ANA
ASTROLOGIA CLÁSSICA
& VIDA MODERNA
1. O início do trânsito: tensão com Saturno
A entrada de Júpiter em Câncer não é, de imediato, tão próspera nem protetora quanto se esperaria. Isso ocorre porque, logo antes, Saturno ingressou em Áries e começou a lançar seus raios em quadratura ao signo de Câncer. Assim, quando Júpiter entra em Câncer, já se entrelaça com essa tensão.

Apesar de Júpiter estar mais forte por dignidade essencial, o embate com Saturno se manifesta, principalmente em temas ligados à justiça, imigração e tentativas frustradas de pacificação. Exemplos recentes incluem o julgamento sobre a tentativa de golpe no Brasil, a interceptação por Israel de embarcações de ajuda humanitária, e o agravamento das tensões envolvendo imigração nos Estados Unidos.

2. Ocultação de Júpiter pelo Sol: perda de visibilidade e clareza
Entre meados de junho e o início de julho de 2025, Júpiter será ocultado pelo Sol. Durante esse período, sua influência benéfica fica temporariamente “apagada”  É um momento de menor clareza e de maior risco de exageros ou distorções nos discursos e testemunhos em julgamentos, assuntos sobre a imigração e pacificação.

3. A retomada da força: o melhor período do trânsito
Em 1º de setembro de 2025, Saturno retorna ao signo de Peixes, encerrando a quadratura com Júpiter. A partir desse momento, Júpiter transita livre de tensões maiores e passa a conduzir Saturno até fevereiro de 2026.

No entanto, entre novembro de 2025 e março de 2026, Júpiter estará retrógrado — o que indica que poderá expressar seus significados de maneira menos direta, ou de forma mais excêntrica, desviada do esperado. Isso não compromete sua dignidade essencial, mas sugere que sua atuação em temas como proteção, justiça e conciliação pode ocorrer por meios não convencionais ou com interlocutores pouco usuais.

Por isso, o período mais favorável deste trânsito — quando Júpiter estará direto, exaltado e livre de aspectos desafiadores — ocorre entre setembro, outubro e o início de novembro de 2025, oferecendo as melhores condições para expansão, estabilidade e benefício.
1. O início do trânsito: tensão com Saturno A entrada de Júpiter em Câncer não é, de imediato, tão próspera nem protetora quanto se esperaria. Isso ocorre porque, logo antes, Saturno ingressou em Áries e começou a lançar seus raios em quadratura ao signo de Câncer. Assim, quando Júpiter entra em Câncer, já se entrelaça com essa tensão. Apesar de Júpiter estar mais forte por dignidade essencial, o embate com Saturno se manifesta, principalmente em temas ligados à justiça, imigração e tentativas frustradas de pacificação. Exemplos recentes incluem o julgamento sobre a tentativa de golpe no Brasil, a interceptação por Israel de embarcações de ajuda humanitária, e o agravamento das tensões envolvendo imigração nos Estados Unidos. 2. Ocultação de Júpiter pelo Sol: perda de visibilidade e clareza Entre meados de junho e o início de julho de 2025, Júpiter será ocultado pelo Sol. Durante esse período, sua influência benéfica fica temporariamente “apagada” É um momento de menor clareza e de maior risco de exageros ou distorções nos discursos e testemunhos em julgamentos, assuntos sobre a imigração e pacificação. 3. A retomada da força: o melhor período do trânsito Em 1º de setembro de 2025, Saturno retorna ao signo de Peixes, encerrando a quadratura com Júpiter. A partir desse momento, Júpiter transita livre de tensões maiores e passa a conduzir Saturno até fevereiro de 2026. No entanto, entre novembro de 2025 e março de 2026, Júpiter estará retrógrado — o que indica que poderá expressar seus significados de maneira menos direta, ou de forma mais excêntrica, desviada do esperado. Isso não compromete sua dignidade essencial, mas sugere que sua atuação em temas como proteção, justiça e conciliação pode ocorrer por meios não convencionais ou com interlocutores pouco usuais. Por isso, o período mais favorável deste trânsito — quando Júpiter estará direto, exaltado e livre de aspectos desafiadores — ocorre entre setembro, outubro e o início de novembro de 2025, oferecendo as melhores condições para expansão, estabilidade e benefício.
5 dias ago
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Abū Maʿshar e as etapas preliminares na Revolução do Ano

Antes mesmo de começar a análise da revolução solar em si, Abū Maʿshar recomenda algumas observações preliminares que ajudam a traçar o pano de fundo do ano.

