ANA
ASTROLOGIA CLÁSSICA
& VIDA MODERNA
A determinação do tempo dos acontecimentos dentro da Revolução Solar é um dos temas que mais despertam o interesse dos estudantes de astrologia tradicional e Abu Maʿshar, nos dá algumas dicas.

O mapa da Revolução Solar pode ser dividido em quatro quadrantes, e cada quadrante corresponde a um quarto do ano. Essa divisão permite ao astrólogo estimar quando, dentro dos doze meses seguintes, as promessas da revolução tenderão a se manifestar.
1) Do Ascendente ao Meio do Céu encontra-se o quadrante oriental, que indica o primeiro quarto do ano.
2) Do Meio do Céu à sétima casa, forma-se o quadrante meridional, referente ao segundo quarto.
3) Da sétima casa ao Fundo do Céu, temos o quadrante ocidental, representando o terceiro quarto.
4) Do Fundo do Céu ao Ascendente, conclui-se com o quadrante setentrional, indicador do último quarto do ano.

Abu Maʿshar orienta que se observe em qual quadrante se encontram o Senhor do Ano (planeta do signo da profecção), o Distribuidor ( planeta da direção do ascendente pelos termos), os planetas benéficos e os maléficos, pois é a posição desses significadores que revela o momento aproximado em que suas influências se farão sentir. A divisão em quadrantes, portanto, não serve apenas como delimitação espacial, mas como uma chave para a ordenação temporal dos acontecimentos previstos pela revolução.

Entre os julgamentos transmitidos, o autor afirma que, se os maléficos estiverem no Ascendente, na décima primeira casa ou no Meio do Céu da revolução, enquanto os benéficos se acharem sob o horizonte, isso indica dificuldades no início do ano, mas melhores resultados ao final, especialmente quando o signo do ano for cardinal, cuja natureza mutável favorece mudanças e retomadas.

Abu Maʿshar acrescenta ainda que planetas angulares costumam manifestar acontecimentos no começo do ano, enquanto planetas em casas cadentes geralmente apontam para eventos mais tardios, próximos ao encerramento da revolução.

Assim, este método quaternário  aplicado à Revolução Solar, oferece um dos instrumentos mais claros e acessíveis para estimar o desdobramento temporal das promessas anuais dentro da tradição astrológica.
A determinação do tempo dos acontecimentos dentro da Revolução Solar é um dos temas que mais despertam o interesse dos estudantes de astrologia tradicional e Abu Maʿshar, nos dá algumas dicas. O mapa da Revolução Solar pode ser dividido em quatro quadrantes, e cada quadrante corresponde a um quarto do ano. Essa divisão permite ao astrólogo estimar quando, dentro dos doze meses seguintes, as promessas da revolução tenderão a se manifestar. 1) Do Ascendente ao Meio do Céu encontra-se o quadrante oriental, que indica o primeiro quarto do ano. 2) Do Meio do Céu à sétima casa, forma-se o quadrante meridional, referente ao segundo quarto. 3) Da sétima casa ao Fundo do Céu, temos o quadrante ocidental, representando o terceiro quarto. 4) Do Fundo do Céu ao Ascendente, conclui-se com o quadrante setentrional, indicador do último quarto do ano. Abu Maʿshar orienta que se observe em qual quadrante se encontram o Senhor do Ano (planeta do signo da profecção), o Distribuidor ( planeta da direção do ascendente pelos termos), os planetas benéficos e os maléficos, pois é a posição desses significadores que revela o momento aproximado em que suas influências se farão sentir. A divisão em quadrantes, portanto, não serve apenas como delimitação espacial, mas como uma chave para a ordenação temporal dos acontecimentos previstos pela revolução. Entre os julgamentos transmitidos, o autor afirma que, se os maléficos estiverem no Ascendente, na décima primeira casa ou no Meio do Céu da revolução, enquanto os benéficos se acharem sob o horizonte, isso indica dificuldades no início do ano, mas melhores resultados ao final, especialmente quando o signo do ano for cardinal, cuja natureza mutável favorece mudanças e retomadas. Abu Maʿshar acrescenta ainda que planetas angulares costumam manifestar acontecimentos no começo do ano, enquanto planetas em casas cadentes geralmente apontam para eventos mais tardios, próximos ao encerramento da revolução. Assim, este método quaternário  aplicado à Revolução Solar, oferece um dos instrumentos mais claros e acessíveis para estimar o desdobramento temporal das promessas anuais dentro da tradição astrológica.
3 dias ago
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No tratado A Astrologia, os Signos do Zodíaco e os Julgamentos Astrológicos (al-falak wa-al-burūj wa-al-aḥkām al-falakiyyah), de Sahl Ibn Bishr, o segundo livro reúne cinquenta aforismos que condensam princípios fundamentais da arte. O quarto aforismo apresenta uma regra simples, porém decisiva, para todo o julgamento astrológico:

“Quando a luz de um maléfico se aproxima e obscurece a luz de um benéfico, vê-se o maléfico e não se pode evitar a corrupção. Se um benéfico ultrapassa o maléfico por um grau completo, surge preocupação sem dano físico, pois o maléfico já se afasta. E o mesmo vale para os benéficos: se o planeta os ultrapassa por um grau completo e se afasta totalmente, há esperança, mas o assunto não se completa.”

A essência deste ensinamento é que o estado de aplicação ou separação entre dois planetas determina o curso dos assuntos.

Este princípio é universal e deve ser aplicado a qualquer ramo da astrologia. No mapa natal, por exemplo, um planeta mais rápido que se separa de um maléfico lento indica que o nativo se afasta de dificuldades relativas aos temas governados por aquele planeta. Mas quando está em aproximação ao aspecto exato com um maléfico, anuncia impedimentos, danos ou desgaste. O contato com os benéficos segue o movimento oposto: aproximar-se deles traz facilidade e realização; afastar-se diminui a força de cumprimento.

Trata-se de uma chave interpretativa de grande utilidade prática. Assuntos de longo prazo, como casamento, carreira, estabilidade e obras que exigem tempo, revelam seu futuro com clareza quando observamos de quais planetas seus significadores se aproximam e de quais se afastam. Assim, Sahl recorda que não basta registrar a existência de aspectos: é o movimento dos planetas, e a luz que cada um recebe ou perde, que determina o sucesso ou a frustração dos assuntos humanos.

#astrologia #anarodrigues_astrologa #astrologiaclassica #astrologiatradicional
No tratado A Astrologia, os Signos do Zodíaco e os Julgamentos Astrológicos (al-falak wa-al-burūj wa-al-aḥkām al-falakiyyah), de Sahl Ibn Bishr, o segundo livro reúne cinquenta aforismos que condensam princípios fundamentais da arte. O quarto aforismo apresenta uma regra simples, porém decisiva, para todo o julgamento astrológico: “Quando a luz de um maléfico se aproxima e obscurece a luz de um benéfico, vê-se o maléfico e não se pode evitar a corrupção. Se um benéfico ultrapassa o maléfico por um grau completo, surge preocupação sem dano físico, pois o maléfico já se afasta. E o mesmo vale para os benéficos: se o planeta os ultrapassa por um grau completo e se afasta totalmente, há esperança, mas o assunto não se completa.” A essência deste ensinamento é que o estado de aplicação ou separação entre dois planetas determina o curso dos assuntos. Este princípio é universal e deve ser aplicado a qualquer ramo da astrologia. No mapa natal, por exemplo, um planeta mais rápido que se separa de um maléfico lento indica que o nativo se afasta de dificuldades relativas aos temas governados por aquele planeta. Mas quando está em aproximação ao aspecto exato com um maléfico, anuncia impedimentos, danos ou desgaste. O contato com os benéficos segue o movimento oposto: aproximar-se deles traz facilidade e realização; afastar-se diminui a força de cumprimento. Trata-se de uma chave interpretativa de grande utilidade prática. Assuntos de longo prazo, como casamento, carreira, estabilidade e obras que exigem tempo, revelam seu futuro com clareza quando observamos de quais planetas seus significadores se aproximam e de quais se afastam. Assim, Sahl recorda que não basta registrar a existência de aspectos: é o movimento dos planetas, e a luz que cada um recebe ou perde, que determina o sucesso ou a frustração dos assuntos humanos. #astrologia #anarodrigues_astrologa #astrologiaclassica #astrologiatradicional
5 dias ago
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Enfim um céu limpo para observar. Agora bem altos no céu, Lua em Peixes próxima de Saturno. 

