ANA
ASTROLOGIA CLÁSSICA
& VIDA MODERNA
Estou abrindo aqui uma sessão para responder dúvidas de astrologia.

Deixe sua dúvida aqui nos comentários.

Responderei as perguntas sobre dúvidas técnicas ou curiosidades astrológicas.

Peço para não enviarem dúvidas específicas de alguma carta.

As perguntas serão respondidas nas postagens seguintes aqui no perfil.

Vamos começar?!

#astrologia #astrologiatradicional #astrologiaclassica
Estou abrindo aqui uma sessão para responder dúvidas de astrologia. Deixe sua dúvida aqui nos comentários. Responderei as perguntas sobre dúvidas técnicas ou curiosidades astrológicas. Peço para não enviarem dúvidas específicas de alguma carta. As perguntas serão respondidas nas postagens seguintes aqui no perfil. Vamos começar?! #astrologia #astrologiatradicional #astrologiaclassica
4 dias ago
View on Instagram |
1/4
Eu não gosto ser guru, mas entendo que todos que buscam a astrologia como orientação para suas decisões esperam encontrar caminhos bem elaborados e sustentados para se guiarem. 

Embora o papel do astrólogo seja traduzir as condições astrológicas em eventos e circunstâncias da vida prática, seu campo de atuação é limitado. Precisamos ter em mente que algumas particularidades da vida moderna não são encontradas em livros ou na tradição.

Para simplificar, vou dar um exemplo. Atualmente, utilizamos diversas mídias sociais para divulgação de conteúdo e interação. Sabemos que cada plataforma tem suas particularidades, mas não conseguimos distingui-las pela carta natal ou pela revolução solar. A astrologia não possui recursos para definir o que seria um trabalho em um blog, no Instagram, no YouTube ou no TikTok, pois todas são temas do câmbio e intercâmbio entre as pessoas.

O que diferencia uma rede da outra são pequenas particularidades de público, algoritmo. Até mesmo os conteúdos são os mesmos muitas vezes.

Diferenças tão sutis não geram um campo para diferenciação astrológica na leitura, deixando muita subjetividade ao astrólogo. Não é como diferenciar um trabalho artístico, que possui características muito particulares.

Em casos que exigem maior precisão, a astrologia horária pode ser mais eficaz, mas mesmo assim, pequenas diferenças são difíceis de detectar. 

Se o astrólogo recebe uma pergunta sobre investir no YouTube ou no TikTok, ele pode escolher um planeta significador para cada mídia com base em algumas particularidades. No entanto, na astrologia natal, não é possível seguir essa abordagem.

Gostaríamos de ter respostas muito precisas, que garantissem acertos em todas as escolhas, mas não é assim que funciona. 

Como astrólogos devemos evitar cair na tentação de fazer as escolhas pelo consulente. Traduzimos o céu, mas quem vive a vida é o próprio nativo.

#astrologia
Eu não gosto ser guru, mas entendo que todos que buscam a astrologia como orientação para suas decisões esperam encontrar caminhos bem elaborados e sustentados para se guiarem. Embora o papel do astrólogo seja traduzir as condições astrológicas em eventos e circunstâncias da vida prática, seu campo de atuação é limitado. Precisamos ter em mente que algumas particularidades da vida moderna não são encontradas em livros ou na tradição. Para simplificar, vou dar um exemplo. Atualmente, utilizamos diversas mídias sociais para divulgação de conteúdo e interação. Sabemos que cada plataforma tem suas particularidades, mas não conseguimos distingui-las pela carta natal ou pela revolução solar. A astrologia não possui recursos para definir o que seria um trabalho em um blog, no Instagram, no YouTube ou no TikTok, pois todas são temas do câmbio e intercâmbio entre as pessoas. O que diferencia uma rede da outra são pequenas particularidades de público, algoritmo. Até mesmo os conteúdos são os mesmos muitas vezes. Diferenças tão sutis não geram um campo para diferenciação astrológica na leitura, deixando muita subjetividade ao astrólogo. Não é como diferenciar um trabalho artístico, que possui características muito particulares. Em casos que exigem maior precisão, a astrologia horária pode ser mais eficaz, mas mesmo assim, pequenas diferenças são difíceis de detectar. Se o astrólogo recebe uma pergunta sobre investir no YouTube ou no TikTok, ele pode escolher um planeta significador para cada mídia com base em algumas particularidades. No entanto, na astrologia natal, não é possível seguir essa abordagem. Gostaríamos de ter respostas muito precisas, que garantissem acertos em todas as escolhas, mas não é assim que funciona. Como astrólogos devemos evitar cair na tentação de fazer as escolhas pelo consulente. Traduzimos o céu, mas quem vive a vida é o próprio nativo. #astrologia
2 semanas ago
View on Instagram |
2/4
Na carta do Ingresso do Sol em Áries para os Estados Unidos em 2024 anote o ascendente em Escorpião, na regência de Marte. 