Já comentei por aqui sobre duas delas:

A importância do regente da profecção anual (planeta ou luminar com domínio no signo da profecção), que assume a regência geral do ano — independentemente do ascendente da revolução solar.

E a análise das condições da Lua, que tem peso equivalente ao regente do ascendente nesse tipo de julgamento.

Hoje quero destacar uma terceira:

Observar os quadrantes da carta da revolução solar.
Assim como usamos os quadrantes na carta natal, também podemos aplicá-los para dividir o ano em quatro partes e investigar a concentração de eventos em cada um deles.

Do Ascendente para o Meio do Céu os primeiros três meses, do MC até o Descendente os três meses seguintes, e assim por diante.

Um quadrante mais carregado pode indicar um período do ano mais ativo ou crucial.

Um mapa equilibrado sugere uma distribuição mais uniforme dos acontecimentos ao longo dos meses.

Abū Maʿshar não detalha esse método, mas ele parece funcionar como uma previsão do ritmo anual, uma forma de antecipar quando certos eventos tendem a acontecer.

Dica extra: observe os aspectos aplicativos, pois sinalizam eventos que ainda estão por vir. Já os separativos indicam situações que ficaram para trás.

Uma leitura cuidadosa dessas indicações preliminares pode fazer toda a diferença na sua interpretação da revolução solar!

#astrologia #astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa
Abū Maʿshar e as etapas preliminares na Revolução do Ano Antes mesmo de começar a análise da revolução solar em si, Abū Maʿshar recomenda algumas observações preliminares que ajudam a traçar o pano de fundo do ano. Já comentei por aqui sobre duas delas: A importância do regente da profecção anual (planeta ou luminar com domínio no signo da profecção), que assume a regência geral do ano — independentemente do ascendente da revolução solar. E a análise das condições da Lua, que tem peso equivalente ao regente do ascendente nesse tipo de julgamento. Hoje quero destacar uma terceira: Observar os quadrantes da carta da revolução solar. Assim como usamos os quadrantes na carta natal, também podemos aplicá-los para dividir o ano em quatro partes e investigar a concentração de eventos em cada um deles. Do Ascendente para o Meio do Céu os primeiros três meses, do MC até o Descendente os três meses seguintes, e assim por diante. Um quadrante mais carregado pode indicar um período do ano mais ativo ou crucial. Um mapa equilibrado sugere uma distribuição mais uniforme dos acontecimentos ao longo dos meses. Abū Maʿshar não detalha esse método, mas ele parece funcionar como uma previsão do ritmo anual, uma forma de antecipar quando certos eventos tendem a acontecer. Dica extra: observe os aspectos aplicativos, pois sinalizam eventos que ainda estão por vir. Já os separativos indicam situações que ficaram para trás. Uma leitura cuidadosa dessas indicações preliminares pode fazer toda a diferença na sua interpretação da revolução solar! #astrologia #astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa
2 semanas ago
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1) Saturno em queda: o velho fora de seu trono

Segundo os mestres antigos, a queda (ḥuṭūṭ) é uma das maiores debilidades que um planeta pode sofrer. Em Áries, Saturno está no signo oposto à sua exaltação (Libra) — e por isso, perde nobreza, prudência e o senso de tempo. Abū Maʿshar nos lembra que um planeta em queda age como alguém expulso de sua dignidade. Na vida prática, isso se manifesta como dureza sem direção, disciplina forçada, impaciência e atitude improvisada e coercitiva, além de uma séries de situações impostas. Nada amadurece à força, e é disto que precisamos lembrar.

