No entanto, a astrologia natal e a eletiva pertencem a campos distintos, com finalidades e delineamentos próprios. Misturá-los de forma indiscriminada gera uma espécie de bricolagem incoerente, que não respeita a natureza de cada ramo. A Revolução Solar deve ser calculada para o lugar onde a vida efetivamente se desenrola, pois é nesse espaço que os símbolos se concretizam.

A ética da astrologia tradicional, portanto, nos recorda de que o destino não se contorna por expedientes artificiais, mas se revela a partir do tempo e lugar originais do nascimento. O mapa natal é um selo intransferível, e a verdadeira sabedoria consiste em compreender seus símbolos e ritmos, não em buscar atalhos que distorcem sua ordem.

As mudanças vividas não são extraordinárias, são os reflexos do próprio barco da vida. 

O destino é imutável, mas podemos chegar a ele por caminhos variados.
Na tradição astrológica existem práticas que não se sustentam na lógica clássica. Não se trata de simples proibições, mas de coerência filosófica e ética diante do modo como a astrologia tradicional compreende o destino humano. 1. Relocação do mapa natal O mapa de nascimento é único, pois corresponde ao instante em que a alma, ao descer pelas esferas planetárias, adentra o mundo terreno em um lugar e tempo determinados. Esse marco é definitivo: nele está inscrita a assinatura da vida pelas águas do destino. Relocar o mapa natal quando a pessoa muda de cidade é, portanto, uma distorção da própria lógica tradicional. Algumas das principais técnicas de cronografia como as profecções e direções, têm como base o ascendente e esse momento inaugural, dependem e não podem ser reconstruídas em outro lugar. O que pode ser relocado, legitimamente, é a Revolução Solar, pois esta descreve as condições específicas de cada ano e pode, de fato, variar conforme o local onde a pessoa se encontra. 2. Escolha de cidade para o aniversário A prática de viajar para “melhorar” o mapa da Revolução Solar segue a mesma incongruência. Ao buscar uma cidade que ofereça um mapa mais favorável, cria-se uma confusão conceitual: tenta-se tratar a Revolução Solar como se fosse uma carta eletiva. No entanto, a astrologia natal e a eletiva pertencem a campos distintos, com finalidades e delineamentos próprios. Misturá-los de forma indiscriminada gera uma espécie de bricolagem incoerente, que não respeita a natureza de cada ramo. A Revolução Solar deve ser calculada para o lugar onde a vida efetivamente se desenrola, pois é nesse espaço que os símbolos se concretizam. A ética da astrologia tradicional, portanto, nos recorda de que o destino não se contorna por expedientes artificiais, mas se revela a partir do tempo e lugar originais do nascimento. O mapa natal é um selo intransferível, e a verdadeira sabedoria consiste em compreender seus símbolos e ritmos, não em buscar atalhos que distorcem sua ordem. As mudanças vividas não são extraordinárias, são os reflexos do próprio barco da vida. O destino é imutável, mas podemos chegar a ele por caminhos variados.
3 dias ago
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Na astrologia tradicional, duas figuras se destacam quando buscamos compreender a força que governa a vida e o destino de um nativo: o regente do Ascendente e o Almuten Figuris. Embora ambos sejam centrais, eles cumprem papéis distintos.

O Regente do Ascendente
O regente do Ascendente é o planeta que governa o signo que se levanta no horizonte no momento do nascimento. Ele é considerado o significador primário da vida e do corpo. Representa o modo como o nativo se manifesta no mundo, sua vitalidade imediata e a condução básica da vida. Tecnicamente, sua análise leva em conta:

A força essencial do planeta (se está em domicílio, exaltação, detrimento, queda).
A força acidental (posição por casa, movimento, aspectos recebidos).

Na prática, ele mostra “a maneira como a vida é conduzida” e a energia fundamental que permeia o destino.

O Almuten Figuris
Já o Almuten Figuris é um conceito mais amplo. Ele é determinado pelo cálculo da pontuação de dignidades essenciais dos cinco pontos mais vitais do mapa: Ascendente, Sol, Lua, Parte da Fortuna e o grau da conjunção ou oposição precedente (segundo a tradição árabe). O planeta que obtiver maior soma de dignidades é chamado Senhor da Figura.

