ANA
ASTROLOGIA CLÁSSICA
& VIDA MODERNA
Uma pitadinha 
Trânsitos gerais de 2026

Saturno em Áries
Desde 13 de fevereiro de 2026

Condição essencial:
Saturno está em queda em Áries, portanto prejudicado em força. Trata-se de um Saturno seco, rígido e severo, porém incapaz de sustentar o que inicia.
Efeitos por signos e pontos (Ascendente, MC e planetas):

Signos de fogo (Áries, Leão, Sagitário):
Recebem trígono, mas o benefício é limitado pela fraqueza essencial de Saturno.
– Em Leão, Saturno tem detrimento, o que reduz ainda mais sua utilidade.

Signos cardinais (Áries, Câncer, Libra, Capricórnio):
Sofrem mais com este ingresso.
– Áries recebe Saturno diretamente.
– Câncer recebe quadratura.
– Capricórnio e Libra são exceções relativas, pois são domicílio e exaltação de Saturno, atenuando os danos.

Signos de água (Câncer, Escorpião, Peixes):
São menos afetados no geral, exceto Câncer, que por ser cardinal sofre quadratura direta.

Signos de ar (Gêmeos, Libra, Aquário):
Recebem sextis ou oposição.
– Libra (exaltação de Saturno) e Aquário (domicílio) ajudam a sustentar os assuntos.
– Em Libra, porém, o aspecto é de oposição, trazendo tensão e necessidade de ajuste.
– Gêmeos recebe pouco auxílio.
________________________________________
Júpiter em Leão
Desde 30 de junho de 2026
Condição essencial:
Júpiter está mediano em força: possui pouca dignidade essencial em Leão.
Efeitos por signos e pontos (Ascendente, MC e planetas):

Signos de fogo (Áries, Leão, Sagitário):
Recebem trígono.
– Sagitário, por ser domicílio de Júpiter, é o mais beneficiado. Leão recebe diretamente

Signos de ar (Gêmeos, Libra, Aquário):
Recebem sextil ou oposição.
– Libra se beneficia de modo moderado.
– Gêmeos, por ser detrimento de Júpiter, recebe pouco ganho.
– Aquário, em oposição a Leão, não se beneficia de forma clara.

Signos de água (Câncer, Escorpião, Peixes):
Não se beneficiam deste trânsito.
– Escorpião recebe quadratura.
– Peixes vê Júpiter em Leão na sexta casa, posição desfavorável.

Signos de terra (Touro, Virgem, Capricórnio):
Não recebem benefícios significativos. Touro vê Júpiter em Leão por quadratura.

#astrologia #astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa
Uma pitadinha Trânsitos gerais de 2026 Saturno em Áries Desde 13 de fevereiro de 2026 Condição essencial: Saturno está em queda em Áries, portanto prejudicado em força. Trata-se de um Saturno seco, rígido e severo, porém incapaz de sustentar o que inicia. Efeitos por signos e pontos (Ascendente, MC e planetas): Signos de fogo (Áries, Leão, Sagitário): Recebem trígono, mas o benefício é limitado pela fraqueza essencial de Saturno. – Em Leão, Saturno tem detrimento, o que reduz ainda mais sua utilidade. Signos cardinais (Áries, Câncer, Libra, Capricórnio): Sofrem mais com este ingresso. – Áries recebe Saturno diretamente. – Câncer recebe quadratura. – Capricórnio e Libra são exceções relativas, pois são domicílio e exaltação de Saturno, atenuando os danos. Signos de água (Câncer, Escorpião, Peixes): São menos afetados no geral, exceto Câncer, que por ser cardinal sofre quadratura direta. Signos de ar (Gêmeos, Libra, Aquário): Recebem sextis ou oposição. – Libra (exaltação de Saturno) e Aquário (domicílio) ajudam a sustentar os assuntos. – Em Libra, porém, o aspecto é de oposição, trazendo tensão e necessidade de ajuste. – Gêmeos recebe pouco auxílio. ________________________________________ Júpiter em Leão Desde 30 de junho de 2026 Condição essencial: Júpiter está mediano em força: possui pouca dignidade essencial em Leão. Efeitos por signos e pontos (Ascendente, MC e planetas): Signos de fogo (Áries, Leão, Sagitário): Recebem trígono. – Sagitário, por ser domicílio de Júpiter, é o mais beneficiado. Leão recebe diretamente Signos de ar (Gêmeos, Libra, Aquário): Recebem sextil ou oposição. – Libra se beneficia de modo moderado. – Gêmeos, por ser detrimento de Júpiter, recebe pouco ganho. – Aquário, em oposição a Leão, não se beneficia de forma clara. Signos de água (Câncer, Escorpião, Peixes): Não se beneficiam deste trânsito. – Escorpião recebe quadratura. – Peixes vê Júpiter em Leão na sexta casa, posição desfavorável. Signos de terra (Touro, Virgem, Capricórnio): Não recebem benefícios significativos. Touro vê Júpiter em Leão por quadratura. #astrologia #astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa
1 dia ago
View on Instagram |
1/4
Chegou!!! A tradução do livro A Grande Introdução à Ciência dos Juízos das Estrelas de Abu Ma’Shar já está disponível para compra no site. São 492 páginas de muito aprendizado.

