ANA
ASTROLOGIA CLÁSSICA
& VIDA MODERNA
Com a saída de Marte de Gêmeos e seu ingresso em Câncer, ganha força a expressão popular “comer pelas beiradas”. Se evita a atitude direta, mas avança passo a passo, até alcançar o objetivo.

Se em Gêmeos o combate era direto e explosivo, em Câncer, os combates são justificados pela necessidade de defesa.

É em Câncer que os dois planetas maléficos encontram suas debilidades, enquanto o Sol se encontra peregrino. Por isso, quando um maléfico, ou ambos transitam por Câncer, é comum esperar por calamidades, conflitos ou prejuízos.

Durante este trânsito (até 3 de novembro), evite iniciar novas atividades nos momentos em que Marte receba aspectos desafiadores, e esteja atento à reatividade.

#astrologia
Com a saída de Marte de Gêmeos e seu ingresso em Câncer, ganha força a expressão popular “comer pelas beiradas”. Se evita a atitude direta, mas avança passo a passo, até alcançar o objetivo. Se em Gêmeos o combate era direto e explosivo, em Câncer, os combates são justificados pela necessidade de defesa. É em Câncer que os dois planetas maléficos encontram suas debilidades, enquanto o Sol se encontra peregrino. Por isso, quando um maléfico, ou ambos transitam por Câncer, é comum esperar por calamidades, conflitos ou prejuízos. Durante este trânsito (até 3 de novembro), evite iniciar novas atividades nos momentos em que Marte receba aspectos desafiadores, e esteja atento à reatividade. #astrologia
1 semana ago
View on Instagram |
1/4
As previsões são o cerne da astrologia. Peço desculpas a quem acredita que a astrologia se limita ao autoconhecimento; mas essa visão carece de compreensão básica sobre o tema.

Ao estudarmos as bases da astrologia, encontramos diversas técnicas para analisar períodos específicos da vida, identificando momentos de bem-estar e de crise. Alguns astrólogos antigos, como Valens, consideraram esse aspecto como o mais crucial de seu trabalho.

Não existe uma técnica que sozinha abranja todas as possibilidades da vida. No entanto, ao combinar diferentes técnicas, podemos obter uma visão mais completa dos momentos que vivemos. Você pode conciliar por exemplo, a Profecção do Ascendente, a Revolução Solar e os Trânsitos. 

Valens fez uma observação importante sobre previsões que gostaria de compartilhar, pois ela reflete a visão sobre os momentos críticos e favoráveis da vida, e se eles podem ser evitados ou não.

Ele afirmou que algumas coisas são inevitáveis, enquanto outras são evitáveis. As inevitáveis ocorrem quando planetas maléficos estão ativos por si mesmos. As evitáveis, por outro lado, ocorrem quando um planeta benéfico está presente no período, enfraquecendo a influência dos maléficos. Quando um planeta benéfico é o regente do período, os resultados positivos serão totais. No entanto, se a influência dos planetas maléficos também estiver em vigor, tanto o bom quanto o ruim ocorrerão, conforme a natureza das estrelas e signos envolvidos. Além disso, o impacto dependerá da força e da base da natividade.

Durante um período específico, seja em meses ou dias, podemos observar uma combinação de eventos bons e ruins. Isso se deve ao fato de que diferentes cronocratores (regentes de período) estão em operação. Por exemplo, se na profecção Saturno está no ponto mais crítico da natividade, mas na Revolução Solar Júpiter exaltado é o regente do ano, experimentaremos uma mistura de influências boas e ruins.

Assim é a vida: complexa e cheia de nuances. O trabalho do astrólogo é justamente analisar e interpretar essas influências múltiplas e entrelaçadas. Não se limite aos trânsitos!!
#astrologia #astrologiaclassica
As previsões são o cerne da astrologia. Peço desculpas a quem acredita que a astrologia se limita ao autoconhecimento; mas essa visão carece de compreensão básica sobre o tema. Ao estudarmos as bases da astrologia, encontramos diversas técnicas para analisar períodos específicos da vida, identificando momentos de bem-estar e de crise. Alguns astrólogos antigos, como Valens, consideraram esse aspecto como o mais crucial de seu trabalho. Não existe uma técnica que sozinha abranja todas as possibilidades da vida. No entanto, ao combinar diferentes técnicas, podemos obter uma visão mais completa dos momentos que vivemos. Você pode conciliar por exemplo, a Profecção do Ascendente, a Revolução Solar e os Trânsitos. Valens fez uma observação importante sobre previsões que gostaria de compartilhar, pois ela reflete a visão sobre os momentos críticos e favoráveis da vida, e se eles podem ser evitados ou não. Ele afirmou que algumas coisas são inevitáveis, enquanto outras são evitáveis. As inevitáveis ocorrem quando planetas maléficos estão ativos por si mesmos. As evitáveis, por outro lado, ocorrem quando um planeta benéfico está presente no período, enfraquecendo a influência dos maléficos. Quando um planeta benéfico é o regente do período, os resultados positivos serão totais. No entanto, se a influência dos planetas maléficos também estiver em vigor, tanto o bom quanto o ruim ocorrerão, conforme a natureza das estrelas e signos envolvidos. Além disso, o impacto dependerá da força e da base da natividade. Durante um período específico, seja em meses ou dias, podemos observar uma combinação de eventos bons e ruins. Isso se deve ao fato de que diferentes cronocratores (regentes de período) estão em operação. Por exemplo, se na profecção Saturno está no ponto mais crítico da natividade, mas na Revolução Solar Júpiter exaltado é o regente do ano, experimentaremos uma mistura de influências boas e ruins. Assim é a vida: complexa e cheia de nuances. O trabalho do astrólogo é justamente analisar e interpretar essas influências múltiplas e entrelaçadas. Não se limite aos trânsitos!! #astrologia #astrologiaclassica
2 semanas ago
View on Instagram |
2/4
Complemento ao assunto casas derivadas
Complemento ao assunto casas derivadas
3 semanas ago
View on Instagram |
3/4
O vídeo completo sobre a dúvida com o tema de Casas Derivadas.