Na prática, enquanto o regente do Ascendente tem um vínculo direto e evidente com o corpo e a vida física, o Almuten Figuris reflete o governante espiritual e existencial da natividade. Ele é quem possui o maior direito de governo sobre o todo do mapa, sendo um significador de destino, propósito e condução geral da alma.

O regente do Ascendente mostra como a vida se move no plano concreto e corporal. O Almuten Figuris, por outro lado, revela quem, de fato, “manda” no mapa, indicando a direção espiritual e a força interior que orienta o destino. 

#astrologia #astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa
Na astrologia tradicional, duas figuras se destacam quando buscamos compreender a força que governa a vida e o destino de um nativo: o regente do Ascendente e o Almuten Figuris. Embora ambos sejam centrais, eles cumprem papéis distintos. O Regente do Ascendente O regente do Ascendente é o planeta que governa o signo que se levanta no horizonte no momento do nascimento. Ele é considerado o significador primário da vida e do corpo. Representa o modo como o nativo se manifesta no mundo, sua vitalidade imediata e a condução básica da vida. Tecnicamente, sua análise leva em conta: A força essencial do planeta (se está em domicílio, exaltação, detrimento, queda). A força acidental (posição por casa, movimento, aspectos recebidos). Na prática, ele mostra “a maneira como a vida é conduzida” e a energia fundamental que permeia o destino. O Almuten Figuris Já o Almuten Figuris é um conceito mais amplo. Ele é determinado pelo cálculo da pontuação de dignidades essenciais dos cinco pontos mais vitais do mapa: Ascendente, Sol, Lua, Parte da Fortuna e o grau da conjunção ou oposição precedente (segundo a tradição árabe). O planeta que obtiver maior soma de dignidades é chamado Senhor da Figura. Na prática, enquanto o regente do Ascendente tem um vínculo direto e evidente com o corpo e a vida física, o Almuten Figuris reflete o governante espiritual e existencial da natividade. Ele é quem possui o maior direito de governo sobre o todo do mapa, sendo um significador de destino, propósito e condução geral da alma. O regente do Ascendente mostra como a vida se move no plano concreto e corporal. O Almuten Figuris, por outro lado, revela quem, de fato, “manda” no mapa, indicando a direção espiritual e a força interior que orienta o destino. #astrologia #astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa
1 semana ago
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Todo mundo celebrando a conjunção Vênus–Júpiter em Câncer 🌟💧… mas vale lembrar que ela aconteceu com a Lua fora de curso e, logo depois, a Lua ingressando em Áries e se aproximando de Saturno. Nenhum evento celeste é isolado na astrologia.

Esse cenário costuma indicar excessos, precipitações e até problemas ligados à água.

Ontem, um seguidor contou que, no trabalho dele, um reservatório estourou e quase queimou as bombas, e a conjunção ocorreu em trânsito na casa VI. No meu caso, o “mar” veio em forma de papel: um boleto de 20 mil reais caiu na minha conta — e não, não era um presente do céu, e sim erro da empresa. 😅

Nem sempre o brilho vem sem respingos…

#astrología #astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa
Todo mundo celebrando a conjunção Vênus–Júpiter em Câncer 🌟💧… mas vale lembrar que ela aconteceu com a Lua fora de curso e, logo depois, a Lua ingressando em Áries e se aproximando de Saturno. Nenhum evento celeste é isolado na astrologia. Esse cenário costuma indicar excessos, precipitações e até problemas ligados à água. Ontem, um seguidor contou que, no trabalho dele, um reservatório estourou e quase queimou as bombas, e a conjunção ocorreu em trânsito na casa VI. No meu caso, o “mar” veio em forma de papel: um boleto de 20 mil reais caiu na minha conta — e não, não era um presente do céu, e sim erro da empresa. 😅 Nem sempre o brilho vem sem respingos… #astrología #astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa
2 semanas ago
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Ao falar de profissão e ganhos, um padre, um pastor ou mesmo um professor de yoga deveriam ser considerados pela casa 9 ou pela casa 10 do mapa natal?