Para adquirir o seu acesse o site www.astrologiaclassica.com.br
Chegou!!! A tradução do livro A Grande Introdução à Ciência dos Juízos das Estrelas de Abu Ma’Shar já está disponível para compra no site. São 492 páginas de muito aprendizado. Para adquirir o seu acesse o site www.astrologiaclassica.com.br
1 semana ago
View on Instagram |
2/4
Na astrologia tradicional, a combustão é uma das mais graves debilidades acidentais. Ela ocorre quando um planeta se encontra tão próximo do Sol (8 graus à frente ou atrás), que se torna invisível no céu, sendo encoberto por sua luz. Por isso, diz-se que sua força e sua obra ficam ocultas. 

Os autores são unânimes em afirmar que a combustão aquece a natureza do planeta. O Sol, sendo quente por essência, intensifica essa qualidade nos planetas próximos. Assim, um planeta naturalmente quente torna-se ainda mais quente, aumentando o impulso, a pressa e a ação excessiva. No demai, ocorre desequilíbrio e enfraquecimento da virtude própria.
Por essa razão, a combustão jamais deve ser ignorada no julgamento, pois indica não apenas fraqueza, mas também ocultação da ação.

Abu Ma‘shar afirma em As Revoluções dos Anos nas Natividades (Livro VIII, cap. 13):

“Quando um planeta está junto do Sol, dentro do raio de combustão, sua força é escondida, e sua obra é oculta.

Se for benéfico, sua bondade é escondida; se for maléfico, sua maldade é escondida. Nada se manifesta claramente até que saia dos raios.

Se o planeta (Marte,Júpiter ,Saturno) se levanta matutino do Sol, torna-se forte após a combustão; se está vespertino (Mercúrio e Vênus) e vai ao Sol, torna-se fraco.

Se o planeta está exatamente unido ao Sol em mesmo grau e minuto, então torna-se partícipe da significação do Sol.”

Assim, a combustão não elimina a natureza do planeta, mas vela sua manifestação: o benéfico protege em segredo, o maléfico fere nas sombras, até que recupere sua visibilidade e sua força.

#astrologia #astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa #astrologiatradicional
Na astrologia tradicional, a combustão é uma das mais graves debilidades acidentais. Ela ocorre quando um planeta se encontra tão próximo do Sol (8 graus à frente ou atrás), que se torna invisível no céu, sendo encoberto por sua luz. Por isso, diz-se que sua força e sua obra ficam ocultas. Os autores são unânimes em afirmar que a combustão aquece a natureza do planeta. O Sol, sendo quente por essência, intensifica essa qualidade nos planetas próximos. Assim, um planeta naturalmente quente torna-se ainda mais quente, aumentando o impulso, a pressa e a ação excessiva. No demai, ocorre desequilíbrio e enfraquecimento da virtude própria. Por essa razão, a combustão jamais deve ser ignorada no julgamento, pois indica não apenas fraqueza, mas também ocultação da ação. Abu Ma‘shar afirma em As Revoluções dos Anos nas Natividades (Livro VIII, cap. 13): “Quando um planeta está junto do Sol, dentro do raio de combustão, sua força é escondida, e sua obra é oculta. Se for benéfico, sua bondade é escondida; se for maléfico, sua maldade é escondida. Nada se manifesta claramente até que saia dos raios. Se o planeta (Marte,Júpiter ,Saturno) se levanta matutino do Sol, torna-se forte após a combustão; se está vespertino (Mercúrio e Vênus) e vai ao Sol, torna-se fraco. Se o planeta está exatamente unido ao Sol em mesmo grau e minuto, então torna-se partícipe da significação do Sol.” Assim, a combustão não elimina a natureza do planeta, mas vela sua manifestação: o benéfico protege em segredo, o maléfico fere nas sombras, até que recupere sua visibilidade e sua força. #astrologia #astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa #astrologiatradicional
2 semanas ago
View on Instagram |
3/4
A determinação do tempo dos acontecimentos dentro da Revolução Solar é um dos temas que mais despertam o interesse dos estudantes de astrologia tradicional e Abu Maʿshar, nos dá algumas dicas.