#astrologia
#astrologiaclassica #astrologiatradicional
O vídeo completo sobre a dúvida com o tema de Casas Derivadas. #astrologia #astrologiaclassica #astrologiatradicional
4 semanas ago
View on Instagram |
4/4

Search

Jean Baptiste Morin de Villefranche (1583 – 1656), o maior e mais famoso de todos os astrólogos franceses.

As ideias de Morin fornecem a filosofia básica para muitos praticantes franceses e espanhóis contemporâneos. Infelizmente para ele, a influência finalmente alcançada por seu trabalho monumental que levou mais de 30 anos para ser concluído veio muito depois de sua morte. Escrito no estilo acadêmico do latim esperado em sua época, seria publicado postumamente em 1661, e praticamente intocado por séculos.

Morin nasceu em 22 de fevereiro de 1583, 8:28:40 Tempo Universal (retificado), em Villefranche, França. Parece que ele nasceu em uma família razoavelmente rica. Ele foi bem educado e formado em medicina (1613) e, provavelmente, em filosofia. Desenvolveu um sistema de medida de longitude baseado na posição da Lua pela qual ele sentia que estava privado de crédito apropriado, e recompensa monetária (mais tarde dada a ele). O sistema, embora teoricamente sólido, exigia instrumentos de precisão que não existiam em sua época.

Morin acreditava que a lógica disciplinada poderia produzir um sistema astrológico que forneceria resultados concretos quando aplicado com rigor.

A base de sua astrologia é a natureza. A técnica astrológica que não utilizava os movimentos naturais dos planetas, seja por movimento diurno ou zodiacal, não poderia estar correta. Ele rejeitou a associação com a mitologia como a fonte dos significados dos planetas. A fonte de todo o poder era o ‘primum mobile’ (também traduzido como primum caelum em uma das traduções do volume 21). Esta é a esfera cristalina mais distante à qual os signos do zodíaco estão presos e fixos. Os signos derivam sua influência do primum mobile imutável. Pense na luz passando por um prisma e tornando-se 12 “cores” ou influências. Os planetas derivam seus significados dos signos que eles governam. Esses significados são fixos e imutáveis, mas são unidos aos signos conforme os planetas passam por eles. Essas influências combinadas são enviadas à Terra e aplicadas universalmente a todos e tudo mais, mas a influência é modificada pela influência das casas mundanas e, assim, adaptada ao indivíduo ou evento.

Pelos padrões de hoje, ele é um astrólogo tradicional. Em seus dias, ele era um reformador. Ele desafiou a astrologia de Ptolomeu e outros. Ele fez mudanças nas coisas que ofendiam sua razão.

As mudanças de Morin são muitas vezes bastante lógicas, se faltam precedentes. Por exemplo, depois de eliminar os termos e as faces, ele altera as regras de triplicidade.

Morin tinha um dom para amarrar as coisas de uma maneira perfeitamente racional. Hoje, alguns de seus numerosos adeptos incorporaram os planetas exteriores ao seu sistema. Muitos astrólogos se beneficiam de seu pensamento sem o saber, já que até mesmo seus professores desconhecem sua influência.

Obras

Astrologica Gallica

The Cabal of the Twelve Houses Astrological

Fontes:

Refutation of Astrology. Part 1: History and Background,” in Culture and Cosmos, Vol. 5, No. 1, Spring/Summer 2001

George, Demetra , “Manuel I Komnenos and Michael Glykas: A Twelfth-Century Defence and Refutation of Astrology. Part 1: History and Background,” in Culture and Cosmos, Vol. 5, No. 1, Spring/Summer 2001

Comments

  • Fernando Guimaraes

    Obrigado

    04/01/2022
Leave a Comment