No mundo contemporâneo, essa distinção tornou-se menos rígida do que era no passado. A casa 10 está tradicionalmente associada à atividade profissional, à função social visível e ao exercício de um ofício reconhecido, seja por meio de vínculo com uma instituição, seja pela gestão do próprio negócio. Já a casa 11, nesse contexto, representa os frutos e os ganhos obtidos a partir dessa atuação. 

A casa 9, por sua vez, está vinculada ao sacerdócio, à transmissão de conhecimentos religiosos, filosóficos ou espirituais, e ao trabalho entendido como missão ou vocação, mais do que como profissão formal.

Assim, um sacerdote, padre, pastor ou oraculista, quando atua estritamente em seu papel situa-se simbolicamente na casa 9, enquanto a casa 10 indicaria, nesse caso, a forma e o volume do retorno material que recebe por esse serviço. A Igreja Católica, por exemplo, não remunera seus padres com salário, mas com a chamada côngrua. Esse raciocínio também se aplica a tarólogos, astrólogos e místicos que exercem prioritariamente a função de guias espirituais.

Entretanto, no mundo atual, essas fronteiras nem sempre são tão nítidas. Para o Ministério do Trabalho, “astrólogo” é uma profissão formal, assim como “terapeuta holístico”. Muitos desses profissionais atuam em empresas — escrevendo para jornais, revistas e portais, terapeutas trabalhando em hospitais, clínicas ou espaços holísticos — e, além disso, podem registrar-se como Microempreendedores Individuais (MEI), tornando-se empreendedores na prática, com CNPJ e enquadramento tributário. Nessa condição, do ponto de vista da interpretação astrológica, a atuação aproxima-se muito mais da casa 10, pois adquire caráter empresarial.

Em última análise, é o contexto que determina a abordagem correta. É fundamental compreender de que maneira a função é exercida, em qual ambiente e com que finalidade. Só assim é possível aplicar o simbolismo das casas com precisão, respeitando a realidade concreta do consulente.

#astrología #astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa
Ao falar de profissão e ganhos, um padre, um pastor ou mesmo um professor de yoga deveriam ser considerados pela casa 9 ou pela casa 10 do mapa natal? No mundo contemporâneo, essa distinção tornou-se menos rígida do que era no passado. A casa 10 está tradicionalmente associada à atividade profissional, à função social visível e ao exercício de um ofício reconhecido, seja por meio de vínculo com uma instituição, seja pela gestão do próprio negócio. Já a casa 11, nesse contexto, representa os frutos e os ganhos obtidos a partir dessa atuação. A casa 9, por sua vez, está vinculada ao sacerdócio, à transmissão de conhecimentos religiosos, filosóficos ou espirituais, e ao trabalho entendido como missão ou vocação, mais do que como profissão formal. Assim, um sacerdote, padre, pastor ou oraculista, quando atua estritamente em seu papel situa-se simbolicamente na casa 9, enquanto a casa 10 indicaria, nesse caso, a forma e o volume do retorno material que recebe por esse serviço. A Igreja Católica, por exemplo, não remunera seus padres com salário, mas com a chamada côngrua. Esse raciocínio também se aplica a tarólogos, astrólogos e místicos que exercem prioritariamente a função de guias espirituais. Entretanto, no mundo atual, essas fronteiras nem sempre são tão nítidas. Para o Ministério do Trabalho, “astrólogo” é uma profissão formal, assim como “terapeuta holístico”. Muitos desses profissionais atuam em empresas — escrevendo para jornais, revistas e portais, terapeutas trabalhando em hospitais, clínicas ou espaços holísticos — e, além disso, podem registrar-se como Microempreendedores Individuais (MEI), tornando-se empreendedores na prática, com CNPJ e enquadramento tributário. Nessa condição, do ponto de vista da interpretação astrológica, a atuação aproxima-se muito mais da casa 10, pois adquire caráter empresarial. Em última análise, é o contexto que determina a abordagem correta. É fundamental compreender de que maneira a função é exercida, em qual ambiente e com que finalidade. Só assim é possível aplicar o simbolismo das casas com precisão, respeitando a realidade concreta do consulente. #astrología #astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa
2 semanas ago
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Johannes Kepler nasceu em 6 de janeiro de 1572 (NS) em Weil-der-Stadt, na província alemã da Suábia. Seu avô havia sido prefeito da cidade, mas a fortuna da família Kepler estava em declínio. Seu pai era um aventureiro que ganhou uma vida precária como soldado mercenário, e abandonou a família quando Johannes tinha 17 anos. Sua mãe, tinha uma reputação de feiticeira.

