ANA
ASTROLOGIA CLÁSSICA
& VIDA MODERNA
Um dos fundamentos da prática astrológica tradicional é a correta determinação dos significadores. Todo delineamento — seja numa carta horária ou natal — depende dessa etapa inicial, pois são os significadores que conectam a linguagem simbólica do céu com o assunto concreto que se deseja compreender.

Na astrologia horária, uma pergunta bem formulada já indica o caminho para a escolha adequada dos significadores. O entendimento claro do tema permite reconhecer quais casas e quais planetas estão envolvidos na questão. Embora os significadores não sejam o único ponto a considerar na resposta, eles constituem a base do julgamento: a partir deles, o astrólogo observa aspectos, dignidades, recepções e outros fatores que delineiam o desfecho e a qualidade dos acontecimentos.

Na astrologia natal, o processo é mais complexo, pois os assuntos da vida estão entrelaçados e se manifestam em múltiplos níveis. Ainda assim, a clareza na identificação dos significadores é igualmente essencial. Tomemos o exemplo da saúde: omitir o Ascendente e seu senhor nessa análise é um erro grave. Esses dois pontos não apenas descrevem o corpo e a vitalidade, mas também revelam o temperamento, o ritmo e até a disposição natural da alma e do espírito.

Do mesmo modo, reduzir o Ascendente à ideia de “máscara” é uma distorção que compromete todo o julgamento. O Ascendente é o ponto de emanação da vida, o lugar por onde a alma entra no corpo, e seu senhor governa a condução da existência. Ele nos mostra o modo como o nativo age, busca, deseja e se manifesta no mundo. Ignorar essa profundidade é perder de vista a própria essência da arte astrológica.

Cabe, portanto, ao astrólogo conhecer bem as regras da tradição, compreender a natureza e função de cada significador e, sobretudo, saber dialogar com o consulente. Se a questão não está clara, o dever do astrólogo é perguntar, esclarecer e definir o objeto da análise antes de proceder ao julgamento. Afinal, a precisão do delineamento começa na clareza da intenção — tanto do astrólogo quanto daquele que o consulta.
#astrologia #astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa
Um dos fundamentos da prática astrológica tradicional é a correta determinação dos significadores. Todo delineamento — seja numa carta horária ou natal — depende dessa etapa inicial, pois são os significadores que conectam a linguagem simbólica do céu com o assunto concreto que se deseja compreender. Na astrologia horária, uma pergunta bem formulada já indica o caminho para a escolha adequada dos significadores. O entendimento claro do tema permite reconhecer quais casas e quais planetas estão envolvidos na questão. Embora os significadores não sejam o único ponto a considerar na resposta, eles constituem a base do julgamento: a partir deles, o astrólogo observa aspectos, dignidades, recepções e outros fatores que delineiam o desfecho e a qualidade dos acontecimentos. Na astrologia natal, o processo é mais complexo, pois os assuntos da vida estão entrelaçados e se manifestam em múltiplos níveis. Ainda assim, a clareza na identificação dos significadores é igualmente essencial. Tomemos o exemplo da saúde: omitir o Ascendente e seu senhor nessa análise é um erro grave. Esses dois pontos não apenas descrevem o corpo e a vitalidade, mas também revelam o temperamento, o ritmo e até a disposição natural da alma e do espírito. Do mesmo modo, reduzir o Ascendente à ideia de “máscara” é uma distorção que compromete todo o julgamento. O Ascendente é o ponto de emanação da vida, o lugar por onde a alma entra no corpo, e seu senhor governa a condução da existência. Ele nos mostra o modo como o nativo age, busca, deseja e se manifesta no mundo. Ignorar essa profundidade é perder de vista a própria essência da arte astrológica. Cabe, portanto, ao astrólogo conhecer bem as regras da tradição, compreender a natureza e função de cada significador e, sobretudo, saber dialogar com o consulente. Se a questão não está clara, o dever do astrólogo é perguntar, esclarecer e definir o objeto da análise antes de proceder ao julgamento. Afinal, a precisão do delineamento começa na clareza da intenção — tanto do astrólogo quanto daquele que o consulta. #astrologia #astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa
6 dias ago
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Significadores Financeiros na Astrologia Natal Tradicional

Não basta olhar só para o regente da 2ª casa como indicador de riqueza. Lilly, Bonatti e outros autores clássicos enfatizam que a prosperidade se lê na combinação de vários significadores:

Senhor [Regente] da 2ª casa (substância material).