O mapa da Revolução Solar pode ser dividido em quatro quadrantes, e cada quadrante corresponde a um quarto do ano. Essa divisão permite ao astrólogo estimar quando, dentro dos doze meses seguintes, as promessas da revolução tenderão a se manifestar.
1) Do Ascendente ao Meio do Céu encontra-se o quadrante oriental, que indica o primeiro quarto do ano.
2) Do Meio do Céu à sétima casa, forma-se o quadrante meridional, referente ao segundo quarto.
3) Da sétima casa ao Fundo do Céu, temos o quadrante ocidental, representando o terceiro quarto.
4) Do Fundo do Céu ao Ascendente, conclui-se com o quadrante setentrional, indicador do último quarto do ano.

Abu Maʿshar orienta que se observe em qual quadrante se encontram o Senhor do Ano (planeta do signo da profecção), o Distribuidor ( planeta da direção do ascendente pelos termos), os planetas benéficos e os maléficos, pois é a posição desses significadores que revela o momento aproximado em que suas influências se farão sentir. A divisão em quadrantes, portanto, não serve apenas como delimitação espacial, mas como uma chave para a ordenação temporal dos acontecimentos previstos pela revolução.

Entre os julgamentos transmitidos, o autor afirma que, se os maléficos estiverem no Ascendente, na décima primeira casa ou no Meio do Céu da revolução, enquanto os benéficos se acharem sob o horizonte, isso indica dificuldades no início do ano, mas melhores resultados ao final, especialmente quando o signo do ano for cardinal, cuja natureza mutável favorece mudanças e retomadas.

Abu Maʿshar acrescenta ainda que planetas angulares costumam manifestar acontecimentos no começo do ano, enquanto planetas em casas cadentes geralmente apontam para eventos mais tardios, próximos ao encerramento da revolução.

Assim, este método quaternário  aplicado à Revolução Solar, oferece um dos instrumentos mais claros e acessíveis para estimar o desdobramento temporal das promessas anuais dentro da tradição astrológica.
A determinação do tempo dos acontecimentos dentro da Revolução Solar é um dos temas que mais despertam o interesse dos estudantes de astrologia tradicional e Abu Maʿshar, nos dá algumas dicas. O mapa da Revolução Solar pode ser dividido em quatro quadrantes, e cada quadrante corresponde a um quarto do ano. Essa divisão permite ao astrólogo estimar quando, dentro dos doze meses seguintes, as promessas da revolução tenderão a se manifestar. 1) Do Ascendente ao Meio do Céu encontra-se o quadrante oriental, que indica o primeiro quarto do ano. 2) Do Meio do Céu à sétima casa, forma-se o quadrante meridional, referente ao segundo quarto. 3) Da sétima casa ao Fundo do Céu, temos o quadrante ocidental, representando o terceiro quarto. 4) Do Fundo do Céu ao Ascendente, conclui-se com o quadrante setentrional, indicador do último quarto do ano. Abu Maʿshar orienta que se observe em qual quadrante se encontram o Senhor do Ano (planeta do signo da profecção), o Distribuidor ( planeta da direção do ascendente pelos termos), os planetas benéficos e os maléficos, pois é a posição desses significadores que revela o momento aproximado em que suas influências se farão sentir. A divisão em quadrantes, portanto, não serve apenas como delimitação espacial, mas como uma chave para a ordenação temporal dos acontecimentos previstos pela revolução. Entre os julgamentos transmitidos, o autor afirma que, se os maléficos estiverem no Ascendente, na décima primeira casa ou no Meio do Céu da revolução, enquanto os benéficos se acharem sob o horizonte, isso indica dificuldades no início do ano, mas melhores resultados ao final, especialmente quando o signo do ano for cardinal, cuja natureza mutável favorece mudanças e retomadas. Abu Maʿshar acrescenta ainda que planetas angulares costumam manifestar acontecimentos no começo do ano, enquanto planetas em casas cadentes geralmente apontam para eventos mais tardios, próximos ao encerramento da revolução. Assim, este método quaternário  aplicado à Revolução Solar, oferece um dos instrumentos mais claros e acessíveis para estimar o desdobramento temporal das promessas anuais dentro da tradição astrológica.
3 semanas ago
View on Instagram |
4/4

Search

Vivemos em um mundo que vincula fortemente a autorealização à realização profissional.
Todos os anos milhares de estudantes prestam vestibulares tendo como objetivo encontrar a realização, o crescimento, e o reconhecimento social.

