No século IX, Abū Saʿīd Shādhān ibn Baḥr escreveu uma obra intitulada “O Livro dos Diálogos com Abū Maʿshar sobre os Segredos da Astrologia”, na qual ele registrou as conversas e ensinamentos de seu ilustre professor.
Por volta do ano 1000 d.C., cerca de metade desses diálogos foi traduzida para o grego bizantino e incorporada a uma coleção chamada “Livro dos Segredos da Astrologia de Abū Maʿshar”.
Em uma dessas conversas, Abu Ma’Shar conta que um amigo lhe contou sobre uma visita ao Califa al-Maʾmūn. Na ocasião, havia muitos sábios presentes, e um indivíduo alegava ser capaz de realizar milagres, o que levou o Califa a convocar os astrólogos. O Califa desafiou os astrólogos a determinar a veracidade das alegações desse homem a partir da análise horária.
Os astrólogos examinaram o mapa astrológico e notaram que o Sol e a Lua estavam conjuntos no Ascendente, com o Lote da Fortuna e o Lote do Ausente no mesmo grau do Ascendente. O Ascendente estava em Capricórnio, Júpiter estava em Virgem, em aspecto com o Ascendente, e Vênus e Mercúrio estavam em Escorpião. Todos os astrólogos concluíram que as afirmações do homem eram verdadeiras, exceto o amigo de Abū Ma’Shar, que não emitiu opinião. O Califa o interpelou, e ele explicou que o homem possuía habilidades venusianas e mercuriais, com boa retórica que o capacitavam a contar histórias fascinantes, mas, em última análise, não realizava milagres.
O Califa questionou a base de sua análise, e ele explicou que, de acordo com a astrologia, Júpiter poderia indicar reivindicações válidas, mas, no caso em questão, Júpiter estava em detrimento. O Califa disse: “Deus te abençoe”.
Então, o Califa nos perguntou se conhecíamos aquele homem. Respondemos que não o conhecíamos. Ele então nos disse que o homem se chamava de profeta. Eu disse ao Califa para pedir a ele que desse um sinal. Portanto, o Califa perguntou se ele poderia dar um sinal para que acreditássemos que ele era um profeta. O homem respondeu: ‘Tenho um anel com duas inscrições. Eu o uso e nunca o tirei. Se outra pessoa o estivesse usando, ele riria incontrolavelmente, mesmo que não quisesse, e não pararia de rir até remover o anel de sua mão. Eu também tenho uma caneta, com a qual escrevo quando quero, mas se outra pessoa quisesse escrever com ela, não conseguiria: sua mão ficaria rígida.’ Eu disse ao Califa: ‘Esta é a performance: um é venusiano, o outro é mercurial. Esse homem encontrou esses dispositivos em livros de astrologia.’ O homem admitiu que isso era verdade e parou de se chamar de profeta a partir desse momento. O Califa o presenteou com mil minas.
Depois que o Califa nos dispensou, conversei com o homem e descobri que ele era muito versado e conhecedor em todas as ciências: ele fazia mapas astrais para copistas em Bagdá.” Abū Maʿshar acrescentou: “Se eu estivesse lá com os sábios, teria revelado o que ainda era desconhecido para eles: que o homem estava mentindo ao se autodenominar profeta, pois o Ascendente estava em um signo mutável, Júpiter estava em sua debilidade, e a Lua estava sob os raios do Sol; além disso, Mercúrio e Vênus estavam em um signo mentiroso, como Virgem.”
O original em árabe deste livro está na Biblioteca Angélica de Roma, e existe uma versão na Biblioteca do Vaticano.
Estudar astrologia tradicional e muito mais do que estudar astrologia, transcende o aspecto astrológico. Estas anedotas nos conectam às culturas antigas de maneira profunda. É possível visualizar os locais, imaginar as pessoas, sentir os aromas, o que torna experiência muito enriquecedora e emocionante.
Fonte: Abū Saʿīd Shādhān, Discourses with Abū Maʿshar on the Secrets of Astrology – horoiproject.com