Planetas na 2ª casa (benéficos favorecem, maléficos dificultam).

Júpiter (prosperidade, auxílios, oportunidades materiais).

Lote da Fortuna e seu senhor [regente] (sorte).

O astrólogo deve avaliar dignidade essencial, posição por casa, aspectos com benéficos ou maléficos, velocidade, fase, e fatores debilitantes, como combustão, movimento retrógrado e quadraturas aos nodos lunares, conjunções a estrelas fixas de mau augúrio.

Quando todos os significadores estão fortes, há fortes indícios de facilidades; quando estão mistos, indica condição intermediária; quando todos estão fracos, as tendências são mais desafiadoras.

Essa visão integrada vale também para os períodos preditivos. Ao comparar esses mesmos pontos nos trânsitos e nas Revoluções Solares, observa-se se o ciclo tende a melhorar, manter ou enfraquecer o fluxo financeiro indicado pelo mapa natal.

Há ainda significadores secundários de relevância ao  tema material, como o senhor da casa 11 para indicar os lucros em negócios profissionais, o senhor da casa 8 para os recursos de sociedades, e casamentos, e o senhor da casa 5 para lucros em negócios imobiliários.

#astrologia #astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa
Significadores Financeiros na Astrologia Natal Tradicional Não basta olhar só para o regente da 2ª casa como indicador de riqueza. Lilly, Bonatti e outros autores clássicos enfatizam que a prosperidade se lê na combinação de vários significadores: Senhor [Regente] da 2ª casa (substância material). Planetas na 2ª casa (benéficos favorecem, maléficos dificultam). Júpiter (prosperidade, auxílios, oportunidades materiais). Lote da Fortuna e seu senhor [regente] (sorte). O astrólogo deve avaliar dignidade essencial, posição por casa, aspectos com benéficos ou maléficos, velocidade, fase, e fatores debilitantes, como combustão, movimento retrógrado e quadraturas aos nodos lunares, conjunções a estrelas fixas de mau augúrio. Quando todos os significadores estão fortes, há fortes indícios de facilidades; quando estão mistos, indica condição intermediária; quando todos estão fracos, as tendências são mais desafiadoras. Essa visão integrada vale também para os períodos preditivos. Ao comparar esses mesmos pontos nos trânsitos e nas Revoluções Solares, observa-se se o ciclo tende a melhorar, manter ou enfraquecer o fluxo financeiro indicado pelo mapa natal. Há ainda significadores secundários de relevância ao tema material, como o senhor da casa 11 para indicar os lucros em negócios profissionais, o senhor da casa 8 para os recursos de sociedades, e casamentos, e o senhor da casa 5 para lucros em negócios imobiliários. #astrologia #astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa
2 semanas ago
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O Ponto de Crises na Abordagem Helenística
Na tradição helenística, alguns autores preservaram métodos específicos para determinar graus sensíveis no mapa natal, associados a períodos de crise ou desafios significativos na vida do nativo. Hermes ensina que devemos considerar a distância entre o senhor da lunação pré-natal e Saturno, aplicando esse arco ao Ascendente para encontrar o ponto crítico. Já Vettius Valens propõe outra fórmula: medir a distância entre Marte e Saturno e projetá-la igualmente a partir do Ascendente.

Independentemente de qual abordagem se adote, o resultado é sempre um grau específico na carta — um ponto delicado que merece atenção nas técnicas de previsão. Quando um maléfico em trânsito (Saturno ou Marte) cruza este grau, pode haver indícios de crises, perdas ou situações de tensão. Do mesmo modo, em um ciclo de profeções anuais, se a casa que contém este ponto estiver ativada, ela pode sinalizar um período mais desafiador.