A escolha profissional está relacionada ao sentimento de satisfação, fazer algo que proporciona prazer na construção de uma carreira. O impacto da sociedade diante da importância da escolha profissional pode ter abalo negativo ou positivo. Já dizia Aristóteles, um homem vivendo em sociedade está no seu lugar na hierarquia dos seres.

A escolha correta da profissão pode ser mais simples do que se imagina. O primeiro passo é conhecer o perfil comportamental do nativo, é importante saber quais são suas vocações. O mais importante na escolha é ter afinidade com o que vai fazer.

COMO A ASTROLOGIA PODE SER ÚTIL

É na Astrologia Natal, na carta natal de prognósticos para toda a vida, que o destino se apresenta nas variadas facetas da vida (amor, profissão, dinheiro, família, etc), não infalível, mas que pode ser moldado pela consciência dos potenciais, e desafios.

É muito comum entre os praticantes da Astrologia Ocidental se referir a décima casa, ou mesmo o Meio do Céu como o ponto da carta mais diretamente relacionado à carreira e vocações, mas existem pontos, que mesmo antes, podem nos fornecer pistas importantes sobre as vocações do nativo.

Aqui abro um parêntesis, um nativo não tem uma única vocação, mas um conjunto de tendências comportamentais e habilidades mentais, motoras e emocionais que podem ser exploradas em mais de um caminho profissional.

Outro parêntesis para a relação da profissão e ganhos, riquezas. É comum no mundo moderno associar a profissão ao crescimento financeiro, porque a produção de recursos vem por meio do trabalho para a maioria das pessoas. Mas, ao identificar as vocações profissionais de um nativo pela carta natal, o astrólogo não está lhe abrindo as portas para riqueza. Este é outro tipo de avaliação. Pode sim, analisar as condições salariais que o nativo poderá encontrar em sua vida.

Vamos á algumas pistas técnicas para o delineamento da carta natal, que ajudam a identificar vocações:

Análise do temperamento

Embora o temperamento tenha uma relação aos temas de saúde e vitalidade, o comportamento imediato do nativo também pode ser muito bem analisado pelo temperamento. Existem fórmulas variadas para o cálculo do temperamento, mas todas giram em torno das condições do Sol, Lua e Ascendente. Alguns incorporam as fases do Sol e da Lua, outras fixam-se nos signos onde seus regentes estão posicionados. O importante é você compreender o fundamento da fórmula e escolher uma que se adapte às suas necessidades de trabalho.

Planeta Oriental

O planeta que nasce antes do Sol no horizonte (considerando movimento primário – sentido horário) nos dá algumas indicações sobre a abordagem da vida. Sua condição por dignidade/debilidade, a casa, seus temas indicarão a abordagem do nativo em relação à vida. Vênus oriental dará uma abordagem artística, estética. A Lua dará uma abordagem emocional, Mercúrio um abordagem intelectual, o Sol uma abordagem de busca por sucesso, Saturno uma abordagem de construção, Marte uma abordagem competitiva, Júpiter uma abordagem filosófica. Ele terá um papel importante na maneira como outras influências funcionam na carta.

O próximo aspecto da Lua

Se a Lua for regente do ascendente, regente da casa X, se estiver posicionada na casa X, seu próximo aspecto depois do nascimento também traz pistas sobre áreas profissionais.
A Lua, sendo o astro de movimento mais rápido, diz como a matéria se desenrola, “como” ela caminha para se realizar, e “o que” ela realiza.

Planetas Angulares

Planetas posicionados em casas angulares são fortes indicadores de vocações, especialmente no ascendente e casa X, ou em aspecto aos regentes do ascendente e da casa X.


O ascendente, seu regente, seu almuten e os planetas na casa I indicam as motivações da vida, que diretamente estão relacionadas à careira profissional, principalmente na vocação.

Casa X e MC

A maneira como a ocupação do nativo acontece. Além das áreas profissionais, vai indicar se a carreira flui com facilidade ou não, se há possibilidade de mudanças de direção na carreira, se haverá muitos trabalhos ou poucos, se o nativo chega a boa posições profissionais ou não.

Observar planetas na décima casa, o grau exato do MC, nos sistemas de domificação por quadrantes, e a décima segunda parte (dodecatemória) neste grau.