2) Saturno sob o governo de Marte: o pequeno maléfico conduz o grande

Um planeta no signo de outro está sujeito ao seu domínio. Aqui, Saturno está sob o comando de Marte, o pequeno maléfico — e portanto, suas obras ganham o tom do calor, da urgência e do confronto. O senhor do tempo se torna instrumento da vontade marciana: corta, fere, divide. Especial atenção aos períodos em que Marte transitar signos de fogo ou ar: aí, o calor se acende, a severidade ganha velocidade, e as decisões tornam-se abruptas. Saturno perde o ritmo lento que lhe é natural e se torna executor da pressa e da disputa.

3) O retorno a Peixes: um interlúdio aquático (set/25 – fev/26)

Saturno volta temporariamente a Peixes entre setembro de 2025 e fevereiro de 2026. Esse breve retorno ao signo de Júpiter amortece sua dureza. A matéria se dissolve, os limites se tornam mais fluidos, e as lições voltam a tocar o campo sensível e místico. Para quem souber ler os sinais, este será um tempo para retomar promessas, ajustar compromissos e realinhar intenções antes da segunda entrada definitiva em Áries. A pausa do mar antes do novo campo de batalha.

“Quando o superior está sob o domínio do inferior, é como o rei que serve ao soldado — e isso inverte o curso natural das coisas.”

#astrologia #astrologiatradicional #astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa
1) Saturno em queda: o velho fora de seu trono Segundo os mestres antigos, a queda (ḥuṭūṭ) é uma das maiores debilidades que um planeta pode sofrer. Em Áries, Saturno está no signo oposto à sua exaltação (Libra) — e por isso, perde nobreza, prudência e o senso de tempo. Abū Maʿshar nos lembra que um planeta em queda age como alguém expulso de sua dignidade. Na vida prática, isso se manifesta como dureza sem direção, disciplina forçada, impaciência e atitude improvisada e coercitiva, além de uma séries de situações impostas. Nada amadurece à força, e é disto que precisamos lembrar. 2) Saturno sob o governo de Marte: o pequeno maléfico conduz o grande Um planeta no signo de outro está sujeito ao seu domínio. Aqui, Saturno está sob o comando de Marte, o pequeno maléfico — e portanto, suas obras ganham o tom do calor, da urgência e do confronto. O senhor do tempo se torna instrumento da vontade marciana: corta, fere, divide. Especial atenção aos períodos em que Marte transitar signos de fogo ou ar: aí, o calor se acende, a severidade ganha velocidade, e as decisões tornam-se abruptas. Saturno perde o ritmo lento que lhe é natural e se torna executor da pressa e da disputa. 3) O retorno a Peixes: um interlúdio aquático (set/25 – fev/26) Saturno volta temporariamente a Peixes entre setembro de 2025 e fevereiro de 2026. Esse breve retorno ao signo de Júpiter amortece sua dureza. A matéria se dissolve, os limites se tornam mais fluidos, e as lições voltam a tocar o campo sensível e místico. Para quem souber ler os sinais, este será um tempo para retomar promessas, ajustar compromissos e realinhar intenções antes da segunda entrada definitiva em Áries. A pausa do mar antes do novo campo de batalha. “Quando o superior está sob o domínio do inferior, é como o rei que serve ao soldado — e isso inverte o curso natural das coisas.” #astrologia #astrologiatradicional #astrologiaclassica #anarodrigues_astrologa
3 semanas ago
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Uma forma simples de avaliar a qualidade da Revolução Solar é observar a condição da Lua.

Segundo Abū Maʿshar, a Lua tem o mesmo poder que o Ascendente do ano — ela representa o corpo, o estado emocional, os ritmos e os movimentos da vida ao longo daquele período.

Quando a Lua está em um signo apropriado e bem dignificada (por posição, aspecto ou recepção), isso favorece o desenvolvimento de tudo o que se iniciar durante o ano. Mas, quando está aflita, indica inseguranças, angústias e obstáculos — conforme a natureza do planeta que a aflige.

Veja alguns exemplos de aspectos desafiadores com a Lua na Revolução:

– Marte: conflitos, tensões, acidentes, irritação, cortes, feridas, situações apressadas ou perigosas.

– Saturno: medos, isolamento, tristeza, doenças crônicas ou problemas ligados a figuras de autoridade mais velhas.