As direções também reforçam esse princípio: um aspecto difícil envolvendo este grau sensível pode marcar momentos críticos. Por outro lado, aspectos fáceis, mesmo de maléficos, tendem a indicar tensões menores, mais gerenciáveis. A presença de um benéfico forte por dignidades (como Júpiter ou Vênus bem posicionados) em aspecto a esse ponto pode aliviar a severidade, oferecer proteção ou transformar a situação em uma oportunidade de crescimento.

Esse método, transmitido pelos mestres helenísticos, destaca a precisão com que a astrologia antiga identificava áreas sutis de vulnerabilidade. Incorporá-lo à prática é um exercício de respeito à tradição e uma forma de aprofundar a leitura dos ciclos críticos na vida do nativo.

#astrologiaclassica #astrologia #anarodrigues_astrologa
O Ponto de Crises na Abordagem Helenística Na tradição helenística, alguns autores preservaram métodos específicos para determinar graus sensíveis no mapa natal, associados a períodos de crise ou desafios significativos na vida do nativo. Hermes ensina que devemos considerar a distância entre o senhor da lunação pré-natal e Saturno, aplicando esse arco ao Ascendente para encontrar o ponto crítico. Já Vettius Valens propõe outra fórmula: medir a distância entre Marte e Saturno e projetá-la igualmente a partir do Ascendente. Independentemente de qual abordagem se adote, o resultado é sempre um grau específico na carta — um ponto delicado que merece atenção nas técnicas de previsão. Quando um maléfico em trânsito (Saturno ou Marte) cruza este grau, pode haver indícios de crises, perdas ou situações de tensão. Do mesmo modo, em um ciclo de profeções anuais, se a casa que contém este ponto estiver ativada, ela pode sinalizar um período mais desafiador. As direções também reforçam esse princípio: um aspecto difícil envolvendo este grau sensível pode marcar momentos críticos. Por outro lado, aspectos fáceis, mesmo de maléficos, tendem a indicar tensões menores, mais gerenciáveis. A presença de um benéfico forte por dignidades (como Júpiter ou Vênus bem posicionados) em aspecto a esse ponto pode aliviar a severidade, oferecer proteção ou transformar a situação em uma oportunidade de crescimento. Esse método, transmitido pelos mestres helenísticos, destaca a precisão com que a astrologia antiga identificava áreas sutis de vulnerabilidade. Incorporá-lo à prática é um exercício de respeito à tradição e uma forma de aprofundar a leitura dos ciclos críticos na vida do nativo. #astrologiaclassica #astrologia #anarodrigues_astrologa
3 semanas ago
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Muito se tem falado sobre o eclipse solar de 21 de setembro.

No contexto da astrologia tradicional, ele não terá grande efeito sobre o Brasil, pois não será visível em nosso território. A sua visibilidade ficará restrita a uma pequena região do globo, próxima à Austrália e Nova Zelândia, e por ser um eclipse parcial, sua força é naturalmente reduzida.

O fenômeno ocorre no signo de Virgem onde Sol não tem força e, ao abrir a carta para o momento a partir do Brasil, vemos a conjunção Sol–Lua — que caracteriza o eclipse — posicionada na casa 7, associada a assuntos exteriores e relações internacionais. O ponto que conecta esse evento ao nosso país é o papel de Saturno, que ocupa a casa 1. No domingo, o céu estabelece uma sequência significativa: primeiro o Sol se opõe a Saturno, depois a Lua repete a oposição, e por fim ocorre a conjunção entre Lua e Sol. Esse encadeamento indica desafios ou pressões dirigidas a lideranças, já que o Sol — símbolo da autoridade — é ocultado e confrontado por Saturno. Isso sugere que, no cenário internacional, decisões envolvendo o Brasil podem ganhar destaque na pauta global.