Marte

Tendo como tema a ação física, Marte também pode indicar onde o nativo emprega sua força, onde gasta sua energia diariamente.
A posição de Marte por signo, casa, e aspectos podem ajudar a definir profissão.

Mercúrio

Planeta associado à mente básica, Mercúrio abre possibilidades na definição da carreira quando analisamos o modo de pensar do nativo. Se é mais analítico, mais imaginativo, flexível, absorvente de condições externas, etc.

Este conjunto de observações, aliado à composição da carta como um todo dão ao astrólogo condições para identificar áreas profissionais afins para o nativo, no encontro com suas habilidades intelectuais, emocionais e físicas. Estamos falando de satisfação profissional.

Ganhos por trabalhos

Para analisar as condições de salários, ou ganhos extras por trabalho, observamos as condições da XI casa (Segunda casa – recursos a partir da casa X – ocupação), (Signo da cúspide e seu regente e aspectos).


Planetas dignos dão condições de recebimentos adequados, envolvendo planetas benéficos e dignos significa mais abundância, e planetas debilitados, ou maléficos debilitados menos facilidades.

Fluxo da carreira

Ao analisar o desenrolar da carreira ao longo do tempo utilizamos as técnicas preditivas. Costumo usar Firdaria e Revolução Solar.
A atenção vai para o MC, seu regente e o dispositor.

Por exemplo, uma carta com MC em Peixes tem Júpiter como regente do MC, e nesta carta Júpiter em Aquário, que é regido por Saturno.

A todo momento em que Saturno estiver em destaque nas demais técnicas preditivas, a carreira passa por momentos importantes. Se, na Revolução Solar, Saturno estiver angular, digno , com bons aspectos pode indicar estruturação, crescimento na carreira, se estiver debilitado, com aspectos desafiadores pode indicar fase difícil, crítica. Sempre em comparação com as condições da carta natal.

Vamos ver um exemplo.

A carta se refere a uma nativa , funcionária do setor de contabilidade que se aposentou em 201, e iniciou uma nova carreira depois da aposentadoria.

A casa X tem Mercúrio como regente, e Júpiter conjunto ao MC e Vênus na casa X se afastando de uma conjunção.

Mercúrio regente e dispositor de Vênus e Júpiter está na casa IX, em Touro.

O próximo aspecto da Lua é um trígono com Sol, no final da IX casa, e em conjunção ao MC.

A condição mutável da casa X, com Gêmeos, mostra a disponibilidade para mudanças de carreira. É um potencial versátil no ambiente de profissão, bastante moldável. Abre caminhos para mudanças profissionais, como também para construir duas ou mais carreiras simultâneas.

Percebermos que a relação de IX e carreira é forte. Em vocações pode indicar o trabalho acadêmico, mas também com a leis. Júpiter que está chegando ao MC, pelo movimento diurno, também tem como tema as Leis, o ato de julgar.

O planeta oriental nesta carta é Mercúrio que se posiciona na casa IX em Touro, uma abordagem mental da vida. Se satisfará mais em atividades de teor mental, intelectual, mas o signo fixo e da terra proporciona organização. Teve uma atividade administrativa em uma empresa contábil até se aposentar.

Prognósticos

A nativa se aposentou em 2016 e iniciou uma nova carreira. Iniciou seus estudos na faculdade de Direito. Conseguiu um estágio em 2019, e começou a advogar.

Ao analisar a Revolução solar de 2016 observamos Mercúrio em trígono a Júpiter. Mercúrio retrógrado, indicando o retorno na profissão. Também notei a relação entre Júpiter e Saturno na casa XII, indicando a retirada, o fim de uma etapa. ela se aposentou em 2016.

Júpiter é posicionado no mesmo grau em que Marte se posiciona na carta natal, em Virgem (mutável), mas na casa IX. Marte tem papel importante sobre o emprego da ação. Esta condição indica a mudança de direção na ocupação.

Pela Firdaria, em 2016 ela iniciou a Firdaria de Júpiter. A primeira subfirdaria do período tem mesmo planeta no comando, de forma que Júpiter indicava a mudança na carreira.

No período de 2018, ela iniciou a subfirdaria de Marte que foi até outubro de 2019. Foi neste período que ela conseguiu o estágio no escritório jurídico.

Existem muito mais pontos a analisar neste caso, mas com esta simples abordagem já é possível perceber o movimento da vida profissional.

Comments

  • simone

    Oi Ana, adorei a matéria, so peço um esclarecimento. A tabela da fidaria no final é de onde? Achei bem clara.

    05/16/2020
Leave a Comment