Entre hoje e amanhã, 14/15 de julho, Marte está em transitando sobre a estrela Algol, em quadratura a Marte na carta do ingresso, em 27 de Aquário.

Postei um vídeo no YouTube nesta semana sobre esta conjunção https://youtu.be/ABvSM3dHpCo?si=EaTfUbFIkTVvyp5b , e quem assistiu pode ver que eu mencionei que os efeitos mais violentos ficam em torno dos países onde o ascendente foi Áries ou Escorpião na carta do ingresso do Sol em Áries. 

Mostrei no vídeo as regiões com ascendente em Áries e com Marte na primeira casa, mas não tinha mostrado as regiões com ascendente em Escorpião.

Hoje, 14 de julho temos a notícia, nos principais jornais, do tiro que pegou de raspão na face do candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump. 

O local do evento bateu (EUA), ascendente escorpião no ISA. Tiro, arma de fogo são temas de Marte. Vamos acompanhar nesta semana quando a Lua passar pela oposição a este ponto.

No sábado (20/07) Marte ingressa em Gêmeos, e muda a tônica, mas fica muito “barulhento”. Vamos acompanhar...

#astrologia
Na carta do Ingresso do Sol em Áries para os Estados Unidos em 2024 anote o ascendente em Escorpião, na regência de Marte. Entre hoje e amanhã, 14/15 de julho, Marte está em transitando sobre a estrela Algol, em quadratura a Marte na carta do ingresso, em 27 de Aquário. Postei um vídeo no YouTube nesta semana sobre esta conjunção https://youtu.be/ABvSM3dHpCo?si=EaTfUbFIkTVvyp5b , e quem assistiu pode ver que eu mencionei que os efeitos mais violentos ficam em torno dos países onde o ascendente foi Áries ou Escorpião na carta do ingresso do Sol em Áries. Mostrei no vídeo as regiões com ascendente em Áries e com Marte na primeira casa, mas não tinha mostrado as regiões com ascendente em Escorpião. Hoje, 14 de julho temos a notícia, nos principais jornais, do tiro que pegou de raspão na face do candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump. O local do evento bateu (EUA), ascendente escorpião no ISA. Tiro, arma de fogo são temas de Marte. Vamos acompanhar nesta semana quando a Lua passar pela oposição a este ponto. No sábado (20/07) Marte ingressa em Gêmeos, e muda a tônica, mas fica muito “barulhento”. Vamos acompanhar... #astrologia
2 semanas ago
View on Instagram |
3/4
É de conhecimento comum entre os estudantes de astrologia que há diversas disputas sobre assuntos astrológicos. 

Diferentes linhas de conhecimento defendem suas perspectivas, e não existe uma resposta única que determine qual é mais eficaz.

Muitas dessas disputas são infrutíferas, mas quando se trata de conceitos, é fundamental ter conhecimento sólido. Utilizar jargões e repetir ideias sem compreensão profunda apenas transforma o aluno ou apreciador em um repetidor.