O céu é sempre um espetáculo.
Enfim um céu limpo para observar. Agora bem altos no céu, Lua em Peixes próxima de Saturno. O céu é sempre um espetáculo.
1 semana ago
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2 semanas ago
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No século IX, Abū Saʿīd Shādhān ibn Baḥr escreveu uma obra intitulada “O Livro dos Diálogos com Abū Maʿshar sobre os Segredos da Astrologia”, na qual ele registrou as conversas e ensinamentos de seu ilustre professor.

Por volta do ano 1000 d.C., cerca de metade desses diálogos foi traduzida para o grego bizantino e incorporada a uma coleção chamada “Livro dos Segredos da Astrologia de Abū Maʿshar”.

Em uma dessas conversas, Abu Ma’Shar conta que um amigo lhe contou sobre uma visita ao Califa al-Maʾmūn. Na ocasião, havia muitos sábios presentes, e um indivíduo alegava ser capaz de realizar milagres, o que levou o Califa a convocar os astrólogos. O Califa desafiou os astrólogos a determinar a veracidade das alegações desse homem a partir da análise horária.

Os astrólogos examinaram o mapa astrológico e notaram que o Sol e a Lua estavam conjuntos no Ascendente, com o Lote da Fortuna e o Lote do Ausente no mesmo grau do Ascendente. O Ascendente estava em Capricórnio, Júpiter estava em Virgem, em aspecto com o Ascendente, e Vênus e Mercúrio estavam em Escorpião. Todos os astrólogos concluíram que as afirmações do homem eram verdadeiras, exceto o amigo de Abū Ma’Shar, que não emitiu opinião. O Califa o interpelou, e ele explicou que o homem possuía habilidades venusianas e mercuriais, com boa retórica que o capacitavam a contar histórias fascinantes, mas, em última análise, não realizava milagres.

O Califa questionou a base de sua análise, e ele explicou que, de acordo com a astrologia, Júpiter poderia indicar reivindicações válidas, mas, no caso em questão, Júpiter estava em detrimento. O Califa disse: “Deus te abençoe”.

Então, o Califa nos perguntou se conhecíamos aquele homem. Respondemos que não o conhecíamos. Ele então nos disse que o homem se chamava de profeta. Eu disse ao Califa para pedir a ele que desse um sinal. Portanto, o Califa perguntou se ele poderia dar um sinal para que acreditássemos que ele era um profeta. O homem respondeu: ‘Tenho um anel com duas inscrições. Eu o uso e nunca o tirei. Se outra pessoa o estivesse usando, ele riria incontrolavelmente, mesmo que não quisesse, e não pararia de rir até remover o anel de sua mão. Eu também tenho uma caneta, com a qual escrevo quando quero, mas se outra pessoa quisesse escrever com ela, não conseguiria: sua mão ficaria rígida.’ Eu disse ao Califa: ‘Esta é a performance: um é venusiano, o outro é mercurial. Esse homem encontrou esses dispositivos em livros de astrologia.’ O homem admitiu que isso era verdade e parou de se chamar de profeta a partir desse momento. O Califa o presenteou com mil minas.

Depois que o Califa nos dispensou, conversei com o homem e descobri que ele era muito versado e conhecedor em todas as ciências: ele fazia mapas astrais para copistas em Bagdá.” Abū Maʿshar acrescentou: “Se eu estivesse lá com os sábios, teria revelado o que ainda era desconhecido para eles: que o homem estava mentindo ao se autodenominar profeta, pois o Ascendente estava em um signo mutável, Júpiter estava em sua debilidade, e a Lua estava sob os raios do Sol; além disso, Mercúrio e Vênus estavam em um signo mentiroso, como Virgem.”

O original em árabe deste livro está na Biblioteca Angélica de Roma, e existe uma versão na Biblioteca do Vaticano.

Estudar astrologia tradicional e muito mais do que estudar astrologia, transcende o aspecto astrológico. Estas anedotas nos conectam às culturas antigas de maneira profunda. É possível visualizar os locais, imaginar as pessoas, sentir os aromas, o que torna experiência muito enriquecedora e emocionante.

Fonte: Abū Saʿīd Shādhān, Discourses with Abū Maʿshar on the Secrets of Astrology – horoiproject.com