Em 1587, Kepler foi para a Universidade de Tübingen, onde provou ser um excelente matemático. Ele também se tornou um defensor da polêmica teoria copernicana do sistema solar, que ele defendeu com frequência em debates públicos. Naquela época, Kepler não estava particularmente interessado em astronomia. A ideia de um universo centrado no Sol tinha um apelo místico. Ele pretendia se tornar um clérigo e quando se formou em 1591, entrou para a faculdade de teologia de Tübingen. Antes de fazer seus exames finais, porém, ele foi recomendado para o posto vago de professor de matemática e astronomia na escola protestante de Graz, na Áustria, que ele assumiu em abril de 1594, aos 23 anos. Não havia distinções claras entre astronomia e astrologia. ; Entre seus deveres como ‘matemático’, esperava-se que Kepler emitisse um almanaque anual de previsões astrológicas. Em seu primeiro almanaque, ele previu um inverno excepcionalmente frio e uma incursão turca na Áustria. Quando ambas as previsões se mostraram corretas, ele ganhou inesperadamente a reputação de profeta.

Em 19 de julho de 1595, uma repentina revelação mudou o curso da vida de Kepler. Em preparação para uma aula de geometria, ele havia desenhado uma figura no quadro-negro de um triângulo equilátero dentro de um círculo com um segundo círculo inscrito dentro dele. Ele percebeu que a razão entre os dois círculos reproduzia a razão entre as órbitas de Júpiter e Saturno. Em um lampejo de inspiração, ele viu as órbitas de todos os planetas ao redor do Sol dispostas de modo que figuras geométricas regulares se encaixassem perfeitamente entre elas. Ele testou essa intuição usando figuras planas bidimensionais – o triângulo, o quadrado, o pentágono etc. – mas isso não funcionou. Como o espaço é tridimensional, ele passou a experimentar sólidos geométricos tridimensionais.

Os gregos antigos sabiam que o número de sólidos que podem ser construídos a partir de figuras geométricas regulares é limitado a cinco. Eles são conhecidos como os sólidos ‘perfeitos’, ‘pitagóricos’ ou ‘platônicos’. Kepler especulou que um dos cinco sólidos poderia ser inserido entre cada esfera planetária concêntrica. Isso parecia explicar por que havia apenas seis planetas (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno) com cinco intervalos separando-os e porque os intervalos eram tão irregulares. Convencido de que havia descoberto uma sutil relação geométrica entre os diâmetros das órbitas planetárias e suas distâncias do Sol, Kepler escreveu Mysterium Cosmographicum (“o mistério cósmico”), publicado em 1596.

Embora tenha se tornado famoso pela precisão de suas previsões e tenha obtido um número impressionante de “sucessos” durante sua carreira, a atitude de Kepler em relação à astrologia convencional era ambivalente e complexa. Na tentativa de desenredá-lo, podemos pelo menos começar por descartar a noção de que ele rejeitou a astrologia fora de mão. Na história oficial do progresso científico, os valores da Era da Razão e da Revolução Industrial foram projetados para o genial matemático que desvendou as leis do movimento planetário. Parecia inconcebível que ele pudesse estar contaminado com a superstição medieval da astrologia. Como a paixão de Isaac Newton por alquimia e teologia, essa aberração foi mais bem encoberta ou, como aconteceu no caso de Kepler, distorcida da verdade. A famosa metáfora de Kepler, que compara a astrologia à “filha tola” da “mãe sábia” (astronomia), tem sido frequentemente citada como evidência de sua descrença. Visto no contexto, no entanto, a filha tola representa um estilo particular de astrologia – astrologia popular – que não era do gosto de Kepler. Ele sempre teve o cuidado de distinguir sua visão reverencial das harmonias celestes das práticas dos astrólogos de bastidores e dos criadores de almanaques “que preferem se envolver em delírios loucos com as massas sem instrução”.