Recentemente, respondi a um comentário que afirmava que a astrologia sideral é mais precisa e que a tropical não funciona porque a sideral está alinhada à astronomia, enquanto a tropical não. Esse tipo de comentário apenas revela o desconhecimento do autor, mesmo em relação à astrologia sideral.

Sem entrar no mérito de qual é mais eficaz, pois acredito que ambas têm seu valor, é necessário esclarecer que embora o zodíaco tropical não esteja alinhado ao zodíaco sideral, ele reflete o movimento de translação da Terra em torno do Sol. Este movimento é o referencial para a divisão do tempo e, é através das diferentes posições que a Terra ocupa em relação ao Sol que resultam as estações do ano. Se isso não é um conceito astronômico, não sei o que seria.

Convido os estudantes e apreciadores da astrologia a não se deixarem levar por opiniões preconcebidas. Em vez disso, estudem profundamente e descubram o que mais lhes agrada. 

Fundamentem-se, compreendam como a astrologia funciona, como ela foi constituída, e tracem um caminho claro para seus estudos.

Não seja um repetidor. Informem-se e transforme suas perspectivas.

#astrologia #astrologiaclassica #astrologiatradicional
É de conhecimento comum entre os estudantes de astrologia que há diversas disputas sobre assuntos astrológicos. Diferentes linhas de conhecimento defendem suas perspectivas, e não existe uma resposta única que determine qual é mais eficaz. Muitas dessas disputas são infrutíferas, mas quando se trata de conceitos, é fundamental ter conhecimento sólido. Utilizar jargões e repetir ideias sem compreensão profunda apenas transforma o aluno ou apreciador em um repetidor. Recentemente, respondi a um comentário que afirmava que a astrologia sideral é mais precisa e que a tropical não funciona porque a sideral está alinhada à astronomia, enquanto a tropical não. Esse tipo de comentário apenas revela o desconhecimento do autor, mesmo em relação à astrologia sideral. Sem entrar no mérito de qual é mais eficaz, pois acredito que ambas têm seu valor, é necessário esclarecer que embora o zodíaco tropical não esteja alinhado ao zodíaco sideral, ele reflete o movimento de translação da Terra em torno do Sol. Este movimento é o referencial para a divisão do tempo e, é através das diferentes posições que a Terra ocupa em relação ao Sol que resultam as estações do ano. Se isso não é um conceito astronômico, não sei o que seria. Convido os estudantes e apreciadores da astrologia a não se deixarem levar por opiniões preconcebidas. Em vez disso, estudem profundamente e descubram o que mais lhes agrada. Fundamentem-se, compreendam como a astrologia funciona, como ela foi constituída, e tracem um caminho claro para seus estudos. Não seja um repetidor. Informem-se e transforme suas perspectivas. #astrologia #astrologiaclassica #astrologiatradicional
3 semanas ago
View on Instagram |
4/4

Search

Vivemos em um mundo que vincula fortemente a autorealização à realização profissional.
Todos os anos milhares de estudantes prestam vestibulares tendo como objetivo encontrar a realização, o crescimento, e o reconhecimento social.

A escolha profissional está relacionada ao sentimento de satisfação, fazer algo que proporciona prazer na construção de uma carreira. O impacto da sociedade diante da importância da escolha profissional pode ter abalo negativo ou positivo. Já dizia Aristóteles, um homem vivendo em sociedade está no seu lugar na hierarquia dos seres.

A escolha correta da profissão pode ser mais simples do que se imagina. O primeiro passo é conhecer o perfil comportamental do nativo, é importante saber quais são suas vocações. O mais importante na escolha é ter afinidade com o que vai fazer.

COMO A ASTROLOGIA PODE SER ÚTIL

É na Astrologia Natal, na carta natal de prognósticos para toda a vida, que o destino se apresenta nas variadas facetas da vida (amor, profissão, dinheiro, família, etc), não infalível, mas que pode ser moldado pela consciência dos potenciais, e desafios.