Por outro lado, o Ascendente está em Peixes, com Júpiter exaltado na quinta casa — tradicionalmente associada à diplomacia e à habilidade de negociação. O trígono aplicativo entre Júpiter e Saturno reforça a ideia de que a diplomacia e o bom senso tendem a prevalecer sobre qualquer tensão.

Assim, embora o eclipse não deva trazer repercussões graves para o Brasil, ele sinaliza um momento em que as relações exteriores podem ser testadas. O desfecho mais provável não é de ruptura, mas de reafirmação de alianças e posicionamentos já conhecidos, com lideranças internacionais agindo conforme padrões previsíveis — lembrando-nos de que, mesmo sob a sombra do eclipse, a harmonia ainda encontra espaço para se impor.

#astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa
Muito se tem falado sobre o eclipse solar de 21 de setembro.

No contexto da astrologia tradicional, ele não terá grande efeito sobre o Brasil, pois não será visível em nosso território. A sua visibilidade ficará restrita a uma pequena região do globo, próxima à Austrália e Nova Zelândia, e por ser um eclipse parcial, sua força é naturalmente reduzida.

O fenômeno ocorre no signo de Virgem onde Sol não tem força e, ao abrir a carta para o momento a partir do Brasil, vemos a conjunção Sol–Lua — que caracteriza o eclipse — posicionada na casa 7, associada a assuntos exteriores e relações internacionais. O ponto que conecta esse evento ao nosso país é o papel de Saturno, que ocupa a casa 1. No domingo, o céu estabelece uma sequência significativa: primeiro o Sol se opõe a Saturno, depois a Lua repete a oposição, e por fim ocorre a conjunção entre Lua e Sol. Esse encadeamento indica desafios ou pressões dirigidas a lideranças, já que o Sol — símbolo da autoridade — é ocultado e confrontado por Saturno. Isso sugere que, no cenário internacional, decisões envolvendo o Brasil podem ganhar destaque na pauta global.

Por outro lado, o Ascendente está em Peixes, com Júpiter exaltado na quinta casa — tradicionalmente associada à diplomacia e à habilidade de negociação. O trígono aplicativo entre Júpiter e Saturno reforça a ideia de que a diplomacia e o bom senso tendem a prevalecer sobre qualquer tensão.

Assim, embora o eclipse não deva trazer repercussões graves para o Brasil, ele sinaliza um momento em que as relações exteriores podem ser testadas. O desfecho mais provável não é de ruptura, mas de reafirmação de alianças e posicionamentos já conhecidos, com lideranças internacionais agindo conforme padrões previsíveis — lembrando-nos de que, mesmo sob a sombra do eclipse, a harmonia ainda encontra espaço para se impor.

#astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa
Muito se tem falado sobre o eclipse solar de 21 de setembro. No contexto da astrologia tradicional, ele não terá grande efeito sobre o Brasil, pois não será visível em nosso território. A sua visibilidade ficará restrita a uma pequena região do globo, próxima à Austrália e Nova Zelândia, e por ser um eclipse parcial, sua força é naturalmente reduzida. O fenômeno ocorre no signo de Virgem onde Sol não tem força e, ao abrir a carta para o momento a partir do Brasil, vemos a conjunção Sol–Lua — que caracteriza o eclipse — posicionada na casa 7, associada a assuntos exteriores e relações internacionais. O ponto que conecta esse evento ao nosso país é o papel de Saturno, que ocupa a casa 1. No domingo, o céu estabelece uma sequência significativa: primeiro o Sol se opõe a Saturno, depois a Lua repete a oposição, e por fim ocorre a conjunção entre Lua e Sol. Esse encadeamento indica desafios ou pressões dirigidas a lideranças, já que o Sol — símbolo da autoridade — é ocultado e confrontado por Saturno. Isso sugere que, no cenário internacional, decisões envolvendo o Brasil podem ganhar destaque na pauta global. Por outro lado, o Ascendente está em Peixes, com Júpiter exaltado na quinta casa — tradicionalmente associada à diplomacia e à habilidade de negociação. O trígono aplicativo entre Júpiter e Saturno reforça a ideia de que a diplomacia e o bom senso tendem a prevalecer sobre qualquer tensão. Assim, embora o eclipse não deva trazer repercussões graves para o Brasil, ele sinaliza um momento em que as relações exteriores podem ser testadas. O desfecho mais provável não é de ruptura, mas de reafirmação de alianças e posicionamentos já conhecidos, com lideranças internacionais agindo conforme padrões previsíveis — lembrando-nos de que, mesmo sob a sombra do eclipse, a harmonia ainda encontra espaço para se impor. #astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa
4 semanas ago
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Quase nada é conhecido sobre Claudius Ptolomeu. Sabe-se que ele não era grego e nem sequer era um Ptolomeu (ou seja, ele não estava relacionado com os governantes ptolemaicos). Ele era um astrônomo egípcio, matemático e geógrafo que morava na vizinhança de Alexandria. Pedaços de informações de seus escritos e de comentários de seus contemporâneos são as únicas fontes de informação sobre a vida de Ptolomeu. Ele nasceu no Alto Egito, e alguns dizem que ele era o bibliotecário principal no museu da Biblioteca de Alexandria.