– Júpiter: frustrações com questões jurídicas, religiosas ou acadêmicas, expectativas elevadas

– Sol: abalos na vitalidade, desgaste físico ou emocional, atritos com chefes, pais ou figuras centrais.

– Vênus: decepções amorosas, questões financeiras, indulgência, tensões nas relações afetivas ou sociais.

– Mercúrio: instabilidade mental, problemas com contratos, comunicações, documentos.

Além disso, o estado da Lua dentro de seu ciclo também importa. Por exemplo, uma Lua fora de curso indica um ano com menor capacidade de ação ou mudança. Os assuntos seguem em continuidade, sem muitos avanços ou resultados concretos.

Naturalmente, essa é apenas uma abordagem preliminar. Para uma leitura completa da Revolução Solar, é essencial analisar o conjunto: Ascendente, senhor do ano (cronocrátor), planetas angulares, aspectos principais e as direções do nativo.

#anarodrigues_astrologa #astrologiatradicional #astrologiaclassica #astrologia #revoluçãosolar
Uma forma simples de avaliar a qualidade da Revolução Solar é observar a condição da Lua. Segundo Abū Maʿshar, a Lua tem o mesmo poder que o Ascendente do ano — ela representa o corpo, o estado emocional, os ritmos e os movimentos da vida ao longo daquele período. Quando a Lua está em um signo apropriado e bem dignificada (por posição, aspecto ou recepção), isso favorece o desenvolvimento de tudo o que se iniciar durante o ano. Mas, quando está aflita, indica inseguranças, angústias e obstáculos — conforme a natureza do planeta que a aflige. Veja alguns exemplos de aspectos desafiadores com a Lua na Revolução: – Marte: conflitos, tensões, acidentes, irritação, cortes, feridas, situações apressadas ou perigosas. – Saturno: medos, isolamento, tristeza, doenças crônicas ou problemas ligados a figuras de autoridade mais velhas. – Júpiter: frustrações com questões jurídicas, religiosas ou acadêmicas, expectativas elevadas – Sol: abalos na vitalidade, desgaste físico ou emocional, atritos com chefes, pais ou figuras centrais. – Vênus: decepções amorosas, questões financeiras, indulgência, tensões nas relações afetivas ou sociais. – Mercúrio: instabilidade mental, problemas com contratos, comunicações, documentos. Além disso, o estado da Lua dentro de seu ciclo também importa. Por exemplo, uma Lua fora de curso indica um ano com menor capacidade de ação ou mudança. Os assuntos seguem em continuidade, sem muitos avanços ou resultados concretos. Naturalmente, essa é apenas uma abordagem preliminar. Para uma leitura completa da Revolução Solar, é essencial analisar o conjunto: Ascendente, senhor do ano (cronocrátor), planetas angulares, aspectos principais e as direções do nativo. #anarodrigues_astrologa #astrologiatradicional #astrologiaclassica #astrologia #revoluçãosolar
4 semanas ago
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A vida Jesus, o Nazareno é um dos fatos em que a História, e a arqueologia se debruçam em busca de evidências que ampliem nossos olhares para a vida deste ser, cujo o desenrolar de seus ensinamentos moldaram a História posterior.

Astrologicamente não é diferente. Particularmente já tive contato com uma variedade de teorias sobre a possível carta natal de Jesus. Um Jesus capricorniano, um Jesus pisciano, Um Jesus ariano, Um Jesus virginiano. Este é um dos temas muito difíceis de comprovação, pois carecemos de dados concretos sobre as datas.

Acompanhando os evangelhos do Novo Testamento não me parece que era um objetivo contar sobre a vida de Cristo e temporaliza-la. O objetivo mais nítido é compartilhar os ensinamentos que ele transmitiu aos apóstolos.

Para além do tema da carta natal de Jesus, temos também muitas dúvidas e teorias astrológicas sobre quais eventos representariam a Estrela de Belém.

A narrativa bíblica diz:

E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém,
Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.
E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele.
E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo.
E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta:
E tu, Belém, terra de Judá, De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo Israel.
Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera.
E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore.
E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino.
E, vendo eles a estrela, regoziram-se muito com grande alegria.
E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.
E, sendo por divina revelação avisados num sonho para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por outro caminho.
E, tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José num sonho, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.
E, levantando-se ele, tomou o menino e sua mãe, de noite, e foi para o Egito.
E esteve lá, até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei o meu Filho.