É muito comum entre os praticantes da Astrologia Ocidental se referir a décima casa, ou mesmo o Meio do Céu como o ponto da carta mais diretamente relacionado à carreira e vocações, mas existem pontos, que mesmo antes, podem nos fornecer pistas importantes sobre as vocações do nativo.

Aqui abro um parêntesis, um nativo não tem uma única vocação, mas um conjunto de tendências comportamentais e habilidades mentais, motoras e emocionais que podem ser exploradas em mais de um caminho profissional.

Outro parêntesis para a relação da profissão e ganhos, riquezas. É comum no mundo moderno associar a profissão ao crescimento financeiro, porque a produção de recursos vem por meio do trabalho para a maioria das pessoas. Mas, ao identificar as vocações profissionais de um nativo pela carta natal, o astrólogo não está lhe abrindo as portas para riqueza. Este é outro tipo de avaliação. Pode sim, analisar as condições salariais que o nativo poderá encontrar em sua vida.

Vamos á algumas pistas técnicas para o delineamento da carta natal, que ajudam a identificar vocações:

Análise do temperamento

Embora o temperamento tenha uma relação aos temas de saúde e vitalidade, o comportamento imediato do nativo também pode ser muito bem analisado pelo temperamento. Existem fórmulas variadas para o cálculo do temperamento, mas todas giram em torno das condições do Sol, Lua e Ascendente. Alguns incorporam as fases do Sol e da Lua, outras fixam-se nos signos onde seus regentes estão posicionados. O importante é você compreender o fundamento da fórmula e escolher uma que se adapte às suas necessidades de trabalho.

Planeta Oriental

O planeta que nasce antes do Sol no horizonte (considerando movimento primário – sentido horário) nos dá algumas indicações sobre a abordagem da vida. Sua condição por dignidade/debilidade, a casa, seus temas indicarão a abordagem do nativo em relação à vida. Vênus oriental dará uma abordagem artística, estética. A Lua dará uma abordagem emocional, Mercúrio um abordagem intelectual, o Sol uma abordagem de busca por sucesso, Saturno uma abordagem de construção, Marte uma abordagem competitiva, Júpiter uma abordagem filosófica. Ele terá um papel importante na maneira como outras influências funcionam na carta.

O próximo aspecto da Lua

Se a Lua for regente do ascendente, regente da casa X, se estiver posicionada na casa X, seu próximo aspecto depois do nascimento também traz pistas sobre áreas profissionais.
A Lua, sendo o astro de movimento mais rápido, diz como a matéria se desenrola, “como” ela caminha para se realizar, e “o que” ela realiza.

Planetas Angulares

Planetas posicionados em casas angulares são fortes indicadores de vocações, especialmente no ascendente e casa X, ou em aspecto aos regentes do ascendente e da casa X.


O ascendente, seu regente, seu almuten e os planetas na casa I indicam as motivações da vida, que diretamente estão relacionadas à careira profissional, principalmente na vocação.

Casa X e MC

A maneira como a ocupação do nativo acontece. Além das áreas profissionais, vai indicar se a carreira flui com facilidade ou não, se há possibilidade de mudanças de direção na carreira, se haverá muitos trabalhos ou poucos, se o nativo chega a boa posições profissionais ou não.

Observar planetas na décima casa, o grau exato do MC, nos sistemas de domificação por quadrantes, e a décima segunda parte (dodecatemória) neste grau.

Marte

Tendo como tema a ação física, Marte também pode indicar onde o nativo emprega sua força, onde gasta sua energia diariamente.
A posição de Marte por signo, casa, e aspectos podem ajudar a definir profissão.

Mercúrio

Planeta associado à mente básica, Mercúrio abre possibilidades na definição da carreira quando analisamos o modo de pensar do nativo. Se é mais analítico, mais imaginativo, flexível, absorvente de condições externas, etc.

Este conjunto de observações, aliado à composição da carta como um todo dão ao astrólogo condições para identificar áreas profissionais afins para o nativo, no encontro com suas habilidades intelectuais, emocionais e físicas. Estamos falando de satisfação profissional.