Ptolomeu também se debruçou em outras áreas de estudo. Ele escreveu o livro, Geografia, e criou mapas e latitudes e longitudes. Ele estudou a refração da luz em seu livro, Optica. Além disso, ele estudou harmônicas e escreveu mais um livro descrevendo suas descobertas. No entanto, foi o seu trabalho chamado Tratado Matemático em Quatro Livros, também conhecido como Os Prognósticos Dirigidos a Sirius, que seria a base para a astrologia moderna, tal como é praticada no Ocidente. O nome que usamos para o trabalho de hoje é o Tetrabiblos (grego) ou o Quadrapartitium (latim) que significa “Quatro Livros”. Embora saibamos que Ptolomeu não criou seus métodos de astrologia, reconhecemos sua contribuição como sendo a de orquestrar a massa da tradição estelar oriental em uma exposição organizada e fundamentada. O Tetrabiblos ofereceu uma explicação detalhada do arcabouço filosófico da astrologia, permitindo que seus praticantes respondessem a críticas tanto em termos científicos quanto religiosos.

Não existe uma versão original do Tetrabiblos. Tudo o que resta são traduções e cópias do mesmo, o mais antigo é árabe e data apenas de 900 dC. Eventualmente, as traduções latinas tornaram-se familiares aos europeus. A versão inglesa foi traduzida da dos gregos em 1940. São quatro livros para este trabalho, e cada um trata de um aspecto diferente da astrologia:

O primeiro livro definiu o raciocínio ptolomaico para praticar a astrologia e a astronomia, pois, por essa altura, havia muitos que se opunham à Astrologia. Ele disse que não deve ser abandonado apenas porque existem algumas pessoas que abusam. Este livro também trata dos vários alinhamentos dos planetas, e dos luminares. Ptolomeu descreve em detalhes quais posições são favoráveis ​​e quais não são. Ele também explica os signos, quando eles começaram, e por que.

O segundo livro dos Tetrabiblos descreve a astrologia em relação aos países, mundana. Ptolomeu afirma que os eventos astrológicos dos países e da raça substituem os do indivíduo. Ele detalha quais planetas regem em qual país, e faz a distinção entre signos humanos e signos de animais. Finalmente, Ptolomeu explica como os planetas afetam a Terra. Por exemplo, Saturno associado ao frio, inundações, pobreza e morte. Marte à guerra e secura. Estuda os cometas e as estrelas cadentes como influenciadores de clima.

O terceiro livro abordava o indivíduo. O Tetrabiblos examina a concepção e o nascimento, dizendo que era melhor trabalhar com a data da concepção e que essa data deveria ser conhecida pela observação. Vários fatores importantes foram envolvidos com este aspecto da Astrologia.