Mateus 2:1-23

Temos um primeiro impasse entre a Historia e as datas comemorativas. A fixação de 25 de dezembro como nascimento de Jesus foi acrescentada ao cristianismo porteriormente, por motivos religiosos e políticos.

Eventos mencionados nos evangelhos dão conta de que esta data não é a correta. A partir daí inicia-se uma busca infindável sobre dados astrológicos e astronômicos que comprovem a data de nascimento de Jesus.

Algumas teorias encontradas:

  • Cardanus levantou uma teoria relativa a passagem do cometa Halley. Ideia descartada posteriormente, porque este cometa teve sua passagem em 66 e.c.
  • Alguns astrônomos dizem se tratar de uma supernova.
  • O historiador e astrólogo Molnar diz sobre a ocultação de Lua -Júpiter, ocorrida em 17 de abril do ano 6 aec
  • Alguns astrólogos citam uma conjunção múltipla na constelação de Peixes.
  • Outra teoria levantada é pelo astrólogo Dieter Koch, é da ascenção helíaca de Vênus. No meu ponto de vista esta é uma possibilidade pouco provável. Vênus tem sua ascenção helíaca a cada 19 meses, pouco antes do nascer do Sol, quando é conhecida como “Estrela da manhã e portanto não seria uma fato desconhecido pelos magos do oriente.
  • No século XVI Johannes Kepler (De Stella nova, de Vero anno) levanta a possibilidade da conjunção de Júpiter – Saturno. Por meio de seus estudos ele aponta para a somativa dos brilhos destes astros. Esta teoria também é defendida por muitos astrólogos. Ferrari d’ Occhieppo, (1969) – Hughes (1979) – Seymour (1998), Courtney Roberts ( 2009). Segundo esta teoria Jesus teria nascido em 15 de setembro do ano 7 aec, em torno das 6h da manhã, quando Júpiter e Saturno em conjunção ascendiam no signo de Peixes.
  • E há quem diga que o panorama astrológico helenista no 1° século, motivou Matheus em sua narrativa evangélica sobre a Estrela de Belém, e que esta se refere à ascensão heliacal de Júpiter, ocorrida no ano 6aec. Quem defende esta teoria é o teólogo Heinrich Gisbert Voigt (1860-1933). Ele diz que a literatura gnóstica dos primeiros anos da era comum, em especial Pistis Sophia, indicam Júpiter como o planeta símbolo do povo e da religião judaica, e não mais Saturno como anteriormente. Ele ainda argumenta que a astrologia horoscópica, voltada a confecção e interpretação da carta natal, só vem ganhar importância em tempos futuros, e que para os magos não era relevante.

Uma conclusão que aponte para um mesmo caminho ou teoria é um tanto difícil.
Não podemos nem afirmar que os “Magos do Oriente” existiram de fato, eles são citados somente no Evangelho de Matheus e faz lembrar muito algumas profecias antigas a ele, como “Uma estrela avança de Jacó, um cetro se levanta de Israel”, mencionada em Número, capítulo 24, versículo 17.

Pela carência de fatos históricos ficamos no campo das possibilidades e conjecturas. No que diz sobre a Astrologia podemos nos valer de muitas teorias e todas com profundidade técnica, mas não sabemos ao certo a data de nascimento de Jesus. Supõe-se que tenha nascido entre o anos VII e II aec, o que dificulta muito identificar o fenômeno que representou a Estrela de Belém.

Enquanto isto, este tema continua sendo de grande fascinio não só para astrônomos, e astrólogos, como para toda as Humanidade.

Autor: Ana Rodrigues

Fontes:

The Star of Bethlehem and the Magi. Barthel Peter (2014)

The Star of Magi, The mystery tht heralded the coming of Christ, Courtney Roberts (2009)

The Star of Bethlehem and Babylonian Astrology: Astronomy and Revelation Reveal What the Magi Saw, Dag Kihlman Publish; Edição: 1, 2017

Site: ww.cura.free.fr/16christ.html

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