Ganhos por trabalhos

Para analisar as condições de salários, ou ganhos extras por trabalho, observamos as condições da XI casa (Segunda casa – recursos a partir da casa X – ocupação), (Signo da cúspide e seu regente e aspectos).


Planetas dignos dão condições de recebimentos adequados, envolvendo planetas benéficos e dignos significa mais abundância, e planetas debilitados, ou maléficos debilitados menos facilidades.

Fluxo da carreira

Ao analisar o desenrolar da carreira ao longo do tempo utilizamos as técnicas preditivas. Costumo usar Firdaria e Revolução Solar.
A atenção vai para o MC, seu regente e o dispositor.

Por exemplo, uma carta com MC em Peixes tem Júpiter como regente do MC, e nesta carta Júpiter em Aquário, que é regido por Saturno.

A todo momento em que Saturno estiver em destaque nas demais técnicas preditivas, a carreira passa por momentos importantes. Se, na Revolução Solar, Saturno estiver angular, digno , com bons aspectos pode indicar estruturação, crescimento na carreira, se estiver debilitado, com aspectos desafiadores pode indicar fase difícil, crítica. Sempre em comparação com as condições da carta natal.

Vamos ver um exemplo.

A carta se refere a uma nativa , funcionária do setor de contabilidade que se aposentou em 201, e iniciou uma nova carreira depois da aposentadoria.

A casa X tem Mercúrio como regente, e Júpiter conjunto ao MC e Vênus na casa X se afastando de uma conjunção.

Mercúrio regente e dispositor de Vênus e Júpiter está na casa IX, em Touro.

O próximo aspecto da Lua é um trígono com Sol, no final da IX casa, e em conjunção ao MC.

A condição mutável da casa X, com Gêmeos, mostra a disponibilidade para mudanças de carreira. É um potencial versátil no ambiente de profissão, bastante moldável. Abre caminhos para mudanças profissionais, como também para construir duas ou mais carreiras simultâneas.

Percebermos que a relação de IX e carreira é forte. Em vocações pode indicar o trabalho acadêmico, mas também com a leis. Júpiter que está chegando ao MC, pelo movimento diurno, também tem como tema as Leis, o ato de julgar.

O planeta oriental nesta carta é Mercúrio que se posiciona na casa IX em Touro, uma abordagem mental da vida. Se satisfará mais em atividades de teor mental, intelectual, mas o signo fixo e da terra proporciona organização. Teve uma atividade administrativa em uma empresa contábil até se aposentar.

Prognósticos

A nativa se aposentou em 2016 e iniciou uma nova carreira. Iniciou seus estudos na faculdade de Direito. Conseguiu um estágio em 2019, e começou a advogar.

Ao analisar a Revolução solar de 2016 observamos Mercúrio em trígono a Júpiter. Mercúrio retrógrado, indicando o retorno na profissão. Também notei a relação entre Júpiter e Saturno na casa XII, indicando a retirada, o fim de uma etapa. ela se aposentou em 2016.

Júpiter é posicionado no mesmo grau em que Marte se posiciona na carta natal, em Virgem (mutável), mas na casa IX. Marte tem papel importante sobre o emprego da ação. Esta condição indica a mudança de direção na ocupação.

Pela Firdaria, em 2016 ela iniciou a Firdaria de Júpiter. A primeira subfirdaria do período tem mesmo planeta no comando, de forma que Júpiter indicava a mudança na carreira.

No período de 2018, ela iniciou a subfirdaria de Marte que foi até outubro de 2019. Foi neste período que ela conseguiu o estágio no escritório jurídico.

Existem muito mais pontos a analisar neste caso, mas com esta simples abordagem já é possível perceber o movimento da vida profissional.

Comments

  • simone

    Oi Ana, adorei a matéria, so peço um esclarecimento. A tabela da fidaria no final é de onde? Achei bem clara.

    05/16/2020
Leave a Comment