O signo que estava ascendendo no momento da concepção, a fase da Lua e os movimentos dos planetas foram todos levados em consideração. A influência dos pais foi mostrada através do Sol e Saturno, enquanto da mãe como Vênus e Lua.

Finalmente, o quarto livro do Tetrabiblos trata de assuntos de ocupação, casamento, filhos, viagens e “casas” do zodíaco. Os ângulos particulares de vários planetas foram usados ​​para calcular estes pontos.

O Tetrabiblos compilou quase todas as obras astrológicas até esse ponto. Apenas algumas modificações foram feitas desde então, e a maior parte   do que sabemos como astrologia vem desse trabalho. Os críticos afirmam que é “tedioso e seco” para ler, e que há algumas contradições nas ideias de Ptolomeu. E dizem também que ele não tomou em consideração a precessão dos equinócios.

Sem dúvida, ele sabia sobre esse fenômeno, uma sobreposição entre signos e constelações que se ampliam ao longo do tempo (cerca de 5 graus por trezentos anos), mas por que ele não examinou ou explicou isso é um mistério.

O signos que estava ascendendo no momento da concepção, a fase da Lua e os movimentos dos planetas foram todos levados em consideração. A influência dos pais foi mostrada através do Sol e Saturno, enquanto da mãe como Vênus e Lua.

Finalmente, o quarto livro do Tetrabiblos trata de assuntos de ocupação, casamento, filhos, viagens e “casas” do zodíaco. Os ângulos particulares de vários planetas foram usados ​​para calcular estes pontos.

O Tetrabiblos compilou quase todas as obras astrológicas até esse ponto. Apenas algumas modificações foram feitas desde então, e a maior parte do que sabemos como astrologia vem desse trabalho. Os críticos afirmam que é “tedioso e seco” para ler, e que há algumas contradições nas ideias de Ptolomeu. E dizem também que ele não tomou em consideração a precessão dos equinócios. Sem dúvida, ele sabia sobre esse fenômeno, uma sobreposição entre signos e constelações que se ampliam ao longo do tempo (cerca de 5 graus por trezentos anos), mas por que ele não examinou ou explicou isso é um mistério.

Após Ptolomeu, muitos astrólogos seguiram. Alguns egípcios notáveis ​​no campo eram Paulo de Alexandria, Hefaísto de Tebas e Palchus. O trabalho de Ptolomeu foi continuado e comentado pelo matemático alexandrino Pappus, o matemático / astrônomo Theon de Alexandria e o matemático grego Proclus, que escreveu uma paráfrase sobre o Tetrabiblos.

Ptolomeu alcançou sua reputação através de sua realização astronômica. Trabalhando a partir de seu observatório, ele catalogou mais de 1000 estrelas (300 das quais foram descobertas recentemente), criou a primeira teoria viável da refração da luz, discutiu as dimensões dos planetas com considerável precisão e fez muitos outros avanços gerais. Seu tratado astronômico, o Almagesto (da frase árabe Al Majesti, “O Maior”) é um manuscrito completo do conhecimento astronômico do mundo clássico. Neste, ele revela sua visão do universo – uma visão que foi adotada e aplicada por seus sucessores durante muitos séculos em toda a Europa medieval. Ptolomeu descreveu um mundo esférico, suspenso livremente no centro do universo, em torno do qual girava a Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno, respectivamente. Além da órbita de Saturno havia um sólido exterior para o universo, ao qual as estrelas fixas estavam ligadas. A maior parte disso é baseada na filosofia aristotélica, que decretou que os planetas se movem em círculos perfeitos em movimento constante e uniforme. Para fazer a observação concordar e explicar o fenômeno do movimento retrógrado, Ptolomeu desenvolveu a teoria de que os planetas se movem em “epiciclos” circulares ao longo de suas órbitas. Como erros em seu sistema foram trazidos à luz, mais epiciclos foram adicionados para corrigi-los.

Fontes: Campion, N., An Introduction to the History of Astrology, p.35; Institute For the Study of Cycles in World Affairs

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