Então, Kepler era, sem dúvida, um astrólogo – mas ele não fazia acepção de tradição astrológica. Suas ideias parecem radicais até mesmo pelos padrões da astrologia tradicional hoje em dia. Para começar, ele descartava o uso das 12 casas. Embora aceitasse que os ângulos eram importantes, ele não via justificativa para a divisão convencional de casas. “Demonstre as casas antigas para mim”, escreveu ele a um de seus correspondentes, “Explique seu número; prove que não pode haver nem menos nem mais … mostre-me exemplos indubitáveis ​​e notáveis ​​de sua influência”.

Ele chegou a ponto de questionar a validade dos signos do zodíaco, argumentando que eles eram derivados do raciocínio humano e da conveniência aritmética, em vez de qualquer divisão natural dos céus.  Ele não tinha tempo para esquemas elaborados de governo de signos planetários e não via razão para que alguns planetas fossem classificados como benéficos e outros como maléficos.

Kepler não deixou nenhuma convenção astrológica incontestada. Seu rigoroso questionamento sugere uma reforma massiva da astrologia, numa escala que Ken Negus comparou à reforma que Martinho Lutero provocou na Igreja. A grande tentativa de Kepler de limpar a astrologia parece ecoar a katharsis pitagórica – uma purificação frenética da alma empreendida para restaurar a harmonia divina. Mais prosaicamente, deve ser visto no contexto das mudanças monumentais que ocorrem na astronomia teórica durante os séculos XVI e XVII. As antigas doutrinas aristotélicas que deram à astrologia alguma medida de credibilidade científica estavam desmoronando rapidamente. Copérnico havia deslocado a Terra do centro do universo; Tycho provara que os céus “imutáveis” estavam sujeitos a mudanças quando novas estrelas incendiavam o céu; O telescópio de Galileu havia aberto dimensões não sonhadas por Ptolomeu; O próprio Kepler havia quebrado os movimentos serenos e circulares das órbitas planetárias para sempre. Ele sentiu que a astrologia teria que se ajustar à nova astronomia se quisesse acompanhar a marcha da ciência.

A chave para a reforma proposta por Kepler é sua abordagem aos aspectos. A astrologia tradicional reconhece cinco relacionamentos significativos, baseados na divisão de doze dos signos do zodíaco.

Ptolomeu ensinou que seu significado foi derivado por analogia com as proporções da escala musical. [10] A conjunção é equivalente às mesmas duas notas tocadas em uníssono. A oposição divide o círculo na proporção 1: 2, que corresponde à oitava. O sêxtil (5: 6) corresponde a um terço menor, o quadrado (3: 4) a um quarto perfeito e o trígono (2: 3) a um quinto perfeito.

Ao colocar menos ênfase nos signos do zodíaco, no entanto, Kepler estava livre para explorar relações de aspecto adicionais em sua busca da síntese pitagórica da música, geometria e astronomia.

Os novos aspectos de Kepler foram baseados na teoria harmônica e fundamentados na observação empírica dos efeitos astrológicos. A partir de seu estudo de longo prazo das condições meteorológicas correlacionadas com os ângulos planetários e da análise detalhada de sua coleção de 800 mapas de nascimento, Kepler concluiu que quando os planetas formaram ângulos equivalentes a relações harmônicas particulares, foi criada uma ressonância, tanto na alma arquetípica da Terra “e nas almas dos indivíduos nascidos sob essas configurações. Ele considerou essa “marca celestel” mais importante que a ênfase tradicional em signos e casas: “no poder vital do ser humano que é inflamado no nascimento brilha aquela imagem lembrada …”

A impressão geométrica harmônica constitui “a música que impele o ouvinte a dançar”, à medida que os movimentos dos planetas, por trânsito e direção, ecoam e repercutem o tema natal.

Além dos aspectos ptolomaicos, Kepler propôs o quintil (72 °), o quintil binário (144 °) e o sesqui-quadratura (135 °). Estendendo a analogia da escala musical, o quintil é equivalente a um intervalo de um terço maior (4: 5), o sesqui-quadrado a um sexto menor (5: 8) e o quintil a um sexto maior (3: 5).

Kepler by Max Caspar, translated by C. Doris Hellman (Collier-Mac, 1962)

Joscelyn Godwin: Harmonies of Heaven and Earth (Thames and Hudson 1987), p.130

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